Iniciar sessão ou registar-se
    • nsk
    • 14 janeiro 2019

     # 1

    Bom dia,

    Sou novo neste forum, mas tenho acompanhado ultimamente com bastante atenção, visto que vou construir uma moradia.
    Venho aqui pedir a vossa opinião sobre a melhor solução para as fundações. É melhor uma fundação térrea ou desvão? Uma fundação térrea com o terreno bem compactado e com 25 a 30 cm de brita, drenos, isolamento e camada de betão poderá funcionar melhor que um desvão que poderei ter o risco de ter sempre condensações debaixo da laje?

    A moradia será para construir em viseu.
  1.  # 2

    Só existe condensações se houver ar.
    Ao criar uma "fundação térrea" elemina o ar
  2.  # 3

    Colocado por: nskA moradia será para construir em viseu.

    Dependendo do tipo de solo, atenção ao radão
    • nsk
    • 14 janeiro 2019

     # 4

    O solo não é granítico, porque já mandei fazer um poço e só encontrou pedra por volta dos 7 mts e alguma agua aos 4,5mts.
    Na opinião qual a melhor solução?
  3.  # 5

    Colocado por: nskNa opinião qual a melhor solução?

    Depende a que cota vai ter terreno firme para assentar as fundações.
    Eu sou de opinião que os projetos se devem adaptar ao terreno e não o contrário
    • nsk
    • 14 janeiro 2019

     # 6

    O terreno é plano e não vou fazer cave. O preço de fazer um desvão é mais caro que fazer um fundação térrea?
    Alguns construtores da zona em conversa, já disseram que agora estão a fazer mais fundações térreas do que desvão devido à laje estar muitas vezes cheia de condensações por baixo. Uma casa que está em construção na zona do meu terreno optou por uma fundação continua (acho que é assim que se chama) devido a certas zonas o terreno firme se encontrar muito fundo (informações do dono da construção)
  4.  # 7

    Se o terreno firme estão muito fundo, tentem perceber qual a profundidade
    Em função disso e da solução de impermeabilização das zonas enterradas, decidem qual a melhor e mais barata fundação para a obra.
    Não existem soluções tipo. Cada caso é um caso.
    Ponha o seis projetistas a pensar e a trabalhar. É para isso que lhe está a pagar
    • nsk
    • 14 janeiro 2019

     # 8


    Só existe condensações se houver ar.
    Ao criar uma "fundação térrea" elemina o ar


    Mas num desvao vai existir sempre ar certo?
  5.  # 9

    Colocado por: nskMas num desvao vai existir sempre ar certo?

    Sim.
    • nsk
    • 14 janeiro 2019

     # 10

    Então qual a vantagem do desvao se mesmo ventilado vou ter condensações?
  6.  # 11

    Colocado por: nskEntão qual a vantagem do desvao se mesmo ventilado vou ter condensações?

    Nenhuma, antes pelo contrário.
    Eu fui um dos defensores do desvão. Em teoria parecia-me uma boa solução. A prática veio demonstrar-me que não.
    • nsk
    • 14 janeiro 2019

     # 12

    Pois é a minha grande dúvida antes de ir falar com os projectistas... ainda não sei qual a solução que me vão apresentar. Caso exista condições no terreno talvez seja melhor a fundação térrea com brita drenos isolamento e betão (isto garantindo que fica bem compactado).

    Desulpe estar sempre a questionar, mas como sou um leigo na matéria tento obter informações das duas soluções para depois saber o que falar com os projectistas
  7.  # 13

    Colocado por: nskDesulpe estar sempre a questionar

    É para isso mesmo que serve o fórum.
    Enquanto DO não tem que perceber de construção, contudo e no seu interesse, convêm que perceba o básico para poder selecionar os melhores técnicos.
    • nsk
    • 14 janeiro 2019

     # 14

    Mas caso opte por uma fundação térrea a composição da mesma pode ser como eu disse? Ou não é mais correcta? Quais os possíveis problemas que este tipo de fundação pode dar?
  8.  # 15

    Colocado por: nskMas caso opte por uma fundação térrea a composição da mesma pode ser como eu disse?

    Sim, basicamente é isso.
    Deve contudo acautelar a impermeabilização das faces interiores de vigas e sapatas
    • nsk
    • 14 janeiro 2019

     # 16

    Como deve ser feita essa impermeabilização?
  9.  # 17

    Colocado por: nskComo deve ser feita essa impermeabilização?

    O mais básico e mais barato é uma pintura asfáltica e uma tela pitonada de proteção
    Pode ver aqui um exemplo:
    https://exatus-eng.pt/portofólio.html
    • nsk
    • 14 janeiro 2019

     # 18

    Como esta na obra de V.N.Gaia. Nas sapatas também é necessário colocar tela? Não basta betão hidrofugo?
  10.  # 19

    Colocado por: nskNão basta betão hidrofugo?

    Na minha opinião, não.
 
0.0175 seg. NEW