Iniciar sessão ou registar-se
    • RIBA
    • 25 agosto 2009

     # 21

    Compreendido.

    Utilizaste Velux ou outro fabricante?

    Obrigado
  1.  # 22

    Fakro (2ºs maiores produtores a nível mundial, a seguir à Velux) quase idênticas mas bem mais baratas.
  2.  # 23

    Aqui estão
      Foto0123.jpg
    • RIBA
    • 25 agosto 2009

     # 24

    Estás satisfeito (salvo a questão do rufo danificado)?

    Onde é que as compraste?
  3.  # 25

    São impecáveis e bonitas (tem as mariquices todas : Vidro duplo; Gás argon no meio; pinho de trás do sol posto (Lapónia?) etc)

    Comprei no Santos e Oliveira na Charneca da Caparica, faz bons descontos.
    • RIBA
    • 25 agosto 2009

     # 26

    Excelente!

    Os meus agradecimentos pela tua ajuda.

    Espero que no meio desta discussão tenhamos respondido a algumas das dúvidas do NunoGuilherme :-)
  4.  # 27

    Colocado por: RIBAEspero que... tenhamos respondido a algumas das dúvidas do NunoGuilherme :-)
    Tirando o facto de todos esses telhados estarem feitos ao contrário do que devia ser... :-)
    • RIBA
    • 26 agosto 2009

     # 28

    Olá Luis,

    e qual é a tua opinião em relação à construção do telhado da fotografia abaixo?

    Obrigado
      DSC09637_v1.JPG
  5.  # 29

    Riba.
    MELHOR, mas:
    1. Em vez de ter 3 tijolos ao alto (mesmo que emaciçados) a fazer de "pilares", teria sido melhor ter colocado um tarugo.
    2. As ripas de betão não deveriam descarregar em paredes de tijolo. Isto é, as paredes laterais deveriam ter levado um lintel que se visse (uma viga, ou vigota).
  6.  # 30

    A velha história do telhado de "Vidro".

    Luis

    Por acaso é capaz de arranjar uma foto de algum desses telhados maravilha ? Só para ter uma ideia de como é feito (visualizar é mais fácil para quem não está por dentro do ramo), é que não consigo encontrar nenhuma.
  7.  # 31

    Não é maravilha, mas foi bastante bem feito.

    Photobucket
    se reparar, as vigas grandes (I16) com 7m, apoiavam a meio numa parede de alvenaria, que tinha em cima uma lintél de betão.

    Photobucket
    No lado esquerdo, já se estava a montar o ripado

    Photobucket
    A solução completa. Tivemos de esperar porque os gajos das telas se atrasaram
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunoguilherme
  8.  # 32

    Pode não ser a perfeição, mas do que tenho visto pareceu-me bem feito...

    Coisas da Casa - Cobertura


    Coisas da Casa
    • RIBA
    • 26 agosto 2009

     # 33

    Luis, Paulo,

    não conheço nada sobre estruturas de betão pelo que, na minha opinião de leigo, considero que seria mais importante a utilização de um tarugo (em detrimento dos tijolos ao alto que se vêm na fotografia) do que o facto das ripas de betão terminarem sobre a parede de tijolos. O esforço de suporte dessas ripas não é maioritariamente garantido pelas duas vigas que se vêem na perpendicular (e dai o meu comentário sobre a relevância do tarugo)?

    O que pode acontecer às paredes que suportam as vigas? Começam a ceder e a apresentar fissuras visiveis, em particular do lado exterior?

    O que acontece se porventura se pretender abrir uma passagem nessas paredes? O topo cede se não for reforçado de alguma maneira? E que tipo de reforço (minimo) seria necessário (para além da solução mais recomendada de construir uma viga...)?

    Obrigado
    • RIBA
    • 27 agosto 2009

     # 34

    Luis, Paulo,

    conseguem esclarecer-me?

    Obrigado
  9.  # 35

    Colocado por: RIBAO que acontece se porventura se pretender abrir uma passagem nessas paredes? O topo cede se não for reforçado de alguma maneira? E que tipo de reforço (minimo) seria necessário (para além da solução mais recomendada de construir uma viga...)?
    Sejamos radicais. :-)
    Suponha que a abertura nessas paredes é "enorme". É óbvio que as ripas de betão, não tendo qualquer sustentação, vão cair no chão (arrastando as telhas que estão por cima dessas ripas).

    No mínimo, devia levar vigotas EM VEZ dessas paredes.
    Poderá também reforçar utilizando uma solução de recurso do tipo: escorar as ripas existentes; abrir um roço até meio da espessura da parede; fazer meio-lintel armado; repetir a operação do lado oposto. Mas não é bem a mesma coisa...

    Como o LB já disse por aí algures, o tempo das "paredes mestras" já lá vai... (mas, pelo que tenho visto, não é bem assim. Ainda há quem pense que umas paredes de barro cozido cheio de buracos pode sustentar o peso de um telhado, ou de uma lage em betão armado).

    Os tarugos trabalham perpendicularmente às vigotas, para que o vão não seja tão grande e para solidarizar o conjunto (em caso de haver um abanãozito...).

    Como um tarugo é uma espécie de viga, deve começar e acabar (i.e., apoiar) em algo de suficientemente resistente (p.ex.: num par de vigas ou vigotas, e NÃO num par de paredes de tijolo).

    Para mim, as 2 questões (apoio de ripas sobre a parede de tijolo, e tarugo) são de importância semelhante, até porque estarão interligadas.

    Repare: este telhado NÃO VAI cair... sózinho.
    A não ser que vá mesmo abrir buracos nas paredes de tijolo, sem qualquer reforço prévio! :-)
    E, no caso de haver um abanão, esta cobertura está mais sujeita a danos que outros (ligeiramente) mais bem executados.
  10.  # 36

    Boa tarde a todos,
    Estou com obras em casa e estou a pensar isolar o meu sotão com uma película de 4mm de boolterm que vou colocar a contornar as Vigas e colado nas vigotas.
    Acontece que não queria deixar o boolterm visível e colocar uma estrutura em "U" (penso que em esferovite) a imitar um barrrote (ou outra solução mais económica) que irá encaixar pela parte de baixo da viga.
    Alguma alminha caridosa me pode dar uma ajudinha e indicar preços e onde posso encontrar este tipo de aplicação? E como se chama mesmo isto?
    Obrigado.
  11.  # 37

    Boa Tarde a Todos!

    Desde já peço imensas desculpas por não vos ter respondido, mas estive ausente do país.

    Na altura acabei por optar por criar um rectângulo na vertical com 1,30x0,40 e coloquei telhas transparentes, pelo menos fiquei com mais luz. Agora vou voltar ao projecto inicial que é colocar mesmo uma janela. no entanto a questão das vigas mantém-se já que não as cortei (até porque precisava de suporte para as telhas).

    Já agora alguns questionaram-me acerca do péssimo trabalho feito no telhado (pelo construtor) e a verdade é que todo o prédio é uma "mer**" desculpem a expressão :P Isto porque o prédio tem 6/7anos (é no Barreiro já agora) o meu andar é o ultimo (3º andar) e tenho fendas e humidades nas paredes das janelas em todos os quartos e sala, mas...mas isso é outra história :D

    Abraço e Bom Ano :D
  12.  # 38

    Bom dia caro Nunoguilherme!
    Estou agora a pesquisar como resolver o mesmo problema que apresentou aqui: cortar as vigas para colocar janela no telhado pois tenho o mesmo desenho de vigas.
    Ja fez a obra? conseguiu alternativa?
    Obrigado!
    Pedro
 
0.0215 seg. NEW