Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Atenção! Segundo julgo saber, para novas construções ou reconstruções de habitação é obrigação legal instalar termoacumuladores a energia solar. Se assim for, a sua questão (ouriça) deixa de fazer sentido.
    Deixo aqui o aletra.
    Cumprimentos a todos
  2.  # 22

    a minha casa foi licenciada antes da legislação o exigir, e quando supostamente começar a compensar a energia solar, nessa altura devo começar a pagar as manutenções.

    e sim fazer casa já pode ser por si só um... investimento menos bom :) mas essa eu sei que um dia será minha, boa ou má, ou melhor ou pior estado.

    eu já fico satisfeita se quando for velhinha não tiver rendas para pagar, é só isso, porque não sei o dinheiro que terei e assim não terei de me preocupar em ter um tecto (espero eu)

    vejo situações de pessoas com alguma idade que têem casa própria, seja ela boa ou má, em que não precisão de se preocupar para ter um sitio para ficar, apesar de terem pouco dinheiro.
    e também já vi situações de pessoas que não tinham casa, a pagar renda ou empréstimo, apesar de terem alguma idade (60 anos) e nesses casos numa situação de desemprego ou doença as coisas complicam muito mais.
  3.  # 23

    claro que casa é sua e a vida é sua!!

    um bom sistema (BOM) vai-se pagar a ele próprio muito antes de você ter a casa paga;.o gaz vai (continuar) paga-lo mesmo depois de ter a casa paga!!
  4.  # 24

    A litragem depende, se fôr do tipo "noiva" a tomar banho (tipo ás 1/2 horas), um de 100 lts é curto e o esquentador é mais aconselhável.
    Por norma o normal (banho rápido) gasta 40 lts de água, é só fazer contas.

    Viva Barba Negra !
    Fiquei confuso em relação a esta citação, pois os meus sogros compraram um cilindro de 30l e agora tou a ver que nem um banho completo nenhum vai poder ter !!!
    Ja agora visto que tem grande conhecimento de esquentadores qual seria o modelo da Junkers aconselhado para um casal ?Nao muito caro mas seguro e facil de trabalhar.
    Obrigado
  5.  # 25

    BobConstrutor, isso de aconselhar modelos de esquentador via internet, não é bem assim, uma vez que há que saber as condições do local onde o aparelho é para ser instalado, e ainda ter em conta a distância do mesmo ao WC mais longe (isto se a casa tiver mais que 1 WC).

    Mas se a distância não fôr grande um de 11 ltos serve perfeitamente, agora há que ter em conta as condições do local onde este vai ser instalado.

    Quanto ao dizer que os seus sogros não tomam nem um banho completo, pode nem ser assim, uma vez que eles poderão tomar banho em horas alternadas e banhos rápidos, além de que se tiverem um redutor de caudal no chuveiro esses 60 ltos podem aumentar até uns 45 ou mais um pouco, dependendo do redutor de caudal que instalar.
    Atenção que se fizer isto com um esquentador, convém que o mesmo esteja preparado para baixa pressão, senão vai apagar-se ao abrir a água fria para misturar com a quente.

    Cumps
  6.  # 26

    Já agora, as contas não se podem fazer assim, eu tenho um de 50 litros, e segundo o barba negra, gasta-se 40 litros em cada banho. E aqui tomamos os dois banhos seguidos. Mas obviamente que, se usarmos a misturadora no meio (metade fria, metade quente), com um de 50L fazemos 100L.. Por isso é que sou o último a tomar banho, para aproveitar sempre aqueles ultimos litros quando meto toda para o quente, e vem mesmo a queimar... Mas é chato é com visitas, tem que ser daqueles banhos sempre a fechar a torneira..
  7.  # 27

    tiago_ferreira, com 50 litros não faz 100 de maneira nenhuma, porque você esquece-se que quando começa a tomar banho o termoacumulador está a 60º (temperatura normal de funcionamento embora haja que a suba mais), logo quando gastar 10 litros, significa que entrou 10 litros de água fria, logo esses 60º já deixaram de ser 60º, para passar a ser uns 55 ou 50, o que significa que quando gastar metade do termoacumulador, a temperatura já rondará os 40º, e não necessita de misturar água fria, senão toma banho de água tépida (tipo 25º), isto se bem que a resistência entra em funcionamento assim que a temperatura baixar, mas sem redutores de caudal gasta a água quente mais rápido do que aquilo que a resistência consegue aquecer a água.

