Colocado por: mhpintoSe não meter PRH, comece a ir a lojas ver a oferta e verá que as opções são inúmeras e que muito depende do seu gosto e carteira.
Colocado por: mhpintoPara mim, se vai meter PRH, só faz sentido o mosaico, pois tudo o resto são materiais isolantes, pelo que, digam o que disserem, irá tirar rendimento ao PRH, seja muito ou pouco. Até em termos financeiros é o que faz mais sentido, já que pode ir buscar parte da fortuna que lhe irá custar o PRH ao que poupa no chão.
Para mim, é um contra-senso meter materiais menos frios no chão e depois juntar a isso um PRH. Qualquer coisa como vestir uma camisola quente para estar dentro de casa e mesmo assim ligar o aquecimento no máximo.
Se não meter PRH, comece a ir a lojas ver a oferta e verá que as opções são inúmeras e que muito depende do seu gosto e carteira. Se conseguir determinar qual o plafond que pode gastar no chão será um bom ponto de partida.
Colocado por: Fábio DallotBoa noite,
Mais uma pergunta que vos trago hoje... Sei que no forum á várias discussões sobre este tema, mas em tanta página é difícil encontrar....
Estou a ver se consigo meter PRH na casa....
De qualquer das formas estou indeciso no tipo de piso a colocar...OPINIÕES!!
Colocado por: mhpintoPara mim, se vai meter PRH, só faz sentido o mosaico, pois tudo o resto são materiais isolantes, pelo que, digam o que disserem, irá tirar rendimento ao PRH,nada como ter uma opinião objectiva e devidamente fundamentada de alguém que aplica ou usufui do sistema ,
Colocado por: Fábio Dallot
Não gosto muito de ver radiadores nas paredes...
Colocado por: jorgealvesse o sistema de PRH for devidamente planeado e executado vai funcionar com qualquer tipo de revestimento
Colocado por: Joao DiasNão só é absolutamente falso as questões de rendimento do prh a trabalhar com madeira
Colocado por: Fábio DallotBoa noite,
Mais uma pergunta que vos trago hoje... Sei que no forum á várias discussões sobre este tema, mas em tanta página é difícil encontrar....
Estou a ver se consigo meter PRH na casa....
De qualquer das formas estou indeciso no tipo de piso a colocar...OPINIÕES!!
Colocado por: Joao DiasPara não estar a embaralhar mais dois casos muito recentes de colegas aqui do forum, Ptuga e MLeal. Fizemos mais mas como é de pessoal que não participa não os vou chamar á baila.
Estes dois têm madeira maciça a trabalhar em cima de Prh a fazer aquecimento e arrefecimento. É uma questão de lhes perguntarem se mudavam alguma coisa ou se estão descontentes com as soluções executadas.
Colocado por: Joao DiasAproveito para dizer que ambos têm a solução de madeira e cerâmica uma vez que as casas não foram todas corridas a soalho.
Assim é mais fácil pous tudo o que eu diga vai ser sempre suspeito!
Colocado por: youbi
Isso sim seria serviço publico. :P Não à nada como ouvir da boca de quem o usa diariamente o que pensam do que aplicaram.
Tendo ceramica e madeira ao mesmo tempo tinha curiosidade de saber se notam diferenças nesses pisos quer em termos de temperatura ambiente e em termos de conforto ao pisar os dois pisos aquecidos.
De resto e na sequencia do que estava a ler neste tópico de um user sobre piso multicamadas
https://forumdacasa.com/discussion/52512/7/piso-radiante-ceramicamadeiraflutuante/#Comment_1329476
dei com este site que tinha lá isto:
http://www.golden-parquet.pt/usarmulticamada.php
"1. COLOCAÇÃO SOBRE PISOS RADIANTES
O sistema de aplicação por colagem é o mais aconselhado para este tipo de pisos. Embora a colocação flutuante seja à partida adequada, a inércia térmica da manta resiliente pode comprometer o desempenho térmico do sistema, originando consumos de energia superiores.
A madeira tem uma condutividade térmica inferior a outros materiais usados em revestimentos de piso, por essa razão, a quantidade de tubos de condução deve ser 1/3 superior à quantidade usada em revestimentos cerâmicos."
Agora vem a pergunta de um leigo na matéria a quem sabe, jorgealves, uma vez que leva mais 1/3 de tubos isso primeiro significa que fica um pouco mais cara a instalação do radiante, mas além disso não irá significar também um custo acrescido nos consumos da solução de aquecimento usada (Bomba de calor, recuperador, etc) devido a essa condutividade térmica inferior?
Isto claro pondo o conforto/gosto por ambas as soluções (cerâmico ou madeira) de parte, porque já se sabe que contra gostos não à argumentos.
Colocado por: youbiIsso sim seria serviço publico. :P Não à nada como ouvir da boca de quem o usa diariamente o que pensam do que aplicaram.
Colocado por: Joao DiasMeu caro Youbi,
Se o sistema estiver bem dimensionado, ao pisar a cerâmica e a madeira, ambos estarão á temperatura ambiente.
Quanto ao resto, a quantidade de tubos é exactamente a mesma seja qual for o revestimento. As parametrização do sistema é que pode ser diferente.
Estas coisas devem ser vistas de forma assertiva e não com pesquisas na Net onde pode recolher informações muito contraditórias e ficar ainda mais embaralhado.
Colocado por: Pedro Azevedo78Como já disse umas mil vezes aqui no fórum, eu tenho PRH a aquecer e a arrefecer com madeira (multicamadas , colado)em mais de 95% da casa.
Já nem sei mais o que escrever...
Tudo funciona bem, conforto top, sem qq tipo de problemas com a madeira.
Em arrefecimento tb consigo o pretendido.
~Mas qq questão mais em concreto, força!
Colocado por: Pedro Azevedo78eu tenho PRH a aquecer
Colocado por: sousa tavares
Pedro, como o prh é de utilização contínua (24 h/dia) durante o período do frio (de novembro a março...), tem uma ideia do gasto mensal que tem com este
sistema?
Colocado por: youbiÉ como no teu caso, acredito que independentemente de estar a funciona, já seguramente pensaste alguma vez se fosse tudo em cerâmico apenas se o rendimento e consumos poderiam ser diferentes.
Colocado por: youbiÉ como no teu caso, acredito que independentemente de estar a funciona, já seguramente pensaste alguma vez se fosse tudo em cerâmico apenas se o rendimento e consumos poderiam ser diferentes.
Colocado por: youbium erro caso deste fabricante pois ter uma maior quantidade de tubos pode ser desastroso derivado aos enormes diferenciais de temperatura, quando se tivesse defenido o delta t maximo impedia esse problema.
http://www.golden-parquet.pt/usarmulticamada.php
"1. COLOCAÇÃO SOBRE PISOS RADIANTES
O sistema de aplicação por colagem é o mais aconselhado para este tipo de pisos. Embora a colocação flutuante seja à partida adequada, a inércia térmica da manta resiliente pode comprometer o desempenho térmico do sistema, originando consumos de energia superiores.
A madeira tem uma condutividade térmica inferior a outros materiais usados em revestimentos de piso, por essa razão, a quantidade de tubos de condução deve ser 1/3 superior à quantidade usada em revestimentos cerâmicos."
Colocado por: Pedro Azevedo78gasto cerca de 150€.