Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Mais uma pergunta que vos trago hoje... Sei que no forum á várias discussões sobre este tema, mas em tanta página é difícil encontrar....

Estou a ver se consigo meter PRH na casa....

De qualquer das formas estou indeciso no tipo de piso a colocar...OPINIÕES!!
  2.  # 2

Para mim, se vai meter PRH, só faz sentido o mosaico, pois tudo o resto são materiais isolantes, pelo que, digam o que disserem, irá tirar rendimento ao PRH, seja muito ou pouco. Até em termos financeiros é o que faz mais sentido, já que pode ir buscar parte da fortuna que lhe irá custar o PRH ao que poupa no chão.

Para mim, é um contra-senso meter materiais menos frios no chão e depois juntar a isso um PRH. Qualquer coisa como vestir uma camisola quente para estar dentro de casa e mesmo assim ligar o aquecimento no máximo.

Se não meter PRH, comece a ir a lojas ver a oferta e verá que as opções são inúmeras e que muito depende do seu gosto e carteira. Se conseguir determinar qual o plafond que pode gastar no chão será um bom ponto de partida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fábio Dallot
    • VXMC
    • 4 janeiro 2019

# 3

Não esquecer que se optar por cerâmica com prh tem de colocar uma lamina para desacoplamento da cerâmica.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  3.  # 4

Colocado por: mhpintoSe não meter PRH, comece a ir a lojas ver a oferta e verá que as opções são inúmeras e que muito depende do seu gosto e carteira.

Não gosto muito de ver radiadores nas paredes...
  4.  # 5

Colocado por: mhpintoPara mim, se vai meter PRH, só faz sentido o mosaico, pois tudo o resto são materiais isolantes, pelo que, digam o que disserem, irá tirar rendimento ao PRH, seja muito ou pouco. Até em termos financeiros é o que faz mais sentido, já que pode ir buscar parte da fortuna que lhe irá custar o PRH ao que poupa no chão.

Para mim, é um contra-senso meter materiais menos frios no chão e depois juntar a isso um PRH. Qualquer coisa como vestir uma camisola quente para estar dentro de casa e mesmo assim ligar o aquecimento no máximo.

Se não meter PRH, comece a ir a lojas ver a oferta e verá que as opções são inúmeras e que muito depende do seu gosto e carteira. Se conseguir determinar qual o plafond que pode gastar no chão será um bom ponto de partida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Fábio Dallot

Curiosamente a minha opinião (embora suspeita por motivos óbvios) é exactamente a contrária.
    Não só é absolutamente falso as questões de rendimento do prh a trabalhar com madeira e temos já vários relatos de users a atestar esse facto, como tambem por uma questão de equilibrio.
    A não ser que de facto se esteja com um orçamento brutalmente apertado, enveredar por uma aplicação de prh, que é na minha opinião sem duvida a melhor solução de climatização que temos actualmente disponivel, e depois no fim, aplicarmos uma cerâmica baratucha ou um flutuante laminado é o mesmo que comprar um ferrari e depois não ter dinheiro para trocar os pneus.
    Basicamente não diz a cara com a careta.

Colocado por: Fábio DallotBoa noite,

Mais uma pergunta que vos trago hoje... Sei que no forum á várias discussões sobre este tema, mas em tanta página é difícil encontrar....

Se puder meta madeira, preocupe-se simplesmente em garantir que tanto o aplicador do prh como o aplicador da madeira sabem o que fazem.
    Se estiver acompanhado por duas equipas competentes garanto-lhe que o sistema funciona sem stress algum!!
    Concordam com este comentário: jorgealves, MRK
  5.  # 6

Colocado por: mhpintoPara mim, se vai meter PRH, só faz sentido o mosaico, pois tudo o resto são materiais isolantes, pelo que, digam o que disserem, irá tirar rendimento ao PRH,
    nada como ter uma opinião objectiva e devidamente fundamentada de alguém que aplica ou usufui do sistema ,

ou nem por isso???

