Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a Todos

    Quando construir a minha moradia pretendo colocar uma boca de incêndio ligada a um poço de rega que possuo no interior da propriedade (tenho muito arvoredo à volta). Alguém sabe como se faz e se é possível? Pode ser incluído nos projectos de especialidades?

    Obrigada
    Boas Férias para quem ainda vai gozá-las!
  2.  # 2

    Boa Noite

    Pode ter uma boca de rega idêntica à boca de incêndio vinda do poço, sem introduzir no projecto de especialidades, una vez que já existe o poço, quando realizar os projectos de especialidade no de Águas e Esgotos e ao solicitar o ramal
    camarário para abastecimento da rede pública terá que colocar uma boca de incêndio na coluna montante antes do contador, que normalmente é colocado pelos próprios serviços da Câmara (que depende de Câmara para Cãmara), se quiser ligar este ramal público ao da sua bomba existente terá que ter atenção em introdizir válvulas de corte e de retênção parta não se misturar com a água do poço. OK

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leticia abreu
  3.  # 3

    Colocado por: arteeengenho

    se quiser ligar este ramal público ao da sua bomba existente terá que ter atenção em introdizir válvulas de corte e de retênção para não se misturar com a água do poço. OK


    Isso é que não pode fazer.
    Não pode ligar por tubagem a rede pública com uma rede privada, nem com válvulas de retenção, nem a água pode circular na mesma tubagem, uma vez que pode vir a contaminar a rede pública (água tratada) com a água do poço (não tratada, não bebivel), arriscando a colocar na rede pública salmonelas provenientes do poço.
    Não pode haver contacto fisico através de tubagem, por questões de salubridade. Se o fizer ilegalmente prepare-se ... que é bem pesado.
    A unica forma de utilizar a água do poço é através de rede própria, independente, ou então ter um depósito onde cheguem/despejem as duas tubagens e aí ter um sistema de pressurização (bomba/grupo de bombagem) particular.

    Não faz muito sentido a pretenção uma vez que se houver incêndio as motobombas dos bombeiros podem extrair a água do poço directamente para o combate ao incêndio.
    De salientar que a alimentação da boca de incêndio é feita por tubagem diam 80 ou 100mm que jamais será a tubagem da moradia ou da bomba a instalar no poço, para além da pressão de 5Kg exigivel.
  4.  # 4

    Se pretende utilizar a água do seu poço para defesa do arvoredo (não sabemos a extensão do arvoredo ou da propriedade) deverá fazer uma tubagem de rega de diam 50mm e colocar nela em pontos estratégicos diversas bocas de rega ou armários de teatro sem caixa (mangueira de 25 ou 30m) alimentados a partir do poço e neste uma bomba multiestágios submersível de pelo menos 5Kg/cm2 com arranque automático (por falta de pressão).
    Também lhe chamo à atenção que ou o poço tem grande capacidade de recuperação ou ao fim de 20 a 30min está seco devido ao caudal que é debitado.
  5.  # 5

    O poço não é mais que um tanque (reservatório) com 3m de diam, e menos de 10m de profundidade, em que a água está e 3 - 4 m de fundo(nos melhores), o que equivale a (10-3)x3,14x3x3/4=49,45 m3, sendo que uma boca de rega debita 16,5m3/h.
    Com 4 bocas de rega (4 cantos da propriedade) teremos 66 m3/h, dai a afirmação anterior de "secar" o poço em 30min.
  6.  # 6

    Boa Tarde

    JoaoCar, agradeço os seus comentários e compreendo o seu preciosismo e até tem alguma lógica, contudo gostaria de realçar quantos poços não existem por esse Portugal fora que após fazerem análise á água do poço não estão ligadas com a rede de consumo (não pública) porque estamos a falar de um consumo particular.
    Existe forma de água do poço não se misturar com a rede pública!
    Também existe formas de tratamento de água eficazes!
    Poderá ser utilizada a água do poço para a sanita e outros fins que não necessáriamente ser bebida!

    Cuimps
  7.  # 7

    Não temos dados da Leticia Abreu que nos permitam avaliar.
    Deduzi que pretendia fazer uma ligação que não é correcta e alertei para os factos.
    Muitas pessoas querem por vezes aliementar com água do poço a sua própria casa para a eventualidade de não haver água da rede pública, mas continuarem com água em casa e é isso que temos de informar.
    Jamais um técnico faria um projecto para os SMAS do local com esse tipo de ligação entre redes.
    È certo que a água do poço só pode alimentar sanitas através de tubagem própria bem como as redes de rega e "incendio", eventualmente pisicnas e apenas estas.
 
0.0119 seg. NEW