Hoje fui ver uma casa, num prédio com R/C,1ºandar+sotao. O sotao pertence ao 1º andar q é a casa q vi. o predio tem dois apartamentos por andar. A ligação ao sotao é interior (creio q ja foi alteração prévia do dono anterior). O telhado é em telha, com a configuração tradicional, em "V". O "isolamento" do sotao, sao apenas umas folhas de cortiça sobrespostas. e espreitando por entre algumas, vesse as telhas. logo nao tem isolamento algum.
E agora a parte maluca da coisa... Eu adoro terraços... o q eu queria fazer ali, caso comprasse, era tirar metade do telhado (vá, 1/4. ficaria apenas metade de um dos lados do "V") e fazer terraço.
Com bonecos se calhar é mais simples: o predio é o q se vê. o apartamento em questao (1ºandar+sotao) está a amarelo.
Esta seria uma ideia do q gostaria de fazer. outro angulo. e outro angulo.
ou seja metade do telhado do predio cobre o meu sotao. Com esta ideia, desapareceria 1/4 do meu telhado. sim, teria q isolar tudo mto bem, etc. fazer passagens para os ventos...
Será q alguma vez conseguiria autorização para uma coisa destas? teria q ter concordancia do resto do prédio? tendo em conta q o primeiro andar é meu (1direito), infiltrações se as houvesse, seriam para a minha casa e nao a dos outros. q especie de autorizações da camara seriam necessárias, se é q fosse possivel, e em quanto me ficaria isto, só em licenças e autorizações (nao estou a falar do custo da obra.
Eu sei eu sei... eu avisei q era malukeira... mas na minha cabeça era isto q gostaria... E no mundo real, é possivel? :)
recomendo vivamente que procure uma casa já com terraço. claro que é possivel mas depressa vai ver que é a forma mais dificil de ter um terraço eheheheh!
Tem que ter a autorização das restantes fracções, fazer um pedido de licenciamento e as obras. Convém ter paciencia, dinheiro e sorte para que tudo corra bem e que seja possivel fazer o que pretende.
epa mas era brutal... a casa assim teria tudo o q procuro:
- open-space (deposi de deitar uam parede abaixo) - zona de aguas furtadas - terraço grande sem visibilidade dos prédios circundantes - dentro do meu price range
ha alguem q ja tenha passado por experiencia semelhante para eu ter uma ideia se será assim mesmo tao dificil?
Tudo se faz. Se for difícil, com dinheiro. Se for impossível, com muito dinheiro. 1. Precisa de autorização de todos os condóminos (não pela alteração em si, mas porque obriga à alteração da PH). 2. Precisa de projecto de arquitectura e licenciamento. 3. Precisa de um bom empreiteiro.
Pois... Eu sou mto na onda do do it youself. obviamente q aqui teriamos situações q implicariam a segurança de outros, portanto é melhor mandar fazer. MAs nao, a ideia nao era torrar dinheiro. Queria ter uma ideia do q custaria (tempo, €€€ em licenças, e autorizações do condomínio) , pq em termos de obra depois logo se via.
Mas claramente, pelo menos do condominio precisaria de autorização, certo?
Já fiz vários terraços desses no centro de Lisboa, tem é de pedir autorização à câmara e eles nem sempre a dão.O condominio tb tem uma palavra a dizer, o que costumo fazer é oferecer as obras do restante telhado(qdo está em mau estado ) em troca da autorização para fazer o terraço. Costuma ser pacifico.Tambem pode arriscar e fazr à revelia da camara, viradao para as traseiras, mas cuidado com os vizinhos invejosos que normalmente com um simples telefonema para a policia municipal podem embargar a obra. Muita atenção à empresa que fizer a impermiabilização desse terraço! Resumindo: acho o máximo e vale a pena o trabalho!
E assim só para ter um ideia mto por alto, pq claro nao sabe especificações... só em obra isso fica em quanto? e no resto? quanto é q se gasta numa brincadeira destas?
É impossivel dar-lhe um valorsem ver, mesmo que por alto... Depende de muitos factores...Estado do telhado,tipo de telhado, tipo de construção,idade do prédio etc,etc....pode ir a este site www.housewithnodoor.com tenho lá um ou dois terraços desses que fiz em Lx.
Para ser sincera não me lembro do preço, pois isto foi uma obra que fizemos há alguns anos e a obra do terraço estava incluida na remodelação geral do apartamento e teve alguns imprevistos pelo meio.