    Já agora e não é segundo o Barba Negra os 40 Ltos por banho, é este o valor sempre quantificado para achar a capacidade do termoacumulador ou o acumulador de águas necessário para as águas quentes.

    Os brazucas é que têm um sistema eléctrico de aquecimento instantâneo de águas, ao qual chamam também esquentador, o qual aquece a água por curto circuito e funciona 5 estrelas, mas cá ainda não vi nada disso, não digo que não exista, eu é que ainda não vi nenhum.
    Este é que era o ideal, mas percebe-se fácilmente porque não o implementam cá, a Galp e a Lisboagás perdiam cerca de 75% do consumo doméstico, e isto para ser generoso e não dizer 85 ou 90%.

    É o país que temos, daí que a única forma seria a de importar estes aparelhos, munidos de um transformador para a nossa corrente, uma vez que salvo erro no Brasil a coisa funciona a 110 V como nos Estados Unidos.

    Com isto não havia inspecções de gás e 2ª e 3ª inspecção por causa do monóxido de carbono e por conseguinte imaginem a porrada de gajos que se ia meter no fundo de desemprego (a pena que eu tinha deles).

    Por isso em Portugal quando se fala de energias alternativas, e de serem amigos do ambiente, pensem 1º quem estará a ganhar com isso, porque o cliente não é decerto, uma vez que os sistems solares que tanto apregoam, estes que são agora financiados, possívelmente a maior parte deles nunca trará o real benefício ao consumidor, porque se não fosse financiado, ninguém o queria.
    Já existe esta forma de energia á muito, mas muitos poucos a tinham, porque será?
    Será que compensava?
    Dos muitos que conheço que têm esta energia já á bastantes anos, a opinião deles é que apenas serviu para gastar dinheiro no ínicio, porque a recuperação do investimento, quando a iam começar a ter, tiveram de mudar o sistema todo.
    Este é o feedback que tenho de quem utiliza esta energia á muito tempo, no entanto as coisas evoluem e tornam-se mais eficientes, mas a minha convicção continua a ser de que continua a não compensar, uma vez que de inverno e nos invernos mais rigorosos o aproveitamento é baixissimo, aumentando assim a factura eléctrica.
    Mas como é lógico, isto tinha de passar a ser obrigatório, para manter empregos e para criar mais empregos, não importando a parte de quem tem que ser obrigado a utilizar uma coisa que não quer.

    Enfim, há por cá muitos adeptos desta forma de energia, e muitos instaladores da mesma, os quais defendem sem qualquer sombra de dúvidas o seu ponto de vista e o seu trabalho (com toda a justiça, diga-se de passagem), mas se quiserem eles dar uma palavrita sobre o assunto, e contrapôr a minha posição, estão á vontade e não lhes levo a mal qualquer palavra mais dura, porque percebo o porquê.
    Mas não sou retrógado e não pretendo de forma alguma que esta energia não se utilize, questiono apenas os valores exorbitantes que esta energia implica face ao benefício que se tem (na maior parte dos casos é custo 0, ou saldo negativo no fim de vida do sistema).

    Cumps
    • azvd
    • 26 outubro 2009

     # 28

    Boas,
    Conheci há pouco tempo um produto que lhe pode interessar, trata-se de um "esquentador" que ajusta com precisão a temperatura de água à sua saída , e para isso mede também a temperatura da àgua à sua entrada. Permite a integração com painel solar térmico, e promete uma grande economia na conta do gás, ao aquecer apenas até à temperatura pretendida. (obvio que vai haver alguma perda na canalização, mas é uma questão de ajuste inicial).
    Eu estou convencido a adquirir para a minha próxima casa, e acho que um sistema de painel solar só para aquecimento de àguas sanitárias não compensa... mas ainda assim se o gás subir mto, posso integrálo à posteriori.
    Preço a rondar 700€

    info http://www.vulcano.pt/index.php?article=1170&visual=1&artid=1170&tema=139
    pdf http://www.vulcano.pt/images/articles/881/cat%20esquentadores_NET.pdf
  8.  # 29

    Barbanegra.. tem os esquentadores instantâneos da CLAGE... mas convém ter circuito a 400VA (trifásico)
    http://www.clage.com/
    Com modelos mais pequenos à venda nas grandes superfíces de bricolage...
  9.  # 30

    Colocado por: Barba NegraOs brazucas é que têm um sistema eléctrico de aquecimento instantâneo de águas, ao qual chamam também esquentador, o qual aquece a água por curto circuito e funciona 5 estrelas, mas cá ainda não vi nada disso, não digo que não exista, eu é que ainda não vi nenhum


    antigamente havia,ainda apliquei alguns "LORENZETTI".

    e tudo o que disse concordo plenamente consigo!!!!
  10.  # 31

    Pois, os brazileiros têm mesmo uns chuveiros, em que a agua é aquecida precisamente no chuveiro. mas julgo que não gasta pouco porque deve utilizar mais energia, uma vez que é um aquecimento instantâneo, ou seja, presisa de muita energia de repente, enquanto o termoacumulador demora horas.. Mas não percebo muito de elctricidade, se calhar tou a dizer barbaridades, só estou a pensar no geral, por exemplo, custa mais correr 1km, do que andar..

