Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom Dia,

Sou novo cá pelo forum, mas tenho aprendido bastante nos últimos dois meses, não só, mas sobretudo sobre bombas de calor e afins.
    e como vou construir uma moradia em Ovar (entre a ria e o mar) decidi partilhar a minha experiência.
    o projecto deu entrada para licenciamento na ultima semana de Dezembro, imagens em anexo.
    o briefing para a arquitectura foi muito simples: queria um T3, para 4 pessoa sem luxos, eficiente, saudável e funcional mas que não me levasse há falência.
    o projecto teve em consideração a geobiologia e Feng shui.
    Alguns pormenores:
    -construção com Tijolo Térmico e Acústico de 29 da preceram
    -revestimento exterior em cortiça
    -bomba de calor, piso radiante com apoio solar

Sugestões e opiniões são sempre bem vindas.

bom ano
      planta 3.png
      planta 2.png
      planta 1.png
  2.  # 2

Colocado por: EduRodo projecto teve em consideração a geobiologia e Feng shui.

Quer desenvolver os conceitos aplicados.
    Vou acompanhar.
    Concordam com este comentário: VXMC, antonylemos, zinna, JotaP
  3.  # 3

Colocado por: ****Gosto da casa , mas a zona dos roupeiros está mal resolvida .
    Como vai fazer a cobertura ?

****, pode elaborar a questão dos roupeiros?
    A cobertura também vai ser em capoto de cortiça ( a cortiça fica com o acabamento natural) no caso da cobertura vai ter de levar um isolamento extra para não correr riscos com infiltrações, mas a solução final ainda não está definida, está planeado uma chapa metálica canelada + rufo metálico.

esqueci-me de dizer que em termos de orientação solar, a garagem está a sul da casa.
    • EduRod
    • 4 janeiro 2019 editado

# 4

Colocado por: zedasilva
    Quer desenvolver os conceitos aplicados.
    Vou acompanhar.
    Concordam com este comentário:VXMC,antonylemos

para a geobiologia sugiro a leitura do seguinte link: https://www.radiestesia.net/geobiologia/introducao-a-geobiologia/
    o Feng shui é um tema algo complexo e os meus conhecimentos são muito superficiais. Forneci as datas de nascimento da família, e o resto foi a consultora que orientou. vai servir sobretudo para harmonização do espaço (sem extremismos), sei que influenciou a localização de algumas divisões. quanto tiver o relatório final consigo dar mais pormenores.
    a titulo de curiosidade,fiquei a saber que a orientação ideal para as cabeceiras das camas é nascente ou norte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
  4.  # 5

cortiça com o acabamento natural?
  5.  # 6

Boa tarde EduRod.

As pessoas que fizerem esses estudos são da zona de Aveiro?

Se sim, qual foi o valor para os dois estudos?

Cumprimentos
  6.  # 7

Colocado por: ADROateliercortiça com o acabamento natural?

sim

Colocado por: jamespondeBoa tarde EduRod.

As pessoas que fizerem esses estudos são da zona de Aveiro?

Se sim, qual foi o valor para os dois estudos?

Cumprimentos

não, são do porto os estudos estão incluídos no projecto de arquitectura.
  7.  # 8

Na avenida da régua tem uma casa a sul, que me parece ter sido revestida a cortiça. Creio que é a zona da garagem.
    Lembro-me de aquilo ter tido um aspeto bonito. Uns anos depois...
    Mas o que tem equacionado para a sua casa pode não ser o que foi aplicado nesta.

Boa sorte!
  8.  # 9

Antes de introduzirem complicações no projecto comecem pelo básico: se a casa é entre a Ria e o mar, pode ser muito importante fazer um estudo geotécnico do local, as cotas de fundação podem estar bastante mais baixas que o esperado, dependendo da proximidade ao mar/ria, porque pode encontrar aluviões.
    Em cima disso, pode ter o nível freático (água salgada) a uma cota mais alta que a cota de implantação das fundações (problema adicional para proteger as estruturas de betão armado).

O projecto com cortiça e tijolo térmico de 29 fica muito bom, mas a solução de 29 encarece demasiado as alvenarias, se tiver caixas de estores realmente pode não conseguir fazer isso com o tijolo de 24 (e mesmo assim talvez dê), mas se não tiver caixas de estores sugeria baixar as alvenarias para tijolo de 24, a poupança ainda é significativa e isso é uma moradia simples, não um prédio de 10 andares que precise de pilares mais robustos.
  9.  # 10

Bom Dia,
    em relação à cortiça não vai ter nenhum tratamento adicional, e sim a cortiça envelhece com o tempo, mas apenas no seu aspecto visual, e essa ideia agrada-me, eu conheço essa casa na avenida da régua e gosto do aspecto, vai dos gostos.....

