Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, já li vários tópicos mas não consegui chegar a nenhuma conclusão. Trata se de uma moradia, 2 andares + sótão, construída por volta de 1950. Em baixo mora uma idosa e filho, é consegue estar sem tar completamente gelada. Agora no primeiro andar tem vários problemas.
    1 - frio que não se pode estar sem casaco e cobertor.
    2 - humidade, a casa foi pintada interiormente o em 2017 e já tem bolhas na própria tinta e alguma humidade na parede superior, e em cima de móveis mais altos
    3 - uma ligeira corrente de ar, mesmo com tudo fechado.

    De referir o telhado, é só telha em cima das vigas.

    Soluções ( acho eu) :
    1 - Mais económico, pelo que me falaram, é primeiramente para reduzir o frio, colocar lã de rocha no chão do sótão, apenas o pousar lá mais nada, segundo disseram já faria grande diferença.
    2-Mudar a caixilharia, quase de certeza que é por lá que faz a corrente de ar e entra grande parte da humidade.
    3- depois dos outros 2 pontos feitos, meter uma salamandra na sala e aproveitar o calor para as restantes divisões, através de tubos que passavam pelo sótão.( teria que é solar muito bem por causa da lá de rocha que é extremamente inflamável, correto?)
    4- meter tetos e paredes falsas..

    Será correto, fazer por esta ordem é trará benefícios a longo prazo?

    Capoto está fora de questão que a casa foi pintada o ano passado.
    O sótão não tem utilidade nenhuma, é é apenas tijolo.
    Aguardo as vossas opiniões, que não percebo patavina disto, e vou me pelo que leio e falo.
    O verão é um calor que não se pode, mesmo.
    • eu
    • 5 janeiro 2019

     # 2

    Colocado por: Rmarques24- meter tetos e paredes falsas..

    Parece-me que esta seria a opção que mais diferença faria.

    Se colocar uma salamandra, mantendo a casa sem isolamento, vão aparecer humidades por condensação em toda a casa. Eu não faria isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rmarques2
  2.  # 3

    Pois, por isso é que seria depois de tudo feito..
    É o teto e paredes falsas não fica na mesma o resto com humidade e depois passa para a parede falsa?
    Daí ter a opinião que melhor será inicialmente eliminar o frio e a humidade e depois o teto falso não?
  3.  # 4

    Colocado por: Rmarques21 - Mais económico, pelo que me falaram, é primeiramente para reduzir o frio, colocar lã de rocha no chão do sótão, apenas o pousar lá mais nada, segundo disseram já faria grande diferença.

    Sem dúvida a primeira coisa a fazer. Simples, barato, eficaz.

    Quanto ao resto (paredes e caixilharias) TB tem de as melhorar.
    Para as paredes se o ETICS está fora de hipótese (pense bem...) só lhe resta isolar pelo interior. Uma lá mineral e paredes novas em gesso cartonado. Não vai conseguir eliminar uma série de Pontes térmicas, vai perder algum espaço mas fica garantidamente melhor do que o que tem.
    Depois as caixilharias. Isso é fácil.
    Os tectos já não tem que fazer nada pois já isolou a laje com a lã de rocha. Não precisa de tecto falso para nada.

    Depois de o isolamento estar melhor tem de aquecer. Em vez da solução que falou, porque não uma salamandra a água com radiadores nas divisões?
    Simples, barato, eficaz.
    Concordam com este comentário: Rmarques2, Pedro Barradas
  4.  # 5

    Aproveitando aqui o tópico, estou também com o mesmo problema, mas já mudei a caixilharia e fiz capoto, a casa ficou mais quente mas nada de especial, o frio parece que vem de baixo da casa, nos quartos de cima há presença de humidade( um dos cantos tem manchas), o sótão não tem isolamento, é mais frio que em baixo, sente-se mesmo o vento a passar, o que é possível fazer para tornar a casa mais quente ?
  5.  # 6

    Colocado por: Anonimo16062021
    Aquecer..

    Sim certo :) mas isso irá fazer com que a casa "Transpire", certo, e não haja renovação de ar.
  6.  # 7

    Colocado por: Anonimo16062021
    Para que isso não aconteça terá que aquecer e ventilar..

    E o ventilar pode ser feito só ao abrir as janelas ?
  7.  # 8

    Viva Rmarques2,

    Pode isolar a casa com tudo o que é do bom e do melhor, mas sem fonte de aquecimento, continua fria.

