Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Na minha cozinha tenho forno e placa elétrica (indução) e gostaria de saber se posso colocar duas caixas de derivação (tipo esta https://ibb.co/Kx1CV2M) entre a placa o forno (tal como consta nesta imagem https://ibb.co/L86yqBy). Uma caixa terá as ligação (com Wago) do forno e a outra da placa.

Obrigado
  2.  # 2

pode. Atenção à secção do cabo e a restante instalação electrica desde o QE. Pode somente ter uma caixa a alimentar ambos os equipamentos....
    • Ang3lo
    • 14 janeiro 2019 editado

# 3

A instalação elétrica já foi revista, tenho fios de 6mm (fase e neutro) desde o QE para a placa e os fios de 2,5 mm desde o QE para o forno.

A terra foi usada a mesma da instalação do forno para fazer de terra para a placa também.

Os Wago vou usar os 221-612 e 221-613.

A minha dúvida era se poderia haver problema com o calor ou algo que me pudesse estar a escapar
  3.  # 4

E a terra!!?
    Se quer prevenir a radiação térmica de estragar prematuramente, meta a caixa o mais baixo possível.
    • Ang3lo
    • 14 janeiro 2019 editado

# 5

A terra é a que já estava na instalação da casa para o forno, estou a usar a mesma terra para a placa.

Só passeio fios novos (fase e neutro) de 6mm do QE para a placa.

Quando refere radiação, essa radiação só afeta a placa ou pode afetar, também, o forno?
  4.  # 6

Atenção que a secção do fio terra deve ser igual aos fios fase e neutro (6mm^2).
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 7

Isso não é, o eletricista que fez o trabalho ligou à terra que vem do forno ou seja com 2.5mm. Há problema?
  6.  # 8

Não, chega perfeitamente.
  7.  # 9

O forno deve ser com cabos de secçao 4mm2. Mas os 6mm2 da placa chegam bem para ambos salvo erro.
  8.  # 10

Um conselho para quem não percebe muito de eletricidade.
    Antes de escolherem a secção de cabos aprendam o porque de haver diversas secções de cabos.
    O que a legislação determina é a secção mínima para cada tipo de utilização, depois o mais importante é saber dimensionar a instalação de acordo com o consumo previsto.
    Concordam com este comentário: smart

0.0133 seg. NEW