Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Eu espero arrancar a obra no verão de 2019, para terminar em 2020, vamos lá ver.

    Entretanto espero orçamentos da solução de Paineis, depósito, radiadores com caldeira, VMC...

    E após receber estes, vou solicitar PRH para avaliar diferenças e custos. Depois partilho com a malta.

    Uma coisa que o Arquitecto sempre me recomendou desde início foi o VMC. Quando mais me informo, mais valor dou à coisa.


    Tenho um vizinho que faz instalações de gás, é o trabalho dele, e por acaso falou-me muito bem nas caldeiras a pellets a suportar os radiadores.

    Entretanto como o meu pai é do ramo da construção, irei visitar uma série de casas em construção que são para entregar até Maio e aproveito para fazer umas questões.
  2.  # 22

    Colocado por: RuipsmVamos deixar o espaço na garagem para a caldeira a pellets ou BC

    Atenção que a BC fica no exterior ou tem pelo menos uma unidade exterior complementada por uma interior. Acautelar isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ruipsm
    • RCF
    • 23 janeiro 2019

     # 23

    Colocado por: desousarocha

    Muito obrigado pelo seu comentário

    Sei que o piso radiante, quando utilizado com bomba de calor também poderá retirar algusn graus à temperatura interior.
    Face às temperaturas e duração dos nossos invernos parece-me não justificar o investimento no Anonimo18072022A que com bomba de calor para arrefecer, pelo que li, será de cerca de 20.000€. Este foi o motivo que me levou a estar mais inclinado para o AC.

    Sempre tive aquecimento por radiação, não por piso radiante, mas, pelos convencionais radiadores ligados a uam caldeira a gás natural. Gosto desta solução, não estou a pensar nela por dois motivos, porque ocupam espaço nas paredes e porque o consumo parece ser mais elevado quando comparado com outros sistemas. Ao pensar mudar para um sistema como o AC, que desconheço, e ouço criticas como secar o ar sentirem-se as correntes de ar, a temperatura ter que ser mais elevada para ter o mesmo nível de conforto quando comparado a sistemas por radiação, etc... fico com algum receio....

    PRH é top.
    A instalação é cara e é um investimento que se justifica mais em zonas mais frias do que em zonas mais amenas.
    Sendo uma zona mais amena e não querendo/podendo investir tanto, há outras soluções. A que o Ruipsm partilhou parece-me equilibrada.
    Efetivamente, o AC, apesar de ser dos menos caros e mais versáteis, não é dos mais agradáveis, especialmente para aquecimento.
    Nalguns casos, um recuperador de calor (a lenha ou pellets), mesmo sem estar ligado a radiadores, mas podendo levar o ar quente, por condutas, para outros compartimentos, pode ser uma solução interessante. Explore essa possibilidade.
    Concordam com este comentário: Ruipsm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ruipsm
  3.  # 24

    Colocado por: Ruipsm

    Eu vou contar a minha experiência.
    Sempre dissemos que para ter a AC para aquecimento não queríamos, tínhamos no apartamento AC e a sensação térmica do AC para aquecimento deixa muito a desejar na nossa opinião, não gostamos do "calor" do AC mas para arrefecer é top e por isso vamos deixar a pré instalação de AC na moradia que vamo construir apesar de os técnicos dizerem que difícilmente será possível pois como vivemos perto do mar, poucas são as noites que o tempo não arrefece o suficiente para se poder arrefecer a casa. Ainda este ano se formos a ver iríamos precisar de arrefecer umas duas semanas se tanto e a casa como irá ser construída (pelo menos é o que queremos) irá ter um melhor isolamento do que a casa onde vivemos actualmente.
    Quanto as opções para aquecimento, caldeira a gás natural estava fora de questão pois não temos gás natural na rua logo é impossível, portanto vimos o PRH com bomba de calor ou radiadores com caldeira a pellets. Bomba de calor com PRH fica um investimento muito avultado, o que iria fazer com que o orçamento subisse ainda mais por isso optamos pelos radiadores (que não desgostamos de todo) com caldeira a pellets. Pelo que pude saber por quem tem são bastante eficientes, logo não há dúvidas.
    Claro que quem tem folga orçamental coloquem o PRH, quem não tem acho que a melhor opção é a que tomamos, se não optavamos por outra alternativa.
    Os dois têm vantagens e desvantagens, mas para mim uma vantagem é que no caso dos radiadores depois de ligar a caldeira a casa aquece mais rápido do que com PRH, o que dá para ligar umas horas e desligar outras.
    Foi a opção que tomamos e não estamos arrependidos, depois de termos a casa concluída poderemos mudar de opinião claro
    Concordam com este comentário:RCF


    Sou obrigado a discordar ligeiramente na sua opinião. Prefiro cortar 3 ou 4m2 no total da casa (ou 5 ou 6) e fazer o esforço para colocar o PRH. É um investimento no futuro, que terá o retorno a longo prazo, mas eventualmente (se colocar paineis fotovoltaicos, melhor ainda) terá.

