Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: sousa tavares

    150 euros/mês em eletricidade nos meses mais frios só para o prh?

    Sim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sousa tavares, Fábio Dallot
  2.  # 2

    Colocado por: Pedro Azevedo78Nem por isso, pois nunca equacionei colocar cerâmico em minha casa.
    O meu projecto começou a ser feito em inícios de 2006. Nessa altura falar sobre PRH com instaladores nao era facil. POucos faziam. Menos ainda percebiam minimamente algo do assunto.
    Tive muito, muito trabalho para conseguir alguem que me aplicasse madeira colada sobre o PRH. Ninguém o queria fazer.
    Mas era o que eu queria e sabia do que ia vendo lá fora que se podia fazer.
    Se gasta mais ou menos? Não sei. Nao acredito que a diferença seja significativa. E como disse para mim nunca houve outra hipótese na mesa.


    Pois, em 2006 acredito que falar de piso radiante ainda era um pouco estilo falar de ficção cientifica aqui pelo nosso país.

    Já vi que não és grande fã da cerâmica, eu para ser sincero até gosto, e acho que o piso radiante acaba por ajudar a colmatar um dos grandes problemas dela que é ser fria ao toque.

    E essa diferença de rendimento entre materiais é algo que pessoalmente me deixa a pensar quanto seria.

    Tendo em conta que a tua instalação já tem um tempinho, já dá para ter uma perspetiva dos gastos de manutenção da mesma, já tiveste alguma avaria grave no sistema de aquecimento ou até ver tem se portado tudo como seria de esperar?

    Colocado por: jorgealvesum erro caso deste fabricante pois ter uma maior quantidade de tubos pode ser desastroso derivado aos enormes diferenciais de temperatura, quando se tivesse defenido o delta t maximo impedia esse problema.


    Pois, lá está, parece que entre as várias marcas existe mesmo ainda em 2019 muita desinformação sobre a solução de piso radiante. :D
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fábio Dallot
  3.  # 3

    Colocado por: ****


    Não é um valor muito elevado ?
    Concordam com este comentário:mhpinto


    Acho que a pergunta que se deve colocar é mais quanto é que custava ter uma casa de 250m2 úteis toda quente com outros sistemas.

    Acredito que deva ser de 150 € para cima e não para baixo.

    Colocado por: zinna


    Tem o tópico do Callinas ...

    https://forumdacasa.com/discussion/52421/89/casa-para-a-aveleda-2/#Item_11


    Não sei porquê, mas esse link não funciona. Dá este erro:

    "Encontrámos alguns problemas
    A discussão solicitada não pôde ser encontrada."
    Concordam com este comentário: Joao Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fábio Dallot
  4.  # 4

    Colocado por: youbiNão sei porquê, mas esse link não funciona. Dá este erro:

    "Encontrámos alguns problemas
    A discussão solicitada não pôde ser encontrada."



    Pode não ter acesso...

    O user é este :

    https://forumdacasa.com/account/129295/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fábio Dallot
  5.  # 5

    Colocado por: zinnaPode não ter acesso...

    O user é este :

    https://forumdacasa.com/account/129295/


    Pois, mas não tenho acesso. Provavelmente deve estar bloqueado a novatos no fórum pelo Callinas. :D

    Colocado por: ****Eu acredito é que para se chegar a esses valores existe um problema de isolamento .


    Pelo que o Pedro Azevedo78 referiu a arquitetura da casa dele tem grandes envidraçados e muitos recortes, por isso acredito que isso tenha um peso adicional.

    Agora falta saber se com cerâmica era igual. :D :D
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fábio Dallot
  6.  # 6

    Colocado por: ****Não é um valor muito elevado ?

    Não é barato... :) Como ja disse, a arquitectura da minha casa não é muito dada a poupanças...

    Colocado por: youbiAcho que a pergunta que se deve colocar é mais quanto é que custava ter uma casa de 250m2 úteis toda quente com outros sistemas.

    Acredito que deva ser de 150 € para cima e não para baixo.