    Vamos por partes.
    Orçamento disponível?
    Qual o método de aquecimento? ( numa só divisão , algumas ou várias divisões )
    Qual a fonte de calor/ combustível a usar ? ( disponibilidade , lenha em toros ou rachada , pellets, bomba calor, gás natural)

    Pense em espalhar o calor pela casa, tubos de 22mm á vista também são uma solução (-estética,+económica) pode fazer por partes .

    Para acabar com essa corrente de ar, fita cola de Pintor, é passar nas frinchas das janelas e algumas portas, vai ver que melhora logo.
  8.  # 9

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Sem dúvida a primeira coisa a fazer. Simples, barato, eficaz.

    Quanto ao resto (paredes e caixilharias) TB tem de as melhorar.
    Para as paredes se o ETICS está fora de hipótese (pense bem...) só lhe resta isolar pelo interior. Uma lá mineral e paredes novas em gesso cartonado. Não vai conseguir eliminar uma série de Pontes térmicas, vai perder algum espaço mas fica garantidamente melhor do que o que tem.
    Depois as caixilharias. Isso é fácil.
    Os tectos já não tem que fazer nada pois já isolou a laje com a lã de rocha. Não precisa de tecto falso para nada.

    Depois de o isolamento estar melhor tem de aquecer. Em vez da solução que falou, porque não uma salamandra a água com radiadores nas divisões?
    Simples, barato, eficaz.
    Concordam com este comentário:Rmarques2



    Porque sinceramente nem conhecia tal coisa, o que tinha visto inicialemente até foi um fogao de lenha, e depois radiadores nas divisões, e "adaptei" para a salamandra, porque a fonte de calor era igual . Não conhecia salamandra a água, muito sinceramente, mas vou investigar . Mas a ideia era "essa" .
    Não á problema a lã de rocha, só estar pousada no chao, sem mais nada ? isola na mesma correto ? afinal nao se usa o sotao e não, ao menos tinha alguma utilidade . Cheguei a ver na maxmat e ficava por quase 30€ 10m quadrados, dá para arranjar mais barato, ou melhor ?



    Colocado por: mtavaresViva Rmarques2,

    Pode isolar a casa com tudo o que é do bom e do melhor, mas sem fonte de aquecimento, continua fria.

    Vamos por partes.
    Orçamento disponível?
    Qual o método de aquecimento? ( numa só divisão , algumas ou várias divisões )
    Qual a fonte de calor/ combustível a usar ? ( disponibilidade , lenha em toros ou rachada , pellets, bomba calor, gás natural)

    Pense em espalhar o calor pela casa, tubos de 22mm á vista também são uma solução (-estética,+económica) pode fazer por partes .

    Para acabar com essa corrente de ar, fita cola de Pintor, é passar nas frinchas das janelas e algumas portas, vai ver que melhora logo.


    ora bem, sim, sem duvida , mas acho(?), que será melhor primeiro reduzir a humidade e entradas de ar/frio, e depois pensar no aquecimento, senão que , terei algo aquecer, e algo arrefecer, acaba por não tar a fazer nada, ou pior .
    Nem sequer pensei nisso, não queria gastar mais de 5000€, mas não tenho mesmo noções de valor / material necessario / preços cobrados .
    Ao aquecer , será a casa toda, ou seja, 3 quartos, 1 sala ( grandinha ) , 1 cozinha .
    A unica fonte de calor que tenho neste momento, é um aquecedor a gaz, perfeito para ficar-mos doentes, nada mais .

    Nas janelas/paredes quando o interior esta mais quente ( aquecedor ligado ), a parece soa ..
    Quando chove muito, no rodapé da janela, entra agua , se me meter a frente da janela, sinto vento a entrar . continua a fita colar a ser boa solução ? mesmo com a chuva ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Aquarium
  9.  # 10

    Colocado por: Rmarques2Não conhecia salamandra a água, muito sinceramente, mas vou investigar

    https://forumdacasa.com/discussion/53514/salamandra-a-pellets-hidro/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rmarques2
  10.  # 11

    Colocado por: Rmarques2Nas janelas/paredes quando o interior esta mais quente ( aquecedor ligado ), a parece soa ..
    Quando chove muito, no rodapé da janela, entra agua , se me meter a frente da janela, sinto vento a entrar . continua a fita colar a ser boa solução ? mesmo com a chuva ?


    A parede Soa, isso é condensação CUIDADO, pode ser do aquecedor a gás a acrescentar humidade , a tinta exterior foi plástica ?

    A fita cola, interrompe a corrente de ar, e esta não arrasta a água.

