Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.

    No final de dezembro fiz um pedido de reavaliação de um apartamento para efeitos de IMI. A última avaliação tinha sido feita em 2009, aquando da doação do imóvel.
    O pedido foi efectuado online, e mais tarde foram entregues, no serviço de finanças correspondente, as plantas do apartamento.

    Hoje chegou a nova avaliação, que tem algo que não entendo: como é que a área bruta privativa passou de 98,?800 para 108,7000?!
    Não foram feitas quaisquer obras, nem acrescentos... será possível que na escritura da casa e na escritura da doação tenha ficado o valor errado no sistema?

    Alguém consegue dar umas luzes sobre este assunto?
      Captura de ecrã 2019-01-17, às 19.53.43 - cópia.jpg
  2.  # 2

    Colocado por: sonderfallAlguém consegue dar umas luzes sobre este assunto?

    Tem que medir, se estiver errado, reclame.
  3.  # 3

    olá Picareta,

    tenho de medir como, exactamente? Ir ao apartamento e medir as áreas no local, ou pegar a planta e medir por aí?

    (nunca tratei deste assunto e por isso a dúvida).
  4.  # 4

    Colocado por: sonderfalltenho de medir como, exactamente?

    Medir na planta que entregou nas finanças, foi nessa planta que o actual avaliador mediu os 108,7m2.
  5.  # 5

    Vou ver então se me mandam as plantas para tentar medir e tentar perceber o que aconteceu.
  6.  # 6

    Colocado por: Picareta
    Medir na planta que entregou nas finanças, foi nessa planta que o actual avaliador mediu os 108,7m2.


    Picareta, só mais uma questão:
    Olhando para esta planta, exactamente o que é que tenho de medir? Os números que estão à volta?



    estive à procura de como medir a área bruta privativa mas só encontrei esta explicação: "A área bruta privativa (Aa) é a superfície total medida pelo perímetro exterior e eixos das paredes ou outros elementos separadores do edifício ou da fracção, incluindo varandas privativas fechadas, caves e sótãos privativos com utilização idêntica à do edifício ou da fracção, a que se aplica o coeficiente 1."
  7.  # 7

    publiquei sem a imagem por engano.
      PHOTO-2019-01-17-21-27-58.jpg
  8.  # 8

    O que é que diz na Licença de Utilização?
  9.  # 9

    Colocado por: sonderfallOlhando para esta planta, exactamente o que é que tenho de medir? Os números que estão à volta?

    Pode utilizar os números que estão à volta ou usar uma régua.
    Nas paredes comuns com o apartamento do vizinho deve medir pelo meio da parede.
  10.  # 10

    A licença não tem área bruta privativa
  11.  # 11

    Colocado por: ADROatelierO que é que diz na Licença de Utilização?

    As licenças de utilização que conheço, não tem a área de construção.
  12.  # 12

    Colocado por: ADROatelier
    1. O que é que diz na Licença de Utilização?


    não tenho os documentos da casa comigo. A licença de utilização não é a caderneta predial, certo?
  13.  # 13

    Dependendo do prédio e do modo como a Licença de Utilizaçao foi emitida - ou seja, da câmara e do ano - algumas têm esses dados suficientes para ajudar o forista.

    Eu não perguntei pela área bruta privativa. Perguntei o que dizia na Licença de Utilização.

    O perito avaliador das finanças, pelo modo como o sistema está implementado, não mede plantas.
  14.  # 14

    Colocado por: ADROatelierO perito avaliador das finanças não mede plantas.

    LOL ... então medem o quê?
    As finanças pedem as plantas para os peritos as medirem. São engenheiros e sabem medir uma planta.
  15.  # 15

    Fiz aqui uma medição, um bocado a olho e dá-me 101m2, mais perto do valor declarado, do que do valor do perito.
  16.  # 16

    Colocado por: Picareta
    Pode utilizar os números que estão à volta ou usar uma régua.
    Nas paredes comuns com o apartamento do vizinho deve medir pelo meio da parede.


    Ok, a ver se no fim-de-semana me dedico a isto com mais calma.

    Curiosamente, e dos papéis que me enviaram agora:
    - em 2008, durante a doação, aparecem como áreas: bruta privativa: 111,9600; dependente: 11,2500.
    --> Nessa altura foram pedidas as plantas à câmara e entregues
    - Em 2009, a casa foi avaliada e as áreas são: bruta privativa: 98,1800; dependente: 13,000
    - E agora, nesta avaliação, mudam novamente as dimensões para 108,7000 privativa e 13,000 dependente.

    Alguém nas finanças não sabe fazer contas (e não sou só eu) :)
  17.  # 17

    Colocado por: sonderfallOk, a ver se no fim-de-semana me dedico a isto com mais calma.

    Divida a planta da casa em vários rectângulos, meça a área de cada rectângulo e no fim some a área de todos os rectângulos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sonderfall
  18.  # 18

    Picareta,
    Não medem plantas. É o modo como o sistema está implementado.
    Se quiser envie-me o seu email/contacto para [email protected].

    Sobretudo nos casos de prédios em que existe propriedade horizontal, a informação é baseada na documentação escrita já existente.

    Colocado por: Picareta
    LOL ... então medem o quê?
    As finanças pedem as plantas para os peritos as medirem. São engenheiros e sabem medir uma planta.
  19.  # 19

    se não medem plantas então porque é que nos obrigam a levá-las lá?

    O meu pedido de revisão do valor ficou pendente até serem entregues as plantas. E isto no mesmo serviço de finanças onde as plantas já tinham sido entregues em 2009, ou seja, onde já estavam todos os documentos correctos...
  20.  # 20

    Quanto tempo , demorou entre o pedido de avaliação e eles pedirem as plantas? fiz um pedido de reavaliação a um mês e ainda não disseram nada....
 
0.0230 seg. NEW