Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Mudei há pouco tempo para uma moradia, e desde então alguns fenómenos aconteceram que já me estão a deixar na dúvida se algo está errado.

    Desde que mudei, o micro-ondas começou a funcionar pior, ou seja, logo e faz um barulho diferente, especialmente no "arranque" parece que está a arrancar em "esforço" e não aquece tão bem.

    Ontem foi o esquentador Vulcano que deixou de funcionar. Quando abro a água ele liga, da o erro EC e desliga, e passa a estar constantemente em loop a tentar ligar desligar. Quando fecho a torneira fica o erro EC permanente até eu fazer reset. Amanhã acho que vou ter que ligar para a Vulcano.

    E outra coisa que hoje notei. Quando logo o fervedor eléctrico, notei que o barulho do motor do frigorífico, muda ligeiramente, conforme vou ligando ou desligando o fervedor, a mudança reflecte-se na variação do barulho. Será normal?

    Tenho receio de algo não estar bem com o fornecimento de electricidade, potencia, quadro eléctrico, ou algo do gênero. A moradia é do ano 2000 e à partida não deveria haver problemas. Agradeço as vossas opiniões.

    Obrigado, abraços.
  2.  # 2

    Viva nupema,
    É melhor chamar um electricista, pode ter a tensão de alimentação á casa muito baixa, ie, abaixo dos 220V .
    A localização da sua moradia pode estar no final do ramal do Postode Transformação PT que alimenta esse ramal, ao fim de semana nota-se mais esta deficiência da rede (EDP) , muitos consumidores "caseiros" .
    Durante a semana esteja atenta, e a que horas isso acontece.
    Concordam com este comentário: hnogueira
  3.  # 3

    Bom dia.

    Tem lógica I que diz, uma vez que a casa não só se encontra no limite de expansão da vila, como é a última casa da rua. E onde termina o fio da EDP também.

    Existe firma de verificar os valores com o multímetro directamente numa das tomadas, de firma verificar se os valor estão anormais? Se sim, quais as medidas correctas a utilizar, basta apenas medir a Voltagem e ver se está nos 220V?

    Obrigado

    Nuno
  4.  # 4

    Colocado por: nupemaBom dia.

    Tem lógica I que diz, uma vez que a casa não só se encontra no limite de expansão da vila, como é a última casa da rua. E onde termina o fio da EDP também.

    Existe firma de verificar os valores com o multímetro directamente numa das tomadas, de firma verificar se os valor estão anormais? Se sim, quais as medidas correctas a utilizar, basta apenas medir a Voltagem e ver se está nos 220V?

    Obrigado

    Nuno


    E outra questão, a confirmar-se faz mais sentido pedir a intervenção de um electricista ou de um tecnico da EDP?

    Desde já, muito obrigado.

    Nuno
  5.  # 5

    Viva Nupema,
    Com o multímetro numa qualquer tomada da casa, consegue medir a tensão entre a fase e o neutro.
    A diferentes horas do dia , faz a medição e regista o valor.
    O multímetro deve ter uma bateria de boa qualidade.

    De momento desconheço o intervalo da tensão que deve entrar nas nossas casas.

    Eu escolhia um electricista, também pode ter algo de errado na sua instalação.
    Quando eu era pequenino recordo-me de uma árvore "roubar" a energia á casa . Mas naquele tempo os cabos não tinham isolamento.
  6.  # 6

    Boa noite.

    Hoje cheguei a casa, peguei no multímetro e resolvi medir a tensão. Quando vi os valores, fez-se luz relativamente a todos os comportamentos estranhos dos aparelhos cá de casa e ao mesmo tempo fiquei chocado... Mínimo medido (e preparem-se):

    170 volts / max medido 180volts!!

    Imediatamente liguei para a linha de avarias da EDP distribuição.

    Os técnicos vieram, confirmaram o valor com os medidores deles e fora da habitacao. Confirmando 175 volts com o medidor deles.

    Mudaram o ramal de alimentação no exterior e imediatamente obtive valores de 219 volts. Entretanto depois da saída dos técnicos continuei a medir e tem variado entre 218 e 239 volts.

    Confirmei também com eles que para
    Tensão Simples de 230 V, as variações consideradas normais são entre os -10% (207V) e os +6% ( 243,8V).

    Decidi partilhar a informação no sentido de ajudar alguém com o mesmo problema.

    Abraços.
    Concordam com este comentário: hnogueira, bbaixo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, hangas, skypt, Ivo F., reidoalcatrao, hnogueira, Oliveirafabio, ADROatelier, mtavares
 
0.0126 seg. NEW