se o sistema de PRH for devidamente planeado e executado vai funcionar com qualquer tipo de revestimento seja ele pedar, calhaus aos bocadinhos, ceramicas grossas ou espessas, madeiras maciças, exóticas ou europeias, multicamadas aderidos ou flutuantes, ainda pode escolher a nova vaga dos flutuantes vinilicos (argh) ou dos microcimentos, epoxi´s e semelhantes (duplo ARGH) ou até cimento afagado, no entanto existem tecnicas diferentes para cada um destes revestimentos que devem ser respeitadas.

quase todas as marcas de PRH têm instruções bem detalhadas de aplicação em função dos diferentes revestimentos.
    Concordam com este comentário: Joao Dias, MRK, Polski
  6.  # 7

Colocado por: Fábio Dallot

Não gosto muito de ver radiadores nas paredes...

Somos dois, para alêm da dificuldade de limpeza dos mesmos.
    Aqui á uns Meses fizemos um restauro de soalho onde retirámos os radiadores pois era impossível afagar por baixo dos mesmos sem o fazer. Já para lá haviam colónias de bicharada atrás, até um ninho de aranhas que eu nunca tinha visto...
  7.  # 8

Colocado por: jorgealvesse o sistema de PRH for devidamente planeado e executado vai funcionar com qualquer tipo de revestimento

Colocado por: Joao DiasNão só é absolutamente falso as questões de rendimento do prh a trabalhar com madeira

Eu não disse que não iria funcionar. Disse que ia afetar o rendimento o que é completamente distinto. Baseio-me nas leis da física e no senso comum para afirmar que madeira ou plástico irão fazer com que menos calor seja difundido pela casa e, principalmente, que irá demorar mais tempo a sentir-se esse calor do que se o chão for em mosaico.
    Se estou tão enganado como afirmam, e a bem do esclarecimento das dúvidas de outros foristas, façam lá o favor de colocar aqui resultados de um teste comparativo entre a temperatura conseguida dentro de uma casa usando madeira e mosaico e a variação dessa temperatura ao longo do tempo, isto para PRH regulado da mesma forma. Poderá até não ser muito significativa essa diferença mas muito me surpreenderá se for nula.
    Concordam com este comentário: Diogo999
  8.  # 9

Colocado por: Fábio DallotBoa noite,

Mais um na mesma situação que eu. :D Eu tenho andado a ponderar e ainda não cheguei a um consenso.

No teu caso o piso radiante vai ser só para aquecimento ou também para arrefecimento? O meu também vai ser para arrefecimento, o que parece que só ajuda a complicar um pouco mais a escolha.

Provavelmente a solução mais simples seria por só mosaico cerâmico em todo o lado e estava resolvido. Mas depois não deixo de pensar nas muitas soluções que existem hoje em dia que oferecem um bom conforto e aspecto.

O piso em madeira, será certamente o mais nobre de todos, mas a verdade é que depende sempre do que é aplicado. Eu como recordação de infância da casa dos meus pais tenho a memoria do nosso chão dos quartos em lamparquet (daqueles pequeninos de madeira colados no piso) e a verdade é que não deixa muitas saudades, nunca o achei particularmente bonito, e nem quente por aí além, além da chatice de alguns começarem a descolar passados uns anos (sim, se estivessem bem aplicados seria diferente).

Hoje em dia temos soluções em cerâmico muito bonitas, até para quem quer o look da madeira, pena é preço a que algumas chegam (como as Starwood e PAR-KER da Porcelanosa que tenho andado a ver). Sim, tudo bem que para os puristas da madeira é quase um sacrilégio, mas a verdade é que para o mais comum dos mortais quando usado com um piso radiante acaba provavelmente por ser quase igual.

Depois existem os laminados, que cada vez têm mais variedade de escolha melhores características, agora não sei é se a eficiência será aceitável para serem usados em radiante para aquecimento e especialmente para arrefecimento em que muitos fabricantes põem logo reservas no seu uso e recomendam muitos cuidados com as condensações e a implementação de rigorosos sistemas automáticos de controlo das mesmas.

