Iniciar sessão ou registar-se
    • hami
    • 16 janeiro 2019

     # 1

    Boa Dia a todos,


    Vou fazer obras no meu apartamento e surgiu a ideia de se deslocar a porta de entrada uns 2 metros para direita para melhorar as áreas do apartamento.
    Na parede onde pretendo fazer a mudança, esta já sofreu alterações na fachada pelo proprietário anterior onde removeram a marquise de modo ampliar a cozinha, já não é a parede original.
    Neste momento a porta de entrada do apartamento dá acesso a um hall de entrada enorme e fica de imediato ao lado da cozinha.
    O que pretendo é deslocar a porta para a parede da cozinha, permitindo-me trocar o hall para sala de estar e a meu ver resultaria num aproveitamento de espaços muito melhor.

    Espero ter sido simples e o mais claro possível.

    Posto isto, será que poderiam comentar a minha situação e dizer-me se tenho opções legais e como proceder se isto for viável?

    Desde já obrigado
  1.  # 2

    Atenção que ao entrar nas áreas comuns do prédio, necessita de autorização do condominio.
    Modificar a entrada do apartamento, também.

    Tem alguma planta, de modo a que se compreenda melhor?
  2.  # 3

    hami.. Esqueça isso!!! Esta gente lembra-se de cada coisa... Alterar a localização de uma porta de entrada de apartamento , num predio...
    ;)
    Concordam com este comentário: ADROatelier
    • FJDMC
    • 16 janeiro 2019 editado

     # 4

    Colocado por: Pedro Barradashami.. Esqueça isso!!! Esta gente lembra-se de cada coisa... Alterar a localização de uma porta de entrada de apartamento , num predio...
    ;)
    Concordam com este comentário:ADROatelier


    Pedro e se for numa casa? A minha!
    Depois de 3 anos chegamos a conclusão que não vale a pena ter porta de entrada onde ela está porque em 3 anos conta-se pelos dedos de apenas 1 mão às vezes que abriu e só abriu porque a chave estava na outra parte e tivemos que nos desenrascar dessa forma.
    A ideia seria colocá-la do mesmo lado onde agora está instalada a garagem.
  3.  # 5

    Numa moradia, já é diferente. Não tem questões da propriedade horizontal e das áreas comuns.
    E passava a entrar sempre pela garagem?
  4.  # 6

    E a quantidade de casos que surgem em Lisboa, em apartamentos, em que através das obras se "apoderam" de parte dos espaços comuns, ficando estas zonas absorvidas dentro da fracção? Por vezes 6, 7, 8 metros quadrados?...


    Colocado por: Pedro Barradashami.. Esqueça isso!!! Esta gente lembra-se de cada coisa... Alterar a localização de uma porta de entrada de apartamento , num predio...
    ;)
    Concordam com este comentário:ADROatelier
  5.  # 7

    Colocado por: ADROatelierNuma moradia, já é diferente. Não tem questões da propriedade horizontal e das áreas comuns.
    E passava a entrar sempre pela garagem?


    Basicamente a ideia seria alterar a distribuição a partir da cozinha e das salas porque da forma que está não é pratico nem faz sentido.
    A sala de jantar mesmo com a eliminação da parede com o recuperador de calor não tem lógica nenhuma por causa da porta de entrada.
    Depois a sala de brincar não é usada porque elas trazem tudo para a nossa sala para brincarem.
    A garagem deixaria de ser usada enquanto tal porque não é viável e portanto ficaríamos com o espaço todo da garagem.

    Aquilo que sinto que nos faz falta é um Hall tipo um corredor com uma
    Parede cheia de armários para arrumar os casacos e os sapatos. Aquele pequeno armário entre a garagem e a cozinha seria para este efeito mas é demasiado pequeno.
    Vamos precisar também de um espaço de arrumação para arrumar as tralhas todas que agora andam espalhadas pela garagem e vamos ter que arranjar um espaço para a caldeira a pellets para o aquecimento central.
    Aproveitava e fazia um pequeno escritório para mim e na garagem utilizaria também parte do espaço para fazer uma mega sala de brincar com parede escalada, baloiços pendurados no tecto, piscina de bolas, escorrega.
    Ideias não faltam só não sei é como redistribuir o espaço para tirar o maior proveito dele.
  6.  # 8

    Não lhe faz falta a garagem?
    Se pretende abdicar da garagem, porque não une com o escritório?

    Não precisará depois do tal espaço de arrecadação/área tecnica?
    Coloque um armário ao longo de toda a parede da garagem, já fica resolvido sem fazer tantas alterações.
    A casa não é muito recente? Porque estas alterações?