em relação ao tijolo de 29, sim está prevista a colocação de estores, mas vou questionar a arquitectura sobre esse assunto, se der para poupar sem comprometer muito a eficiência, a mim interessa-me o melhor compromisso possível.

na zona onde vou construir os lençóis freáticos são de água doce, é uma zona agricula com habitações com algumas dezenas de anos à volta sem problemas, a minha casa vai estar a cerca de 300 m da ria e a uns 1500 m do mar.

passo quase todos os dias por uma construção de uma habitação ali na zona da Ponte da varela (para quem conhece), que as fundações começaram a ser feitas debaixo de água, até mete dó. essa zona sim deve ser problemática.

cumprimentos
  10.  # 11

Colocado por: ****Eu falo integrar esses roupeiros nos quartos , e a cobertura ainda não percebi bem , se entendi algo vai impermeabilizar e depois aplicar cortiça ?

pois os roupeiros estavam integrados no quarto da direita, foi a meu pedido que se separou, são demasiados roupeiros para duas pessoas, (eu e a minha mulher) e assim ficam também disponíveis para os outros quartos (casacos e outras coisas) e ainda vou buscar luz natural para iluminar a entrada dos quartos, e da casa de banho.

em relação à cobertura, sim é isso, vai ser impermeabilizada e depois aplicar a cortiça.
  11.  # 12

Colocado por: ****...

Deveria tratar e impermeabilizar a cortiça .

Porquê? a cortiça é impermeável à água.
  12.  # 13

Se pretende manter alguma privacidade, no post #13 apague a parte onde diz fica a x disto e a y daquilo.

Colocado por: EduRodpasso quase todos os dias por uma construção de uma habitação ali na zona da Ponte da varela (para quem conhece), que as fundações começaram a ser feitas debaixo de água, até mete dó. essa zona sim deve ser problemática.

No seu terreno talvez não seja assim, mas pode muito bem apanhar água quando escavar para as fundações. Temos um caso aqui no fórum, também em Ovar, em que o user começou por ter azar logo no início...

Se calhar não é pior estudar melhor o terreno, como disseram acima.
  13.  # 14

É preciso muuita atenção. Conheço vários casos em que aplicaçao de cortiça não correu bem.
  14.  # 15

Em Espinho
      IMG_20180816_112826.jpg
  15.  # 16

Colocado por: zinnaEm Espinho
    Concordam com este comentário:****
      IMG_20180816_112826.jpg

Zinna pode partilhar a localização desse edifício (parece ser publico), é precisamente esse aspecto ripado que foi sugerida pela arquitecta, gostava de ir ao local ver se for possível.

vou estar atento às especialidades, mas a informação te tenho e já estive a pesquisar algumas coisas é de que a Amorim já tem bastante experiência neste assunto, o maior problema estará na instalação/instaladores. Vamos ver.
  16.  # 17

Colocado por: EduRod

Zinna pode partilhar a localização desse edifício (parece ser publico), é precisamente esse aspecto ripado que foi sugerida pela arquitecta, gostava de ir ao local ver se for possível.

vou estar atento às especialidades, mas a informação te tenho e já estive a pesquisar algumas coisas é de que a Amorim já tem bastante experiência neste assunto, o maior problema estará na instalação/instaladores. Vamos ver.

Numa apresentação que assisti da parte da Amorim, foram claros a dizer que não aconselhavam que o aglomerado ficasse à vista, devendo o mesmo ser protegido.

Foi no Hotel Meliá em Aveiro.
  17.  # 18

Colocado por: ****

Tenho email deles a dizer que é bom e que pode ficar à vista , mas não é toda a cortiça

Isto ouvi eu, e mais 40 pessoas, se em 3 anos a opinião mudou não sei.
    • zinna
    • 9 janeiro 2019 editado

# 19

Colocado por: EduRodZinna pode partilhar a localização desse edifício (parece ser publico), é precisamente esse aspecto ripado que foi sugerida pela arquitecta, gostava de ir ao local ver se for possível.

Fica a entrada de Espinho
    Quem vem da A41 e A 29

https://www.google.com/maps/@41.008256,-8.6233678,207m/data=!3m1!1e3

Em frente a churrasqueira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: EduRod
  18.  # 20

Colocado por: ****

Eu não o estou a desacreditar , apenas a informação que me foi transmitida , são que existem três tipos de cortiça, uma para isolamento térmico e acústico, outra antivibratica, e a terceira para revestimento exterior, eu tenho um hotel que fiz com um amigo meu , esta impecável.

podem ver no site deles as diversas aplicações, com imagens e exemplos: https://www.amorimisolamentos.com/aplicacoes/

não quero acreditar que uma empresa com a dimensão e prestigio da Amorim publicite uma coisa, inclusive com obras internacionais, que não funcione. as repercussões negativas para a imagem da marca seriam enormes.

0.0206 seg. NEW