Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Não tenho qualquer conhecimento no que toca à construção. Estou com dificuldades em encontrar soluções para uns problemas que encontrei. Devido a isto, peço desde já desculpa pela possível descrição (muito) amadora acerca do problema.

Pretendo expandir uma casa em pedra rústica. O meu problema é que uma das paredes laterais da casa tem 5.90m de largura e a da outra extremidade tem 7.30m. Como é para ampliar (aumentar a largura), pensei em deitar a parede a baixo. Contudo, disseram-me que como a casa é antiga e não tem alicerces, ao fazê-lo poderia estar interferir com o suposto equilíbrio que suporta a casa podendo fazer com que alguma coisa caísse (penso que se referia às paredes ou ao telhado). Se isto for verdade e não for possível desfazer-me dessa parede, suponho que também não seja possível arrastá-la visto que iria interferir com o tal equilíbrio.

Posto isto, gostaria de saber se existe alguma forma de resolver este problema visto que não quero ter as paredes interiores na diagonal. Se possível, gostaria também de ter alguma ideia sobre orçamentos acerca de construções em pedra (já a tenho quase toda). A expansão será +/- 250m2. Se puderem informar-me sobre algo, seria uma grande ajuda!

Obrigada pela atenção,
    Lemos
  2.  # 2

Bom dia,
    Partindo do princípio que essa expansão é autorizada pela CM da sua região não há nada melhor do que perder (no bom sentido) algumas coroas e pagar a um engenheiro civil que lhe dirá se é possível ou não. Ainda há pouco tempo fizemos a ampliação de uma casa nos moldes da sua e por acaso o engenheiro deixou deitar abaixo quase 3m dos 10 que tinha a parede( no entanto foi só no andar de cima porque no rés conchavo apenas deixou abrir uma porta de 85cm) . Tudo é uma questão de falar com os profissionais certos na hora certa.
    Espero ter ajudado. Com certeza os profissionais do fórum esclarecem melhor que eu.
  3.  # 3

Há soluções. Precisa de consultar um arquitecto.
    Para melhlr pode ajudar, pergunto qual o concelho.

Qual a area da casa existente?
  4.  # 4

As dúvidas são questões técnicas que deve e tem de ser analisadas e discutidas com a equipa projectista que contratar.
  5.  # 5

Boa tarde,

Sr. Rúben, obrigada pela ajuda. Tenho a ideia de expandir também o 1° andar, no entanto, disseram que, por não ter alicerces, poderia interferir com a estrutura e a casa poderia não aguentar. Teve este problema? Ou sabe se pode realmente ser um problema?

Obrigada.

Sr. Adroatelier, obrigada pela resposta. A casa fica na zona de Trancoso. A área existente é de 260m2.

Obrigada.

Sr. Pedro Barradas, obrigada. Tem razão, certezas só terei quando fizer o que indicou. A minha intenção com esta intervenção no fórum é de ter uma ideia das possíveis soluções. Desta forma, poderia evitar optar por soluções mais caras caso tivesse um leque maior de opções.

Obrigada.
  6.  # 6

Colocado por: Lemos7Boa tarde,

Sr. Rúben, obrigada pela ajuda. Tenho a ideia de expandir também o 1° andar, no entanto, disseram que, por não ter alicerces, poderia interferir com a estrutura e a casa poderia não aguentar. Teve este problema? Ou sabe se pode realmente ser um problema?

Obrigada.

boa tarde, a intervenção na casa em questão estava mais fácil de fazer porque a casa original já tinha sido remodelada e quando fizeram as lajes colocaram as vigotas num sentido favorável a uma posterior expansão. a casa também não tinha alicerces estava toda assente em penedos. e só não foi possibilitada a abertura total da parede do andar devido ao telhado que uma parte estava apoiada nesse muro e no rés do chão apenas deixou abrir a porta porque realmente poderia causar danos á casa e teria que se fazer um reforço com pilares e poéticos que o DO não queria (e o engenheiro tb não estava a gostar da ideia)
  7.  # 7

no entanto os outros comentários que teve são os mais indicados neste momento. contacte uma empresa projetista e explique o cenário logo verá o que eles dizem. não perde nada e fica logo a saber o que pode e não pode fazer.
  8.  # 8

Tem fotografias?

0.0120 seg. NEW