Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá bom dia a todos
    Se possível gostaria de ser esclarecido sobre o seguinte:
    Vivo em casa arrendada á 10 anos.
    Acontece que o contrato foi verbal.
    Não tenho contrato assinado nem recibos.
    Faço o pagamento todos os meses por cheque,tenho serviço da MEO em meu nome bem como toda a correspondência endereçada para esta morada.
    Acontece que o meu senhorio disse-me para eu arranjar outra casa .
    A casa onde eu moro está dividida em duas,num lado mora a filha do senhorio, no outro lado moro eu.
    Acontece que a água para a minha casa não passa pelo contador é roubada, e a luz ele montou um contador na minha casa sem consentimento da EDP e pago os kws que o contador marca
    Tenho dois filhos menores e estou um pouco preocupado com toda esta situação.
    Gostaria de saber que direito eu tenho?
    • size
    • 18 janeiro 2019

     # 2

    Tem o direito de procurar outra casa, dado que aderiu a um contrato verbal, que é considerado nulo.
    Concordam com este comentário: Sr.io, desofiapedro
  2.  # 3

    Colocado por: sizeTem o direito de procurar outra casa

    Isto é entrar a matar.
    Mas sim, o size tem razão.

    Já agora, João Rosário, devia pagar a água que roubou.

    E acho que não é preciso o consentimento da EDP para montar um contador para uma "fracção" da casa.
    O proprietário pode estar simplesmente muito interessado em monitorizar os consumos de electricidade.
  3.  # 4

    Sendo assim o senhorio pode lá chegar a casa e colocar tudo na rua.
    Os cheques emitidos em seu nome ao longo de 10 anos não servem para nada.
    A água foi uma "oferta" do senhorio que vim a saber mais tarde que esta era desviada.
    Muito obrigado
  4.  # 5

    Até mesmo que não pagasse renda, ninguém o pode por assim dessa forma na rua, se isso acontecer nao saia, feche a porta e chame a policia.
    As coisas devem ser feitas segundo as leis, mesmo que nao se concorde com elas e um acordo verbal é um acordo verbal e sep poder provar que realmente mora nessa casa para já é o suficiente.
    Sugestão: vá procurar casa porque o senhorio pode nao o mandar para a rua amanha ou para a semana mas se quiser vai pô-lo na rua!
    Quer saber até quando pode ficar na casa? Pergunte ao senhorio quando quer que saia e depois se não gostar da resposta procure um advogado.
    Concordam com este comentário: Sr.io
  5.  # 6

    Colocado por: João RosárioNão tenho contrato assinado nem recibos.
    Faço o pagamento todos os meses por cheque,tenho serviço da MEO em meu nome bem como toda a correspondência endereçada para esta morada.

    Nunca percebi estas coisas.
    Eu quando quero fazer um contrato qq pedem-me este mundo e o outro.
    Para a EDP é sempre preciso o contrato de arrendamento ou de propriedade, para meos e afins pedem-me facturas de EDP, etc, etc.
    E depois há casos destes em que se consegue ter tudo sem ter um único documento a comprovar que se é dono ou arrendatário de um espaço.
    Nao percebo...
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Sr.io
    • size
    • 18 janeiro 2019

     # 7

    Colocado por: João Rosário
    Sendo assim o senhorio pode lá chegar a casa e colocar tudo na rua.


    Claro que não.
    Mas tem o direito de reivindicar a posse da casa de que é proprietário, se necessário, através do Tribunal.
    Ou seja, perante um contrato de arrendamento verbal, que é considerado nulo, o inquilino não tem meio de reivindicar a continuação do arrendamento verbal.
    Concordam com este comentário: Sr.io
  6.  # 8

    A casa ela própria deve ser precária e sem licenças de habitação.Daí nem ser possível um contrato mesmo que se quisesse declarar.
    Concordam com este comentário: Sr.io
    Estas pessoas agradeceram este comentário: João Rosário
  7.  # 9

    Obrigado a todos pelos esclarecimentos.
    Será que um advogado pode ajudar em alguma coisa.
    É verdade que o contrato é verbal, mas em determinadas situações quando acompanhado de provas é capaz de ganhar alguma credebilidade.
 
0.0140 seg. NEW