    Atenção às alterações e ás licenças.
  7.  # 9

    Colocado por: ADROatelierNão lhe faz falta a garagem?
    Se pretende abdicar da garagem, porque não une com o escritório?

    Não precisará depois do tal espaço de arrecadação/área tecnica?
    Coloque um armário ao longo de toda a parede da garagem, já fica resolvido sem fazer tantas alterações.
    A casa não é muito recente? Porque estas alterações?

    Atenção às alterações e ás licenças.


    Dentro de casa a garagem não me faz falta nenhuma, aliás, só trás problemas.
    A ideia é eliminar a parede da sala de brincar/escritório com
    A garagem.
    Sim, claro que me faz falta uma área de arrumação mas fazendo o que já disse acho que fico com imenso espaço. Terá é de ser uma reformulação bem planeada para que tenha sentido prático.
    A casa tem 3 anos mas pergunte a quantos DO quantos alterariam as suas casas depois de lá morarem. Uma coisa é o que se imagina, outra é a realidade e a vida diária.
    • hami
    • 16 janeiro 2019

     # 10

    Obrigada a todos pelos comentários.

    Segue aqui uma imagem. Espero que ajude a perceber melhor

    Colocado por: ADROatelierAtenção que ao entrar nas áreas comuns do prédio, necessita de autorização do condominio.
    Modificar a entrada do apartamento, também.

    Tem alguma planta, de modo a que se compreenda melhor?
      Porta de Entrada.png
  8.  # 11

    Há algum motivo para fazer a alteração?
    Do ponto de vista burocrático ainda lhe vai dar algum trabalho e dores de cabeça. Valerá a pena?

    O espaço exterior é comum? De que ano é o edificio?
  9.  # 12

    Colocado por: FJDMC

    Pedro e se for numa casa? A minha!
    Depois de 3 anos chegamos a conclusão que não vale a pena ter porta de entrada onde ela está porque em 3 anos conta-se pelos dedos de apenas 1 mão às vezes que abriu e só abriu porque a chave estava na outra parte e tivemos que nos desenrascar dessa forma.
    A ideia seria colocá-la do mesmo lado onde agora está instalada a garagem.
    só uma dica, quando quiseres ocultar dados de um desenho tem de tornar esse desenho não editável, tipo em JPG... PDF é sempre, ou quase sempre editável.
  10.  # 13

    FJDMC, qt mais leio mais acredito que a solução para si é vender essa casa e fazer uma outra, bem pensada e estruturada aos seus gostos/vivências e carteira!
  11.  # 14

    Colocado por: Pedro Azevedo78FJDMC, qt mais leio mais acredito que a solução para si é vender essa casa e fazer uma outra, bem pensada e estruturada aos seus gostos/vivências e carteira!


    Pedro Azevedo neste momento estou com duas possibilidades em cima da mesa:
    1- Vender esta casa o quanto antes mas nunca antes das reparações!
    2- construir outra casa e agora pensando como um amigo que encontrei aqui no fórum chamado Cid que a casa tem de ficar toda completa.

    Ambos os planos estão em andamento mas enquanto não vender a casa terei de a tornar o mais prática possível porque até haver outro somos nós os moradores.
  12.  # 15

    Colocado por: FJDMC

    Pedro Azevedo neste momento estou com duas possibilidades em cima da mesa:
    1- Vender esta casa o quanto antes mas nunca antes das reparações!
    2- construir outra casa e agora pensando como um amigo que encontrei aqui no fórum chamado Cid que a casa tem de ficar toda completa.

    Ambos os planos estão em andamento mas enquanto não vender a casa terei de a tornar o mais prática possível porque até haver outro somos nós os moradores.

    Isso parece-me a mesma possibilidade. ;)
    Arranja, vende e faz uma como deve ser.

    Um conselho, se esta a pensar assim, limite as obras as estritamente necessárias de forma a que nao seja cada vez mais dificil reaver o investimento feito
  13.  # 16

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Isso parece-me a mesma possibilidade. ;)
    Arranja, vende e faz uma como deve ser.

    Um conselho, se esta a pensar assim, limite as obras as estritamente necessárias de forma a que nao seja cada vez mais dificil reaver o investimento feito


    Obrigada pelo conselho Pedro. Limitarei claro até porque até à fase de projecto não terei qualquer custo.
    E depois existe outra coisa, todos já devem ter ouvido falar do que se passa em Lisboa no ramo imobiliário. Aliás eu enquanto notaria estagiária assisto a escrituras de casas a preços que Meu Deus... mas como Lisboa não é para todos, já se vê muita procura nas proximidades de Lisboa e nós estamos a meia hora de Lisboa sem trânsito em pleno campo.
 
0.0159 seg. NEW