    Mas uma coisa é certa, o brazil, em energias, está, muito mais evoluido do que grande parte do mundo. Só o pormenor de andarem à uma porrada de anos a alcool, que eles próprios produzem, sem duvida que é de génio.. (pois, nos outros países não se pode plantar cana de açucar, but that's not the point)


    Já agora, obrigado por me explicar isso de como o cilindro funciona, sempre me perguntei, "qual é a logica de ter um depósito com agua quente, e quando vamos tomar banho (presisar da agua quente) , vamos enchelo om agua fria?" Ainda pensei que tivesse dois reservatórios em qe um fosse de pré-aquecimento, mas agora ja sei, a lógica não existe, é completamente ilógico..

    cumprimentos
    • eu
    • 28 outubro 2009

     # 32

    Deixo aqui uma simulação, obtida no site da DECO, para várias formas de aquecimento de água. Como já suspeitava, o aquecimento eléctrico com tarifa bi-horária é extremamente competitivo.

  11.  # 33

    Colocado por: tiago_ferreiraEu numa casa onde vivi era sozinho e tinha esquentador, gastava 50€ de luz por mês mais 1 botija de gás em cada 25 dias +/-.
    Agora noutra casa, sou eu e a minha namorada, temos cilindro de 50L, e gastamos 50€ de luz, sem presisar de comprar gás.

    Já agora, com este cilindro tem que se tomar banho mesmo muito rápido, e nada de estar meia hora de molho com a agua a queimar como eu fazia antes. Em relação á conta da luz ser igual ainda não sei bem porque é, mas pronto, a média é quase a mesma.


    EDIT: Já agora, deixo aqui uma pergunta, qual o normal de água que é suposto gastar num apartamento T1 para 2 pessoas? Por aqui gasta-se 10m3 por mês, mas ja aconteceu gastar 20..


    Bem , não acho esses valores muito normais. Somos dois lá em casa, sendo que o esquentador é alimentada por 2 botijas - uma para aquecimento de águas (que dura à volta de 2 meses e tal) e outra para o fogão (dura para aí 4 meses). Conta da luz, não passa dos 25 euros....
  12.  # 34

    Não sei qual o critério utilizado no sistema, mas devo dizer que no que respeita aos gastos de esquentador com gás propano canalizado, esse valor está bastante inflacionado.

    Posso dizer que consumo mais do o que ali está, e gasto bem menos.

    Se gastasse aquele valor de gás canalizado, acho que teria de ter um balneário em casa, lol.
    • eu
    • 29 outubro 2009 editado

     # 35

    Colocado por: Barba NegraNão sei qual o critério utilizado no sistema, mas devo dizer que no que respeita aos gastos de esquentador com gás propano canalizado, esse valor está bastante inflacionado.

    Posso dizer que consumo mais do o que ali está, e gasto bem menos.


    Aquele é o meu perfil, tenho um esquentador a gás natural e os valores estão mais ou menos correctos... quanto aos outros combustíveis, não faço a mínima ideia se os valores estão ou não correctos, mas a DECO não costuma errar muito...
  13.  # 36

    algo se passa se as pessoas com gás natural pagam mais...
    • eu
    • 4 novembro 2009

     # 37

    Colocado por: ouriçaalgo se passa se as pessoas com gás natural pagam mais...


    Eu passei do gás propano para gás natural e passei a pagar muito menos (cerca de 30% a menos)
  14.  # 38

    Olá a todos: desculpem resuscitar o velho tema, ainda para mais sendo eu caloiro (embora leitor assíduo há muito), mas fiquei com a seguinte dúvida:

    Um termoacumulador eléctrico em tarifa bi-horária... implica tê-lo ligado apenas nos horários mais económicos: como é que isso se reflecte na qualidade da água quente que usamos nas demais horas? Temos de esperar pelos horários económicos para tomar banho?

    Um abraço a todos!
 
0.0229 seg. NEW