No fim de contas um gajo fica muitas duvidas no que escolher.
    Concordam com este comentário: yepyap, Fábio Dallot
  9.  # 10

Para não estar a embaralhar mais dois casos muito recentes de colegas aqui do forum, Ptuga e MLeal. Fizemos mais mas como é de pessoal que não participa não os vou chamar á baila.
    Estes dois têm madeira maciça a trabalhar em cima de Prh a fazer aquecimento e arrefecimento. É uma questão de lhes perguntarem se mudavam alguma coisa ou se estão descontentes com as soluções executadas.
    Aproveito para dizer que ambos têm a solução de madeira e cerâmica uma vez que as casas não foram todas corridas a soalho.
    Assim é mais fácil pous tudo o que eu diga vai ser sempre suspeito!
    • youbi
    • 7 janeiro 2019 editado

# 11

Colocado por: Joao DiasPara não estar a embaralhar mais dois casos muito recentes de colegas aqui do forum, Ptuga e MLeal. Fizemos mais mas como é de pessoal que não participa não os vou chamar á baila.
    Estes dois têm madeira maciça a trabalhar em cima de Prh a fazer aquecimento e arrefecimento. É uma questão de lhes perguntarem se mudavam alguma coisa ou se estão descontentes com as soluções executadas.

Isso sim seria serviço publico. :P Não à nada como ouvir da boca de quem o usa diariamente o que pensam do que aplicaram.

Colocado por: Joao DiasAproveito para dizer que ambos têm a solução de madeira e cerâmica uma vez que as casas não foram todas corridas a soalho.
    Assim é mais fácil pous tudo o que eu diga vai ser sempre suspeito!

Tendo ceramica e madeira ao mesmo tempo tinha curiosidade de saber se notam diferenças nesses pisos quer em termos de temperatura ambiente e em termos de conforto ao pisar os dois pisos aquecidos.

De resto e na sequencia do que estava a ler neste tópico de um user sobre piso multicamadas

https://forumdacasa.com/discussion/52512/7/piso-radiante-ceramicamadeiraflutuante/#Comment_1329476

dei com este site que tinha lá isto:

http://www.golden-parquet.pt/usarmulticamada.php

"1. COLOCAÇÃO SOBRE PISOS RADIANTES
    O sistema de aplicação por colagem é o mais aconselhado para este tipo de pisos. Embora a colocação flutuante seja à partida adequada, a inércia térmica da manta resiliente pode comprometer o desempenho térmico do sistema, originando consumos de energia superiores.
    A madeira tem uma condutividade térmica inferior a outros materiais usados em revestimentos de piso, por essa razão, a quantidade de tubos de condução deve ser 1/3 superior à quantidade usada em revestimentos cerâmicos."

Agora vem a pergunta de um leigo na matéria a quem sabe, jorgealves, uma vez que leva mais 1/3 de tubos isso primeiro significa que fica um pouco mais cara a instalação do radiante, mas além disso não irá significar também um custo acrescido nos consumos da solução de aquecimento usada (Bomba de calor, recuperador, etc) devido a essa condutividade térmica inferior?

Isto claro pondo o conforto/gosto por ambas as soluções (cerâmico ou madeira) de parte, porque já se sabe que contra gostos não à argumentos.
    Concordam com este comentário: mhpinto, espt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto, Fábio Dallot
  10.  # 12

Colocado por: youbi

Isso sim seria serviço publico. :P Não à nada como ouvir da boca de quem o usa diariamente o que pensam do que aplicaram.

Tendo ceramica e madeira ao mesmo tempo tinha curiosidade de saber se notam diferenças nesses pisos quer em termos de temperatura ambiente e em termos de conforto ao pisar os dois pisos aquecidos.

