Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom Dia,

    Ando às voltas com um orçamento, para tentar compreender realmente o que é cada item, admitindo que não percebo nada nem tenho qualquer experiência neste campo, mas ao mesmo tempo querendo perceber os orçamentos para construção da minha moradia, gostava mesmo que me ajudassem, aqui por exemplo no item do betão, tenho orçamentado betão C12/15, que pelo que andei a pesquisar na net, é o tipo de resistência, e também é o mínimo de resistência existente, é isso realmente que quer dizer?

    Ou seja, o tipo do orçamento quer meter-me a resistência mínima na casa? Ou este é o nomal que se costuma meter?

    Se alguém puder agradecia que me esclarecesse esta area do betão, que é confusa, já agora gostava de saber realmente para o que serve.

    Desculpem-me a minha ignorância mas estou mesmo fora deste assunto.

    Obrigado
  2.  # 2

    Já agora também gostava de saber se é normal cobrarem pela montagem e desmontagem de estaleiro.
  3.  # 3

    Cuidado com os valores pela montagem do estaleiro.
    Infelizmente, hoje em dia, é prática usual pedirem muito dinheiro pela montagem de estaleiro e depois nunca mais lá põem os pés....
    Todos os valores são negociáveis... faça os seus, aqueles que achar k são os + justos... e não vá em conversas de empreiteiros... por muito que acredite que ele é uma pessoa credível e de bem.
  4.  # 4

    Reforço as palavras de jfsmoreira
    Não vá em conversas de empreiteiro. Numa orçamento de 70000 para estrutura dei 20000 "de entrada". A partir daí foram só problemas pois fiquei nas mãos do empreiteiro. Se fosse agora nunca mais de 5000 e mesmo assim...
  5.  # 5

    Os empreiteiros têm que dar preço para o betão que está previsto no projecto, se for esse que o projectista indicou para a estrutura então deve ser esse a ser orçamentado e aplicado... Uma boa opção seria analisar os orçamentos com quem fez o projecto.
  6.  # 6

    est_san,
    Anda à volta de UM orçamento? Há aí 2 erros:
    1.- deviam ser VÁRIOS orçamentos;
    2.- o caderno de encargos devia ser fornecido pelo dono de obra (i.e., por si) - caso contrário, cada empreiteiro vai dar-lhe preços para coisas completamente diferentes e impossíveis de comparar.

    Betão C12/15? É do mais fraquinho, sim. Mas é para aplicar em quê?

    Em obras de alguma dimensão, que obrigam a deslocação de muito equipamento (máquinas, barracas, andaimes, instalação sanitária), montar vedações, etc. É PREFERÍVEL haver uma parcela autónoma para montar E DESMONTAR estaleiro.
    Lembre-se que, de qualquer maneira, é ao dono de obra que cabe pagar este custo.
    Se o custo do estaleiro estiver numa parcela autónoma, o empreiteiro não terá de dividir este valor pelas outras parcelas da obra (sendo, assim, mais fácil de comparar preços de, por exemplo, «assentar azulejo», ou «pintar paredes»).
  7.  # 7

    Bons dias,
    est_san, eu também não percebo do assunto, mas tenho orçamentos de construtores para construir a minha moradia e em relação a esse betão que menciona C12/15, no meu orçamento está como betão de limpeza, na formação de sapata tenho o betão C20/25 (S2, D12, E1), fabricado em central com aço 400NR de 63kgm3. Mas como não percebo do assunto falhei com o meu engenheiro e ele concordou com estas descrições. A minha moradia é terrea, não sei se o ajudei ou esclareci, mas acho que devia falar com o seu engenheiro para esclarecer todas essas situações porque são importantes na construção da moradia.
  8.  # 8

    Colocado por: est_sanaqui por exemplo no item do betão, tenho orçamentado betão C12/15,

    E é o único tipo de betão que têm?

    Colocado por: est_sanJá agora também gostava de saber se é normal cobrarem pela montagem e desmontagem de estaleiro.

    Você paga sempre o estaleiro, esteja em artigo descriminado ou distribuído pelos preços unitários, depende apenas da forma como o orçamento é elaborado.
 
0.0138 seg. NEW