Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia
    Tenho uma lareira clássica mas sempre que utilizo faz fumo para a cozinha onde está construída. Pretendia colocar, dentro dessa lareira, qualquer coisa, a lenha, que aquecesse só a cozinha (20 a 25 metros quadrados). Lembrei-me de um recuperador mas pelo li aqui parece ser uma má solução pois não pretendo aquecer mais nenhuma divisão. Aconselham alguma solução?
    Desde já o meu muito obrigado.
  2.  # 2

Viva Racir219,
    Do meu ponto de vista, demolir a Lareira e colocar uma salamandra de pé, com a chaminé á vista.

Vai ter o corpo da salamandra a radiar calor, e ainda vai buscar calor ao tubo da chaminé á vista, o consumo de lenha será muito inferior.
    Não tem ventiladores que depois avariam, fazem barulho,
    Ganha espaço,
    É ergonómica pois está mais alta que muitas lareiras, salva as costas.

Aqui pode ver alguns exemplos se pesquisar no google imagens : salamandra de pé
  3.  # 3

Obrigado. A Lareira tem o aspeto da figura e demolir fica demasiado caro além de alterar as estética da cozinha. De qualquer modo, obrigado pela sugestão.
      IMG_1884-min.JPG
  4.  # 4

De facto é uma lareira bonita. Essas paredes em granito, são a cereja do bolo.

Em tempos tive uma lareira, também de canto, muito idêntica a essa.
    A empresa que instalou o recuperador/caldeira, só demoliu tudo, e voltou a reconstruir a lareira com os mesmos materiais.

Ora a minha experiência vem do seguinte.
    Como a obra demorou cerca de 5 meses, a obra tinha 3 fases, demolição, instalação do recuperador e reconstrução da lareira.
    Entre a 2ª e 3ª fase foram 5 meses, por problemas alheios á empresa que explicados foram compreendidos. ( Com casa quente, estava tudo bem )
    A caldeira esteve sem isolamento de lã rocha de 5cm , com isolamento, e depois na sua configuração final.

A caldeira sem isolamento, tinha capacidade sem os radiadores de aquecer o salão onde estava instalada, ie, até aos 20ºC.
    Quando o isolamento foi colocado, a temperatura da água na caldeira passou dos 40ºC para 75ºC, em velocidade cruzeiro.
    O salão necessita dos radiadores para atingir a temperatura de conforto, mas todas a casa ficou muito mais quente.
    A cobertura final estética, acrescentou a beleza existente.
    Infelizmente não tenho fotos , já foi em 94 a instalação do recuperador/caldeira. Mas esta ainda existe e hoje é a caldeira de backup, aqueço a casa com uma salamandra pellets a agua.
    • SACS
    • 14 janeiro 2019

# 5

Insere um recuperador nessa lareira feita a medida!
  5.  # 6

Colocado por: SACSInsere um recuperador nessa lareira feita a medida!

sim um recuperador desses mais basicos sem ventilação é o suficiente para a cozinha de 25m2
    qual a largura do bocal da lareira??

0.0095 seg. NEW