Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a iniciar um projecto de arquitectura para construção de uma moradia térrea com cerca de 90m2
    Segundo o arquitecto e planta do loteamento, a cota de soleira da casa deverá ser 118 e o terreno onde será implantada a moradia tem entre 117 e 117,60 ou seja abaixo da cota de soleira.
    Será obrigatório cumprir esta cota e elevar a base da casa (o que implica custos adicionais à construção) ou é possível alterar a cota soleira para que fique à cota da via publica, que frente à porta de entrada é 117,60?
    e já agora gostava de saber se é possível aterrar um terreno até à cota pretendida e se tem custos elevados optar por essa estratégia.
    Obrigado desde já pela ajuda
    • Anaa
    • 4 janeiro 2019

     # 2

    40 cms de diferença?!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MaryS
  2.  # 3

    Colocado por: Verita(o que implica custos adicionais à construção)
    não vejo em que sentido afirma custos adicionais.. tem de escavar menos...

    quanto ao mudar/alterar, tem de ver com o seu arqº se dá para alterar o alvará de loteamento para a cota pretendida e se vale a pena passar por esse processo todo e os custos adicionais necessários para esse processo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Verita
  3.  # 4

    Essa diferença implica muito mais do que escavar menos antonylemos.
    Concordam com este comentário: Verita
  4.  # 5

    Colocado por: Veritaou é possível alterar a cota soleira para que fique à cota da via publica, que frente à porta de entrada é 117,60?


    não faça isso. convém ter sempre a casa acima da estrada. Nunca viu aquelas casas antigas à berma da estrada, em que o alcatrão foi subindo com o passar dos anos e depois a casa ficou lá em baixo a receber as águas fluviais todas?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Verita
  5.  # 6

    Colocado por: CMLS265Essa diferença implica muito mais do que escavar menos antonylemos.
    então?
  6.  # 7

    Colocado por: VeritaSegundo o arquitecto e planta do loteamento, a cota de soleira da casa deverá ser 118 e o terreno onde será implantada a moradia tem entre 117 e 117,60 ou seja abaixo da cota de soleira.


    Mudar a cota pode-lhe custar uns meses em alterações ao alvará. A não ser que no regulamento do alvará permita variações face à cota marcada.
    Consulte o regulamento e o próprio desenho do alvará. Por vezes está na própria planta síntese algumas indicações e regras a cumprir.

    Do ponto de vista construtivo, 40cm acima não parece ser muito. E do ponto de vista de escoamento de águas de chuva e até da inclinação dos tubos de esgoto, dá jeito que a habitação esteja um pouco acima do nível da rua.
    Concordam com este comentário: antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Verita
  7.  # 8

    É sempre preferivel a casa mais alta do que mais baixa, obvio. Fazendo o acesso bem desenhado, quase nem se nota, e é uma vantagem técnica.

    Teoricamente, se essa é a cota que está no alvará de loteamento, deverá ser aquela que é observada.
    Qual é a natureza do terreno?

    Como são as cotas de implantaçao das construções nos lotes vizinhos? Foram cumpridas?
    Qual o concelho?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Verita
  8.  # 9

    Obrigada pela dicas que vou ter em consideração...
    A verdade é que por vários motivos tive necessidade de alterar o local de implantação da moradia, que tinha originalmente a cota de 118. Como a rua é a descer o local onde implantei a moradia fica 40cm mais a baixo e dai a necessidade de alterar a cota de soleira. Se mantivesse a cota inicial a parte das traseiras da casa ficaria elevada do solo 1 metro, o que traria custos acrescidos à construção que estava a tentar evitar, e é suposto ser uma casa terrea.
    Percebo que posso ter problemas com a aprovação na camara mas estou disposta a passar por isso porque é importante a implantação nesse local.
    Para já pedi ao arq para colocar a 117,60 e ver como fica...
  9.  # 10

    Colocado por: VeritaPercebo que posso ter problemas com a aprovação na camara
    então peça ao seu arquitecto para proceder à alteração do alvará do loteamento, pode ter é de esperar 6meses para que venha a aprovação.. mas primeiro và com ele à CM falar com o técnico para saberem a melhor forma de proceder com isso.
  10.  # 11

    Boa noite.

