Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a tod@s!!

    Gostaria que alguém me informasse se é possível comprar um imóvel cujo crédito habitação fique apenas no meu nome, mas gostaria que o imóvel ficasse também em propriedade de outra pessoa (além de mim).
    Como isso funciona??
    No acto da escritura, é possível colocar o nome de outra pessoa como "proprietária" ou "comproprietária" (não sei que nome terá)??

    Agradeço, desde já a vossa atenção.
    • size
    • 12 janeiro 2019

     # 2

    Dependerá sempre da aceitação do Banco, sendo de admitir que possa ser difícil.

    Uma coisa é a compra de casa em compropriedade entre 2 titulares, outra coisa é o financiamento solicitado por apenas 1 titular.

    A ser admissível pelo Banco, a hipoteca terá que ser sobre a totalidade da habitação, onde terá que existir a intervenção do 2º titular a autorizar a hipoteca.
    Concordam com este comentário: FJDMC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sununes
  2.  # 3

    Pode optar por deixar o bem em testamento.
    Ou qual era a ideia?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sununes
  3.  # 4

    Agradeço a todos a resposta e o tempo que despensaram a responder.
    A ideia era salvaguardar a pessoa que vive comigo, com a qual não sou casada, em caso de minha morte.

    Obrigado a todos, mais uma vez!
  4.  # 5

    Olá,

    A escritura pode ser feita em nome dos dois mesmo não sendo casados e a hipoteca ao banco pode ser feita apenas por um. Seria o mesmo que dois amigos quererem um prédio em compropriedade, um deles ter capitais próprios e outro precisar de pedir dinheiro ao banco para pagar a sua parte. Serão comproprietarios e aquando do registo na conservatória a aquisição é feita em nome dos dois.
    Esqueça o testamento a menos que esteja na dúvida quanto à relação porque o bem sendo seu apenas e fizer testamento a atribuir a essa pessoa o bem, se se aborrecerem (esperemos que não) pode revogar o testamento.
    Se ambos forem comproprietarios, mesmo que se chateiem cada terá metade da casa.
    Qualquer dúvida disponha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sununes
  5.  # 6

    Colocado por: PalhavaPode optar por deixar o bem em testamento.
    Ou qual era a ideia?


    Foi o que eu fiz para a minha companheira.
    Mas eu já estava a pagar casa quando ela se meteu cá em casa.LOL
    E sou eu que pago tudo.
    Mas como não quero casar e não me interessava que ela um dia viesse a ficar sem tecto pois a minha família de sangue poderia querer ficar com o apartamento e pô-la para fora, optei por esta via.
    Se algum dia me incompatibilizar como ela e mudar de opinião, anulo o testamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sununes
  6.  # 7

    Bom dia @sununes, conseguiu junto de alguma entidade bancária que autorizassem a escritura em nome dos dois?

    Obrigada.
  7.  # 8

    Colocado por: FJDMCOlá, consultei 2 entidades bancárias e não autorizam. Pode referenciar alguma que o faça?
    Obrigada!

    A escritura pode ser feita em nome dos dois mesmo não sendo casados e a hipoteca ao banco pode ser feita apenas por um. Seria o mesmo que dois amigos quererem um prédio em compropriedade, um deles ter capitais próprios e outro precisar de pedir dinheiro ao banco para pagar a sua parte. Serão comproprietarios e aquando do registo na conservatória a aquisição é feita em nome dos dois.
    Esqueça o testamento a menos que esteja na dúvida quanto à relação porque o bem sendo seu apenas e fizer testamento a atribuir a essa pessoa o bem, se se aborrecerem (esperemos que não) pode revogar o testamento.
    Se ambos forem comproprietarios, mesmo que se chateiem cada terá metade da casa.
    Qualquer dúvida disponha
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sununes
    • rucaol
    • 30 agosto 2022 editado

     # 9

    boa tarde, alguem sabe que bancos aceitam financiamento para compra em compropriedade em que apenas um deles necessite de financiamento para 90% dos 50% do imovel?
    Exemplo:

    Valor de compra - 120000
    Financiamento para 50% em compropriedade = 60000
    90% de financiamento = 54000

    Obrigado desde já.
    @nmeira @sununes
  8.  # 10

    Colocado por: rucaol000


    Colocado por: rucaolboa tarde, alguem sabe que bancos aceitam financiamento para compra em compropriedade em que apenas um deles necessite de financiamento para 90% dos 50% do imovel?
    Exemplo:

    Valor de compra - 120000
    Financiamento para 50% em compropriedade = 60000
    90% de financiamento = 54000

    Obrigado desde já.
    @nmeira @sununes


    O Novo Banco supostamente permite, caso o outro proprietário aceite a hipoteca sob o imóvel. Acabei por ter que pedir em conjunto porque queria pedir mais que os 50% (para obras) e para isso exigiam que eu ficasse com 90% do imóvel. Mas pela minha experiência não recomendo Novo Banco a ninguém...
 
0.0156 seg. NEW