Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,
    Estou a ponderar trocar o sistema de aquecimento de águas de minha casa que atualmente funciona por esquentador por um sistema à base de termoacumuladore(s).

Já pesquisei aqui no forum e já consegui perceber que posso fazer ligação entre termoacumuladores em série ou paralelo e quais os benefícios de ambas as configurações...

Neste momento a minha dúvida cifra-se nas vantagens/desvantagens que possa ter ao decidir por um termoacumulador de 200l em detrimento de 2x100l, sendo que pelas fichas técnicas dos produtos pude constatar que um termoacumulador de 100l consome cerca de metade de um de 200l, no entanto, ao nível prático de de poupança/disponibilidade de água quente gostaria de saber a vossa opinião.

Grato desde já pela atenção dispensada.
  2.  # 2

Pra quê qyer 2 de 100 litros
    Um não chega de 100 litros
  3.  # 3

Se não os ligar electricamente até nem consomem nada.

O consumo eléctrico dos termos unidades está intrinsecamente ligado ao consumo de água quente sendo o aquecimento através de resistência eléctrica que tem uma relação linear directa.
  4.  # 4

Colocado por: PAlipioBoas,
    Estou a ponderar trocar o sistema de aquecimento de águas de minha casa que atualmente funciona por esquentador por um sistema à base de termoacumuladore(s).

Já pesquisei aqui no forum e já consegui perceber que posso fazer ligação entre termoacumuladores em série ou paralelo e quais os benefícios de ambas as configurações...

Neste momento a minha dúvida cifra-se nas vantagens/desvantagens que possa ter ao decidir por um termoacumulador de 200l em detrimento de 2x100l, sendo que pelas fichas técnicas dos produtos pude constatar que um termoacumulador de 100l consome cerca de metade de um de 200l, no entanto, ao nível prático de de poupança/disponibilidade de água quente gostaria de saber a vossa opinião.

Grato desde já pela atenção dispensada.

2 termocumuladores com ligação em paralelo justifica-se quando existe bastante consumo e tem toda a vantagem neste sistema em termos de regulaçäo e dpoupança tendo sempre agua quente disponivel, veja este exemplo que mongtei:
      IMG_20180306_165832.jpg
      IMG_20180306_170051.jpg
  5.  # 5

Quando existe ligações de diferentes metais que é o caso deve-se introduzir uma união dielétrica para prever a electrolise
      IMG_20180306_165811.jpg
  6.  # 6

Tenha em atenção os grupos de segurança como na primeira foto.
      IMG_20180306_165934.jpg
      IMG_20180306_170123.jpg
  7.  # 7

Colocado por: jorgealvestermos unidades
    correcção: termoacumuladores
  8.  # 8

Colocado por: Costa53Quando existe ligações de diferentes metais que é o caso deve-se introduzir uma união dielétrica para prever a electrolise
    que devem ser instaladas nas ligações dos termocumuladores e não como esta na foto.
  9.  # 9

Colocado por: Costa53

2 termocumuladores com ligação em paralelo justifica-se quando existe bastante consumo e tem toda a vantagem neste sistema em termos de regulaçäo e dpoupança tendo sempre agua quente disponivel, veja este exemplo que mongtei:
      IMG_20180306_165832.jpg
      IMG_20180306_170051.jpg
    esses estão montados em serie
    Concordam com este comentário: jorgealves, Pedro Barradas, PAlipio
  10.  # 10

Colocado por: Sergio Rodriguesesses estão montados em serie
    Concordam com este comentário:jorgealves,Pedro Barradas,PAlipio

Era exatamente o que me estava a parecer - que seria uma montagem em série e não em paralelo como estava a dizer.

Estou inclusivamente a pensar numa primeira instância os ligar desfasados para que o primeiro aqueça a água e depois de ter a água quente passo a água para o 2º e assim demorarei menos tempo a ter 300l de água completamente disponível pois a água quente irá logo aquecer o segundo depósito e quando entrar a água fria no 1º já este estará quente e será "supostamente" mais rápido a aquecer os novos 150l de água - estarei a pensar bem?

Segundo o Costa53 parece-me ser uma boa ideia para conseguir inclusivamente ter um melhor aproveitamento da água e de energia, gostaria apenas de finalizar com a vossa opinião entre Junkers e Vulcano, nos modelos Elacell e NaturAqua respectivamente, sendo que até as imagens são incrivelmente parecidas.
    http://www.vulcano.pt/consumidor/productos/catalogo/producto_29440
    https://www.junkers.pt/consumer/produtos_consumidor/catalogo_consumidor/product_1984

Obrigado.
  11.  # 11

Exato os termocumuladores estão ligados em serie peço desculpa pelo engano, um deve estar com temperatura mais baixa e o outro de consumo com temperatura superior.
    Em relaçāo aos termocumuladores são indiferentes, compre o que for mais em conta.
    •  
      aacc
    • 23 janeiro 2019

# 12

Colocado por: Costa532 termocumuladores com ligação em paralelo justifica-se quando existe bastante consumo

Esses termos estão em série!
    •  
      aacc
    • 23 janeiro 2019

# 13

Colocado por: aacc
    Esses termos estão em série!

O meu comentário veio em fora de tempo Ups
  12.  # 14

Muito obrigado pela ajuda.

0.0195 seg. NEW