    no meu caso tenho a cota do terreno à cota da estrada.
    por motivos arquitetónicos, embora seja uma moradia terrea pedi para subir a soleira 60cm para criar uma sensação de varanda / bordadura de quem vê de frente a casa. do lado esq vou ter a rampa de acesso pedonal e do lado direito 3 degraus para acesso à lateral da cozinha.
    as fundações foram acima do solo compactado cheias com areia e tuvenan compactado para fazer a lage do piso térreo.
    não houve escavações. no final manda-se vir 25m3 de terra de jardim e está feito.

    o arqueteto, não falou nada de alvará de loteamento. foi comunicaçao prévia. espero que corra tudo bem :)


    imagem abaixo.
    PS esqueçam a mesa na imagem. não está obviamente à escala.
      Poente 04.jpg
  11.  # 12

    Colocado por: antonylemosentão peça ao seu arquitecto para proceder à alteração do alvará do loteamento, pode ter é de esperar 6meses para que venha a aprovação.. mas primeiro và com ele à CM falar com o técnico para saberem a melhor forma de proceder com isso.


    Eu também acho que é isso que vai acontecer, mas na Camara disseram-se que só marcavam reuniões com os técnicos depois de submeter alguma coisa, por isso decidi avançar com o projecto de arquitectura com as alterações, acrescentar uma justificação com os motivos da alteração e esperar...e rezar...
    Sabem se essa alteração tem custos?
    • Verita
    • 6 janeiro 2019 editado

     # 13

    Colocado por: jotabom

    o arqueteto, não falou nada de alvará de loteamento. foi comunicaçao prévia. espero que corra tudo bem :)


    imagem abaixo.
    PS esqueçam a mesa na imagem. não está obviamente à escala.
      Poente 04.jpg





    Também espero que sim, o problema é que havendo alterações ao projecto de loteamento é obrigatório proceder ao licenciamento, bastante mais complexo...
    No meu caso quero alterar o poligono de implantação. O meu arq não gostou nada dessa alteração mas eu faço questão e vou insistir.
  12.  # 14

    Verita, tem custos sim. Informe-se bem.
    Taxas camarárias e o trabalho do arquitecto.

    Colocado por: Verita

    Eu também acho que é isso que vai acontecer, mas na Camara disseram-se que só marcavam reuniões com os técnicos depois de submeter alguma coisa, por isso decidi avançar com o projecto de arquitectura com as alterações, acrescentar uma justificação com os motivos da alteração e esperar...e rezar...
    Sabem se essa alteração tem custos?
  13.  # 15

    Verita, quer explicar melhor a alteração pretendida?
    Valerá mesmo a pena?

    Tem noção que o projecto de arquitectura também nao é aprovado enquanto não for alterado e aprovado o "novo" loteamento?
    Qual é o municipio?

    Colocado por: Verita




    Também espero que sim, o problema é que havendo alterações ao projecto de loteamento é obrigatório proceder ao licenciamento, bastante mais complexo...
    No meu caso quero alterar o poligono de implantação. O meu arq não gostou nada dessa alteração mas eu faço questão e vou insistir.
    • Anaa
    • 6 janeiro 2019

     # 16

    Mas alterou a implantação para fora do polígono? E o cumprimento dos afastamentos, por exemplo?
    Se fosse assim tão simples não havia a necessidade de se criar loteamentos!
    Em minha opinião, o "problema" que está a criar será bem maior e dispendioso do que a solução necessária para respeitar a cota.
    Desejo-lhe sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MaryS
  14.  # 17

    Alterar o loteamento implica custos. No meu caso teria de fazer uma cave para garagem- alteração garagem na parte traseira da casa. Processo aprovado pela CM 650€ para pagar 😉
    • Anaa
    • 6 janeiro 2019

     # 18

    Colocado por: PolskiAlterar o loteamento implica custos. No meu caso teria de fazer uma cave para garagem- alteração garagem na parte traseira da casa. Processo aprovado pela CM 650€ para pagar 😉


    Quanto tempo para aprovação e qual a câmara?
  15.  # 19

    Colocado por: Anaa

    Quanto tempo para aprovação e qual a câmara?
    Viseu, demorou 4 semanas se não estou em erro
    • Anaa
    • 6 janeiro 2019

     # 20

    Tempo e valor bastante aceitável. Mas Sintra tem fama de ser bastante demorada e posso estar muito enganada mas uma alteração de loteamento aqui será muito mais difícil.
    Não conheço as condições do loteamento em causa mas eu não arriscaria, no meu caso não arrisquei... Preciso da casa pronta em 2 anos no máximo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Verita
 
0.0246 seg. NEW