De resto e na sequencia do que estava a ler neste tópico de um user sobre piso multicamadas

https://forumdacasa.com/discussion/52512/7/piso-radiante-ceramicamadeiraflutuante/#Comment_1329476

dei com este site que tinha lá isto:

O sistema de aplicação por colagem é o mais aconselhado para este tipo de pisos. Embora a colocação flutuante seja à partida adequada, a inércia térmica da manta resiliente pode comprometer o desempenho térmico do sistema, originando consumos de energia superiores.
    A madeira tem uma condutividade térmica inferior a outros materiais usados em revestimentos de piso, por essa razão, a quantidade de tubos de condução deve ser 1/3 superior à quantidade usada em revestimentos cerâmicos."

Agora vem a pergunta de um leigo na matéria a quem sabe, jorgealves, uma vez que leva mais 1/3 de tubos isso primeiro significa que fica um pouco mais cara a instalação do radiante, mas além disso não irá significar também um custo acrescido nos consumos da solução de aquecimento usada (Bomba de calor, recuperador, etc) devido a essa condutividade térmica inferior?

Isto claro pondo o conforto/gosto por ambas as soluções (cerâmico ou madeira) de parte, porque já se sabe que contra gostos não à argumentos.

Meu caro Youbi,
    Se o sistema estiver bem dimensionado, ao pisar a cerâmica e a madeira, ambos estarão á temperatura ambiente.
    Quanto ao resto, a quantidade de tubos é exactamente a mesma seja qual for o revestimento. As parametrização do sistema é que pode ser diferente.
    Estas coisas devem ser vistas de forma assertiva e não com pesquisas na Net onde pode recolher informações muito contraditórias e ficar ainda mais embaralhado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fábio Dallot, youbi
  11.  # 13

Colocado por: youbiIsso sim seria serviço publico. :P Não à nada como ouvir da boca de quem o usa diariamente o que pensam do que aplicaram.

Como já disse umas mil vezes aqui no fórum, eu tenho PRH a aquecer e a arrefecer com madeira (multicamadas , colado)em mais de 95% da casa.
    Já nem sei mais o que escrever...
    Tudo funciona bem, conforto top, sem qq tipo de problemas com a madeira.
    Em arrefecimento tb consigo o pretendido.
    ~Mas qq questão mais em concreto, força!
    Concordam com este comentário: Joao Dias, jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias, MRK, zinna, Fábio Dallot
  12.  # 14

Colocado por: Joao DiasMeu caro Youbi,
    Se o sistema estiver bem dimensionado, ao pisar a cerâmica e a madeira, ambos estarão á temperatura ambiente.
    Quanto ao resto, a quantidade de tubos é exactamente a mesma seja qual for o revestimento. As parametrização do sistema é que pode ser diferente.
    Estas coisas devem ser vistas de forma assertiva e não com pesquisas na Net onde pode recolher informações muito contraditórias e ficar ainda mais embaralhado.

Pois, mas isto das pesquisas acaba por ser natural e fruto da necessidade de quem quer saber mais sobre o assunto. Ainda para mais quando até sou da área da construção, mas em que à muito tinha deixado esta parte da térmica e revestimentos para trás. Mas acaba por mostrar que mesmo na documentação oficial de muitas marcas existem muitas confusões e definições diferentes. Por isso no fim uma pessoa fica sempre sem saber o que pensar.

Colocado por: Pedro Azevedo78Como já disse umas mil vezes aqui no fórum, eu tenho PRH a aquecer e a arrefecer com madeira (multicamadas , colado)em mais de 95% da casa.
    Já nem sei mais o que escrever...
    Tudo funciona bem, conforto top, sem qq tipo de problemas com a madeira.
    Em arrefecimento tb consigo o pretendido.
    ~Mas qq questão mais em concreto, força!

Bem verdade, mais uma vez obrigado, já que és um dos poucos que ainda vai respondendo às duvidas dos futuros DO por aqui e que muita ajuda prestas com as tuas descrições de uso e consumo do teu piso radiante.

Mas já se sabe que no fim, ficam sempre duvidas se se justifica dar ou não o salto nos materiais e com as implicações que isso r€pr€senta.