    Agora com as paredes a soar, não recomendo tapar as frinchas.
  11.  # 12

    Colocado por: mtavares

    A parede Soa, isso é condensação CUIDADO, pode ser do aquecedor a gás a acrescentar humidade , a tinta exterior foi plástica ?

    A fita cola, interrompe a corrente de ar, e esta não arrasta a água.

    Agora com as paredes a soar, não recomendo tapar as frinchas.


    A garrafa, tava mesmo a escorrer .
    Tou em dizer que sim .
    Melhor seria mesmo trocar a caixilharia e meter tambem vidros duplos correto ?

    A lã de rocha da maxmat serve para o efeito ? Ou deverei procurar noutros lugares ? O que tenho de ter em conta ?
    Aquilo só vai ficar no chão do sotão, não vai levar nada por cima ..
  12.  # 13

    Viva Rmarques2,

    Tem de livrar-se dessa humidade, que provoca bolores nas superfícies frias por condensação.

    Quais as causas dessa humidade ?

    Casas de banho sem extracção de vapores do banho/duche.
    Exaustor na cozinha, quando se cozinha também se aumenta a humidade do ar.
    Renovação do ar da casa, abrir as janelas durante 10 minutos e deixar correr o ar ajuda imenso.
    Antes da pintura da casa já tinha sinais de humidade na parede?

    Aquecer a casa ajuda a baixar a humidade relativa do ar, mas se a humidade não for corrigida a proliferação de pontinhos negros vai continuar e pode aumentar.
  13.  # 14

    Colocado por: mtavaresViva Rmarques2,

    Tem de livrar-se dessa humidade, que provoca bolores nas superfícies frias por condensação.

    Quais as causas dessa humidade ?

    Casas de banho sem extracção de vapores do banho/duche.
    Exaustor na cozinha, quando se cozinha também se aumenta a humidade do ar.
    Renovação do ar da casa, abrir as janelas durante 10 minutos e deixar correr o ar ajuda imenso.
    Antes da pintura da casa já tinha sinais de humidade na parede?

    Aquecer a casa ajuda a baixar a humidade relativa do ar, mas se a humidade não for corrigida a proliferação de pontinhos negros vai continuar e pode aumentar.


    Já tinha sinais de humidade antes de pintar,
    O exaustor está sempre ligado ao cozinhar, sempre que se liga a luz da casa de banho a ventoinha trabalha, é abre se a janelas durante todo o dia enquanto o tempo está quente.

    É mesmo essa ideia que tinha, por isso achar que deva primeiro corrigir o frio, por ser insuportável viver gelado, (lá de rocha no sótão ), e logo as seguir tentar reduzir a humidade e correntes de ar, que vem das janelas e portas. É esse o caminho a seguir?
    Ou tou a passar alguma etapa? Ou devo me preocupar com outras situações?
  14.  # 15

    Por experiência própria, avança já para o aquecimento, isolar por si não aquece.
    Agora falta escolher a forma de aquecimento.
    • pjal
    • 6 janeiro 2019

     # 16

    Colocado por: mtavares, isolar por si não aquece.
    será ? e se não isolar e se não tiver uma estanquidade muito boa como vai guardar esse aquecimento ?
    • pjal
    • 6 janeiro 2019

     # 17

    Colocado por: Anonimo16062021Guardar não é aquecer..
    pois nao ,mas você metia aquecimento sem isolar antes ?
  15.  # 18

    Se só consegue ter uma coisa, para ter conforto tem é de aquecer.
    Depois ao isolar vai é gastar menos para aquecer.
    Concordam com este comentário: mtavares, Anonimo16062021
    • pjal
    • 6 janeiro 2019 editado

     # 19

    Colocado por: Pedro Azevedo78Se só consegue ter uma coisa, para ter conforto tem é de aquecer.
    par alguém que tem uma casa dos anos 50 sem isolamento, com umidade e com correntes de ar ,voce da-lhe a solução de aquecer para ter conforto ? com esses problemas todos para ter 21 ou 22 graus em casa para estar confortável gostaria sò de ver a factura do aquecimento anual, espero que nao viva na guarda senão estará muito mal
  16.  # 20

    Desde que instalei aquecimento na casa, as constipações desapareceram nos 4 habitantes da casa.
    As janelas duplas vieram 2 anos depois, e a camada de roofmate no telhado muito depois.
    A casa foi construída nos anos 70.
    Os problemas das pontes térmicas ainda tenho de resolver, para já renovação do ar .

    O custo do aquecimento, é muito inferior ao custo de estar doente de cama, ou de estar a trabalhar doente, isto tudo multiplicado por 4.
 
0.0239 seg. NEW