Iniciar sessão ou registar-se
    • LRP
    • 9 janeiro 2019 editado

     # 1

    Boa tarde,

    A minha casa tem um terraço que sempre teve um telheiro. Ontem, apareceu-me uma noticação da CM a informar que queriam fazer uma inspecção municipal.

    O telheiro está lá desde sempre e, desde que comprei o apartamento, não fiz qualquer alteração. Eu sei de onde veio a denúncia, foi de um vizinho.

    Aquele apartamento (em conjunto com outros dois contiguos do prédio ao lado) era um colégio, daí sempre lá ter estado o telheiro.

    O fiscal da CM ao telefone, de manhã, disse-me que tem conhecimento que o telheiro sempre existiu e que conhecia o colégio.

    o meu terraço com telheiro é contiguo a outro terraço com telheiro. Este apartamento foi vendido há cerca de 2 anos e o arquitecto queria fechar tudo ficando eu ali isolada de luz e ar. A CM não deixou e exigiu que fosse feita uma abertura na cobertura sandwich para que eu não ficasse privada de luz e ar. Nunca levantaram questões sobre o meu telheiro.

    Acham que posso vir a ter problemas?
  1.  # 2

    Permita o acesso aos fiscais.
    Depende do enquadramento do prédio. O que existe actualmente dentro do telheiro?

    Tem alguma fotografia?
    Porque é que o vizinho fez queixa?
    • LRP
    • 9 janeiro 2019

     # 3

    Não, mas posso tirar uma fotografia.

    O vizinho fez queixa porque a coluna da água do prédio tem de ser substituida. Apesar de haver orçamentos mais baratos, esse vizinho (e o seu irmão - proprietário da loja d prédio) queriam a toda a força que fosse dada a obra aquela empresa.

    Para mim, havia ali conluio e nunca apoiei a decisão.

    Pura vingança.
  2.  # 4

    Com essa denuncia, foi despoletado um processo que só terminará com a reposição da legalidade.

    A fiscalização vai ao local. Vão ver, tirar fotografias.
    Vão enquadrar o existente nos regulamentos em vigor.
    Depois, irá receber uma carta.

    Presumo que seja um prédio em propriedade horizontal. A administração do prédio não tinha pelo menos 3 orçamentos, para poderem comparar?
    • LRP
    • 9 janeiro 2019

     # 5

    A legalidade que refere pode ser o processo de licenciamento? Sabe se é um processo simples?

    Tinham 4. Mas tinha de ser aquela empresa, mais nenhuma.
  3.  # 6

    Só com os dados que refere não é possivel informar. Nem sequer saber se o telheiro está ilegal.
    Actualmente o espaço destina-se a que? Qual é o concelho?
    Qual a area do telheiro?
  4.  # 7

    nao esqwuecer que o google earth tem uma ferramenta onde pode andar para trás no tempo ... pode verificar a existência do dito telheirop desde que se começaram a tirar fotos satélite
    • LRP
    • 9 janeiro 2019 editado

     # 8

    O espaço é um terraço coberto pelo telheiro. Guardo lá as minhas duas bicicletas.

    O fiscal acabou de sair de lá. Disse-me para eu não perder o sono com aquela denúncia porque por ele aquilo não é nada. Ele não controla é em que mãos o processo vai cair e, pode haver alguma coisa, caso a pessoa da CM seja muito muito piquinhas.

    O fiscal sabe que aquilo está ali há uma vida.

    Vou tentar consultar o processo daqui a uns tempos para tentar saber quem fez a denúncia. Sei que o irmão do vizinho (o proprietário da loja) não foi, isso o fiscal disse-me.

    O fiscal conhece esta personagem tão bem que quando foi fiscalizar a loja, ele lhe disse que era o dono do prédio todo.
  5.  # 9

    Bom, menos mal! :)
    • LRP
    • 9 janeiro 2019

     # 10

    Espero que se resolva pelo melhor e que a mesquinhez não ganhe desta vez. No entanto, só poderei mesmo dizer que tudo correu bem quando o processo finalizar.

    Para primeira etapa, não está mal.
  6.  # 11

    Tenha em mente que estar lá há uma vida não faz do telheiro legal. Não chegou a dizer se sao 2 m2, se são 20...
    • LRP
    • 9 janeiro 2019

     # 12

    A área do terraço deverá rondar os 10m2.
  7.  # 13

    Aguarde pela carta.
    Pode ser que nem surja a carta.
    • Sr.io
    • 10 janeiro 2019 editado

     # 14

    Rua D. P. P.?
    Acho que já conheci o irmão do seu vizinho: autêntico vigarista.
    Boa sorte.

    EDIT: Pela história parece-me que sei quem é. Se não for, é apenas mais um.
 
0.0167 seg. NEW