Iniciar sessão ou registar-se
    • ACruzA
    • 10 janeiro 2019 editado

     # 1

    A arquitecta tem no mapa de acabamentos a seguinte descrição para as janelas de toda a casa:
    "caixilharia em madeira maciça exótica da "MACIÇA" ou equivalente, com vidro duplo e caixa de ar (6mm+16mm+6mm) inclui vidro com capa Planither (FS do vidro 0.51), incluindo todos os seus acessórios para o perfeito funcionamento (ferragens em aço inox, vedantes cor preto, batente inferior de soleira em alumínio, a aprovar conforme amostra"


    Tenho um vão de 8 m por 2,10 de altura (dividido em 4 folhas de correr) Ver esquema c do website da Maciças http://macica.pt/produtos/janelas-corredoras-elevadoras/
    outro vão de 2,30 m por 2, 10 de altura (duas folhas de correr) e depois várias janelas/portas (2) de 1,20m por 2,10 de altura. (esquema A ou D)
    A minha pergunta é a seguinte: Independentemente do tamanho isto é tudo corrido ao mesmo tipo de janela? Não deveria ser diferente? O que me aconselham? O vão maior é virado a Oeste e tem uma pérgula no exterior que protege do sol. É bastante isolado não tenho problema com barulho.

    Desde já obrigado
  1.  # 2

    Olha sabe que a MACIÇA tem diversos tipo de perfil ( proifundidade) !!? qual é para utilizar, deveria ter um mapa de vãos, em que esses detalhes estejam devidamente explicitados.
    Madeira exotica? qual? e qual o acabamento
    Depois existem mais uns pormenores seja para sistema de correr, seja para sistemas de batente, ou oscilo/batente.?

    Meta aqui o mapa de vãos, o mapa de acabamentos é sempre uma coisa genérica.
    Concordam com este comentário: two-rok
  2.  # 3

  3.  # 4

    Ainda não tenho isso porque acho que quem me vai dar isso é o Engº das especialidades que ainda não fez os projectos de execução. A arqª enviou-me o projecto de execução dela e inclui alçados mas não tem nada disso especificado. Só vinha com esta descrição e achei que não devia de ser bem assim. No entanto deve ser porque ainda vai ser definido em detalhe. O acabamento fiquei de ver com ela o que escolho.

    Já agora, alguma opinião sobre esta marca?
  4.  # 5

    AcurzA.... o mapa de vãos é da responsabilidade da arquitectura, nunca vi nenhum engenheiro a tratar disso em sede de Projecto de execução!!!? se for, é uma primeira vez... o que a arquitectura deve fazer é conciliar alguns requisitos das especialidades ( no seu caso da acustica e termico) para depois compor uma solução de vão que cumpra com os requisitos de projecto. Além dissso terá de especificar as questões de acabamentos (esteticas)
    Esse vão de 8m, não tem previsto qualquer tipo de protecção solar/ obscurecimetno ao vão, seja exterior ou interior!!? é so através da pergola?
  5.  # 6

    O vão de 8m, com 4 folhas é para utilizar que tipo de esquema de abertura? o C ou o F? isso tem de estar representado no mapa de vãos...
  6.  # 7

    Obrigado, é a minha primeira obra e ainda não sei ao certo quem deve o quê.
    Mesmo a arqª ainda não entregou tudo por isso se calhar ainda ai vem. Mas já percebi que as coisas têm que estar mesmo descritas sem margem para erros.
    Vou colocar aqui uma vista dos alçados que dá para ver os vãos.
  7.  # 8

    Os elementos e a definição dos mesmos assim como as margens para erros dependem do que contratou junto do seu arquiteto. Tem contratado apenas projecto para licenciamento ou também contratou projeto de execução?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, two-rok
    • ACruzA
    • 10 janeiro 2019 editado

     # 9

    Aqui vai em anexo a vista de Alçados que permite ver os vãos e tipo de janelas. Está com pouca definição mas dá para ver a pérgula e localização.

    Tenho contratado projecto de execução que incluí todas as medições. A questão é que ainda não está tudo feito. Só recebi hoje uma pequena parte. Ainda vai para medições e faltam vários detalhes. Achei estranho foi o mapa de acabamentos só mencionar um tipo de janelas e também fiquei de dar feedback mas é muito difícil porque sou leigo nestas matérias. Vou tentado informar-me neste forum e com amigos e familiares que são da área.
  8.  # 10

    Acruza, a obra vai ser aqui no alentejo!?
    • ACruzA
    • 10 janeiro 2019 editado

     # 11

    Não, Algarve, rural.
  9.  # 12

    No Barrocal?, é perto também...
    Vou-lhe dar uma sugestão, quando pedirem preços para essas carpintarias, deve valer apena pedir a uma fábrica aí mais de perto, situa-se no concelho de Mértola, é a carpintaria 3 irmãos.... Tem capacidade tecnica para lhe fazerem isso em condições...
    Se é no interior Algarvio, eu considerava o acabamento lacado e a madeira em casquinha vermelha lamelada... resistem muito mais ás amplitudes termicas e exposição solar....