    A questão para mim é toda esta.
    Quando fiz a minha casa, as (poucas) pessoas que tinha aquecimento central sempre ligado (para se poder comparar de certa forma o conforto), gastavam várias centenas de euros por mês em gasóleo.
    Eu qd tive estes consumos no 1º ano fiquei todo contente!!
    Agora, com o que vou vendo e aprendendo mais, sei que se tivesse feito certas coisas de maneira diferente ainda conseguia bem melhor...
    sempre a aprender
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fábio Dallot, youbi
  7.  # 7

    Colocado por: youbi

    Pois, mas não tenho acesso. Provavelmente deve estar bloqueado a novatos no fórum pelo Callinas. :D



    Pelo que o Pedro Azevedo78 referiu a arquitetura da casa dele tem grandes envidraçados e muitos recortes, por isso acredito que isso tenha um peso adicional.

    Agora falta saber se com cerâmica era igual. :D :D

    A diferença havia de ser minima. Mas igual nunca seria pois o conforto que a madeira transmite quer ao tacto quer visual, não tem nada a ver com qualquer cerâmica.
    Isto a não ser que pense que com o prh vai ter o chão quente...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fábio Dallot
    • youbi
    • 8 janeiro 2019 editado

     # 8

    Colocado por: Joao DiasA diferença havia de ser minima. Mas igual nunca seria pois o conforto que a madeira transmite quer ao tacto quer visual, não tem nada a ver com qualquer cerâmica.
    Isto a não ser que pense que com o prh vai ter o chão quente...


    Sim, acredito que no global de utilização e estando sempre ligado como se espera do sistema seja pequena, mas que era engraçado ser possível quantificar esse valor isso era.

    Já em relação ao toque que se vai sentir no piso é algo que infelizmente ainda não tive oportunidade de testar. Por aqui o que tenho visto tem sido tudo mais na onda dos recuperadores a lenha/pellets (com radiadores) ou soluções com AC. :D Mas sim, tendo em conta que é um sistema de baixa temperatura nunca será um toque quente, mas acredito que pelo menos já não seja o gelado habitual das cerâmicas.

    Colocado por: ****É mais fácil culpar a madeira que os vidros , os pés direito duplos, etc .


    Aquilo que eu disse era mais num tom de brincadeira/provocação. :) Porque já se sabe que com grandes envidraçados e pés direitos enormes (fruto muitas vezes dos malfadados mezzanines da moda) acaba por ter um peso bem maior.
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fábio Dallot
  8.  # 9

    Colocado por: Joao DiasIsto a não ser que pense que com o prh vai ter o chão quente...

    Já vi uns 2 ou 3 aqui pelo fórum a se queixarem disso... Que as "marias" se queixavam que o chão afinal nao estava sempre quente! :)

    Colocado por: ****É mais fácil culpar a madeira que os vidros , os pés direito duplos, etc .

    Nem mais.
    O menor dos culpados na minha casa é a madeira. A minha sala tem um pé direito de 4m, 3 paredes para o exterior (sendo que uma toda em vidro), etc, etc, etc.
    Hoje ia ser mais "pragmático" numa construção.
    Adoro a minha casa, mas nem tudo pode ser sempre como gostamos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fábio Dallot
  9.  # 10

    Recuperando este tópico de 2019, e não tendo lido uma resposta clara e objectiva às minhas 2 dúvidas principais, gostaria de questionar os mais entendidos, e se possivel o Sr. Jorge Alves do seguinte:

    1. Já percebi que PRH é possível com madeira, flutuante ou cerâmico. O que entendi é que a parametrização do sistema tem que ser diferente. Numa solução em madeira isto implica um maior consumo energético, e respectivamente uma maior fatura mensal, certo ?

    2. PRH para arrefecimento... É um facto que as madeiras,. flutuantes e multicamadas não são aconselhados por causa das condensações??
    Confirmando-se isto, há algum multicamadas que conheçam e seja adequado?

    Obrigado!
 
0.0204 seg. NEW