É como no teu caso, acredito que independentemente de estar a funciona, já seguramente pensaste alguma vez se fosse tudo em cerâmico apenas se o rendimento e consumos poderiam ser diferentes.

Bom bom era haver aqui dois users com uma casa gémea feita lado a lado e com as mesmas soluções aplicadas expecto o material do piso, isso sim seria o teste do algodão.

É que isso seria seguramente mais objectivo e próximo da realidade do que por exemplo aquela tese de mestrado sobre o assunto que já partilharam por aqui e que apenas tinha um pequeno provete e media as temperaturas superficiais. O que no fim de contas é muito pouco para o que estamos a tentar perceber.

Para quem ainda não leu aqui fica novamente
    Concordam com este comentário: mhpinto
  13.  # 15

Colocado por: Pedro Azevedo78eu tenho PRH a aquecer

Pedro, como o prh é de utilização contínua (24 h/dia) durante o período do frio (de novembro a março...), tem uma ideia do gasto mensal que tem com este

sistema?
  14.  # 16

Colocado por: sousa tavares

Pedro, como o prh é de utilização contínua (24 h/dia) durante o período do frio (de novembro a março...), tem uma ideia do gasto mensal que tem com este

sistema?

Tenho 250m2 de área UTIL climatizada.
    No pico do inverno (dez/JAn ou Jan/fev depende dos anos) gasto cerca de 150€.
    Depois é daí para baixo nos restantes. Por exemplo Nov e Março em anos "normais" são já valores bem inferiores. Mas a época de aquecimento aqui na minha zona tem sido maior que esses meses... O ano passado em Maio o PRH ainda aqueceu...
    Mas em termos de consumos a minha casa não é dos melhores exemplos. Tenho uma arquitectura muito pouco "eco friendly" :)
    Muitos recortes, muita área de paredes exteriores e uma fachada toda em vidro...
    Deus é bom mas nao pode dar tudo!
    Tem aqui no fórum o caso do Callinas, quem tem os seus consumos mais que expostos, e são inferiores aos meus num local bem mais frio que o meu. Creio que em termos de consumos e dicas de como conseguir algo do género é o caso a seguir aqui no fórum. (entre outros menos documentados)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sousa tavares, Fábio Dallot
  15.  # 17

Colocado por: youbiÉ como no teu caso, acredito que independentemente de estar a funciona, já seguramente pensaste alguma vez se fosse tudo em cerâmico apenas se o rendimento e consumos poderiam ser diferentes.

Nem por isso, pois nunca equacionei colocar cerâmico em minha casa.
    O meu projecto começou a ser feito em inícios de 2006. Nessa altura falar sobre PRH com instaladores nao era facil. POucos faziam. Menos ainda percebiam minimamente algo do assunto.
    Tive muito, muito trabalho para conseguir alguem que me aplicasse madeira colada sobre o PRH. Ninguém o queria fazer.
    Mas era o que eu queria e sabia do que ia vendo lá fora que se podia fazer.
    Se gasta mais ou menos? Não sei. Nao acredito que a diferença seja significativa. E como disse para mim nunca houve outra hipótese na mesa.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fábio Dallot, youbi
    • zinna
    • 7 janeiro 2019 editado

# 18

Colocado por: youbiÉ como no teu caso, acredito que independentemente de estar a funciona, já seguramente pensaste alguma vez se fosse tudo em cerâmico apenas se o rendimento e consumos poderiam ser diferentes.

Tem o tópico do Callinas ...

https://forumdacasa.com/discussion/52421/89/casa-para-a-aveleda-2/#Item_11
  16.  # 19

Colocado por: youbi

um erro caso deste fabricante pois ter uma maior quantidade de tubos pode ser desastroso derivado aos enormes diferenciais de temperatura, quando se tivesse defenido o delta t maximo impedia esse problema.
  17.  # 20

Colocado por: Pedro Azevedo78gasto cerca de 150€.

150 euros/mês em eletricidade nos meses mais frios só para o prh?

0.0319 seg. NEW