Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

Eu e a minha irmã compramos um lote de terreno que possibilita a construção de 2 moradias geminadas, no entanto o lote está no nome dela apenas.
    Queremos pedir empréstimo ao banco em separado, ou seja, 1 casa para cada casal.

Quais são as questões legais que temos de ultrapassar?

Obrigada
  2.  # 2

Colocado por: lcunqueQueremos pedir empréstimo ao banco em separado, ou seja, 1 casa para cada casal.

Isso não vai ser possível, para o banco isso é um imóvel com duas fracções para habitação. O banco só irá emprestar dinheiro para a totalidade do imóvel.
    Concordam com este comentário: Ruipsm
  3.  # 3

Ou seja apenas emprestam para a construção das 2 casas é isso?
    Sabe onde posso me aconselhar sobre este assunto? Já fui a 2 balcões do Santander e obtive 2 respostas diferentes.

Obrigada
  4.  # 4

Colocado por: lcunqueJá fui a 2 balcões do Santander e obtive 2 respostas diferentes.

Já agora quais foram essas respostas.

Colocado por: lcunqueSabe onde posso me aconselhar sobre este assunto?

Nos bancos :-))

Colocado por: lcunqueOu seja apenas emprestam para a construção das 2 casas é isso?

Sim, porque isso é apenas um imóvel, quando quiserem construir tem que apresentar apenas um projecto com as duas moradias na Câmara municipal, será apenas um processo.
  5.  # 5

Então tanto o meu arquitecto como ambos os balcões me informaram que uma vez em propriedade horizontal as 2 casas são independentes e portanto quando fizer o crédito à construção cada uma de nos fará escritura de um hipotética casa em propriedade horizontal.
    No entanto a opinião é diferentes relativamente ao proprietário do terreno. Num dos balcões dizem que temos de ser coproprietárias do lote e noutro balcao, assim como na opiniao do arquitecto, sendo o lote da minha irma, basta que ela me autorize à construções de um casa na propriedade dela.
  6.  # 6

Claro isso faz tudo o sentido. A minha dúvida é se sendo eu e ela coproprietárias do lote podemos avançar de facto com os 2 emprestimos em separado, de modo a ficarmos logo com a divisão feita. Assim não tenho de pagar IMT ao comprar a casa à minha irma, apenas pago IMT da copropriedade do lote.
  7.  # 7

Colocado por: lcunquesendo eu e ela coproprietárias do lote

Não podem fazer uma desanexação?
  8.  # 8

Colocado por: zedasilvadesanexação

Destaque
  9.  # 9

Colocado por: PicaretaDestaque

Eu ainda sou do tempo das desanexações.
    :)))
  10.  # 10

Atenção que a Propriedade Horizontal só se torna efectiva após a conclusão das obras.

Efectivamente, a sua irmã pode autorizá-la a fazer construções no lote de sua propriedade. Seria uma possível solução se não houvesse necessidade de recorrer ao crédito.
    Como as informações disponíveis, uma alternativa seria colocarem o lote em nome das duas, fazerem empréstismo e, após a conclusão das obras, fazerem propriedade horizontal.

Consegue fazer um Destaque de Parcela? Em que concelho de situa o lote? Qual a dimensão? Está inserido em Loteamento?

0.0141 seg. NEW