    PS: Num projecto nosso para a reabilitação de um palacete em Évora (Tribunal da Relação de Évora), foram eles os executantes das carpintarias, cerca de 100 janelas, algumas com 3.5m x 1.30m, com alguma complexidade nos ornamentos das bandeiras... e as ferragens tiveram de ser personalizadas....
    correu muito bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ACruzA
  10.  # 13

    Voltando à questão inicial, vai muito bem servido se optar pela madeira e o que deve variar de alçado para alçado será a composição dos envidraçados. De forma geral - a norte maior isolamento térmico, e nos restantes controlo solar com maior importância no alçado sul. Isto pode variar consoante a implantação, orientação, localização, etc. É um aspeto que costuma ser descurado (ou em obra ou em projeto) no entanto como tem projeto de execução contratado pode ser que tenha sorte até porque entretanto deve aparecer por aí um mapa de vãos com as especificações mais detalhadas! No entanto atenção a esse vão de 8m a poente. No verão pode tornar-se desagradável com uma escolha errada de vidros. Quanto à Maciça já ouvi um colega dizer que trabalha com eles e que até ao momento não tem nada a apontar. O único senão, diria eu, será a distância caso necessite de assistência futura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ACruzA
  11.  # 14

    Obrigado pelas informações. Eu quando tiver mais alguma coisa venho aqui por. Como esta, há milhentas perguntas. Por exemplo, o Deck diz que é em Pinho de madeira maciça tipo JULAR com acabamento tipo OSMO. Isto é resistente? Necessita muita manutenção? Como é que se compara a Madeira Teka?
  12.  # 15

    Colocado por: ACruzAPinho de madeira maciça tipo JULAR com acabamento tipo OSMO

    Para ser em pinho tem de ser em pinho termo-modificado.... tipo BANEMA lunadeck!! e aplicar um produto de protecção e coloração de madeira à base de oleo...
    http://www.banema.pt/index.php?pid=186
    O que a sua arquitecta deve estar a propor é isto:
    https://www.jular.pt/produtos/decks/deck-thermowood

    Madeira de teka, deve molhar frequentemente o deck...


    Olhe se precisa de tanta confirmação/ validação técnica ás soluções preconizadas pela sua equipa técnica, se calhar o melhor é contratar Serviços de revisão de projecto. Eu pelo menos vivo disto ;)
    Estas milhentas questões tem de fazer aos tecnicos pelo qual está a pagar o desenvolvimento dos projectos.
    Concordam com este comentário: two-rok
  13.  # 16

    veja também a madeira da accoya, é um pouco mais cara mas tem garantia 50 anos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 17

    Se a manutenção e respetivo custo é um problema tem sempre a tijoleira sta. catarina que ainda é fabricada pelos algarves. A manutenção é bastante menor.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 18

    Link para a accoya.
    http://www.banema.pt/accoya
  16.  # 19

    Eu agradeço os comentários feitos. As respostas são voluntárias e não tenho intenção de lhe tirar tempo que não queira dar. Fico a saber que também há serviços de Revisão de Projectos que não sabia. Já tinha pensado contratar fiscalização de obra mas isso é outra coisa.
    Tenho visto aqui no forum longas discussões sobre os mais variados temas e também muitas criticas do tipo: Não faça assim faça assado. Vinha expor o que me foi proposto mas não o maço mais.
  17.  # 20

    Faça perguntas sim, o fórum é para isso mesmo! Tenha em atenção que a par do altruísmo que há por aqui também há interesses comerciais e que, às vezes, o "faça assado" pode ter o mesmo efeito do "faça assim" sendo mais caro ou apenas indo o dinheiro parar a outro bolso.
    Se já conhece o fórum sabe que há aqui muita informação, dúvidas esclarecidas, recomendações e por aí fora. Onde inclusive poderá ir buscar argumentos para questionar os seus técnicos. No entanto se mesmo assim contínua reticente, com dúvidas quanto ao que lhe é proposto e se tem disponibilidade financeira contrate os tais serviços de revisão. Obterá uma segunda opinião fundamentada sobre todos os itens do seu projeto e talvez aí até durma melhor.
    Concordam com este comentário: antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ACruzA
 
0.0217 seg. NEW