    São só os meu 5 centavos de opinião! :)
  4.  # 25

    Colocado por: RCF
    PRH é top.
    A instalação é cara e é um investimento que se justifica mais em zonas mais frias do que em zonas mais amenas.
    Sendo uma zona mais amena e não querendo/podendo investir tanto, há outras soluções. A que o Ruipsm partilhou parece-me equilibrada.
    Efetivamente, o AC, apesar de ser dos menos caros e mais versáteis, não é dos mais agradáveis, especialmente para aquecimento.
    Nalguns casos, um recuperador de calor (a lenha ou pellets), mesmo sem estar ligado a radiadores, mas podendo levar o ar quente, por condutas, para outros compartimentos, pode ser uma solução interessante. Explore essa possibilidade.
    Concordam com este comentário:Ruipsm
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ruipsm


    Aí está o principal da questão, a casa vai ser a 2kms do mar, a temperatura é bem mais amena por exemplo em Leça da Palmeira do que na Maia (para quem conhece)! No nosso caso específico por vezes no interior estão 4graus e onde vai ser a casa estão 10! Por isso não penso que justifique o PRH
    Concordam com este comentário: RCF, desousarocha
  5.  # 26

    Colocado por: Pereira82Eu espero arrancar a obra no verão de 2019, para terminar em 2020, vamos lá ver.

    Entretanto espero orçamentos da solução de Paineis, depósito, radiadores com caldeira, VMC...

    E após receber estes, vou solicitar PRH para avaliar diferenças e custos. Depois partilho com a malta.

    Uma coisa que o Arquitecto sempre me recomendou desde início foi o VMC. Quando mais me informo, mais valor dou à coisa.


    Tenho um vizinho que faz instalações de gás, é o trabalho dele, e por acaso falou-me muito bem nas caldeiras a pellets a suportar os radiadores.

    Entretanto como o meu pai é do ramo da construção, irei visitar uma série de casas em construção que são para entregar até Maio e aproveito para fazer umas questões.

    Também me disseram que a caldeira a Pellets é TOP com radiadores e se optasse pela BC teria que ser uma mais específica, de alta temperatura ou algo do gênero que já não me lembro! Radiadores não nos faz de todo diferença
  6.  # 27

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Atenção que a BC fica no exterior ou tem pelo menos uma unidade exterior complementada por uma interior. Acautelar isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ruipsm


    Mas como será quase de certeza caldeira a pellets o espaço será na garagem.
    • RCF
    • 23 janeiro 2019

     # 28

    Colocado por: jcfcidPrefiro cortar 3 ou 4m2 no total da casa (ou 5 ou 6) e fazer o esforço para colocar o PRH. É um investimento no futuro, que terá o retorno a longo prazo

    Concordo, em absoluto, se se tratar de uma zona com temperaturas baixas. Onde seja habitual as temperaturas chegarem a negativas e no inverno, as mínimas dificilmente chegarem aos 10º. No entanto, em zonas onde dificilmente as mínimas descem dos 10º, tal investimento já pode ser desajustado. Em vez de necessidade, o PRH já poderá ser apenas um luxo.
    • jcfcid
    • 23 janeiro 2019 editado

     # 29

    Colocado por: RCF
    Concordo, em absoluto, se se tratar de uma zona com temperaturas baixas. Onde seja habitual as temperaturas chegarem a negativas e no inverno, as mínimas dificilmente chegarem aos 10º. No entanto, em zonas onde dificilmente as mínimas descem dos 10º, tal investimento já pode ser desajustado. Em vez de necessidade, o PRH já poderá ser apenas um luxo.


    Se funciona para temperaturas baixas, não funciona melhor para temperaturas mais amenas? Até gasta menos, pois a BC não precisa de trabalhar tanto.

    Na minha opinião, até funciona melhor, pois terá sempre um conforto muito superior a qualquer outra solução (aquecimento / arrefecimento), quando aliado a um bom isolamento. Estes para mim (assim como a caixilharia) são os topicos mais importantes numa casa. Se calhar até podia ter uma casa com garagem, mas prefiro ter pergola para poder investir no PRH e bom isolamento!

    Hoje em dia, mesmo nas zonas mais quentes do pais, as minimas facilmente caiem abaixo de 10º (na zona onde vivo andam agora constantemente nos 4º).
    • RCF
    • 23 janeiro 2019 editado

     # 30

    Colocado por: jcfcidSe funciona para temperaturas baixas, não funciona melhor para temperaturas mais amenas?

    Claro que sim. A questão não é essa. É uma questão de necessidade. Em zonas de temperaturas amenas, pode ser um investimento desnecessário/desajustado. Apenas isso.

    Colocado por: jcfcidHoje em dia, mesmo nas zonas mais quentes do pais, as minimas facilmente caiem abaixo de 10º

    Por regra, os locais que têm as temperaturas mais altas, também têm as mais baixas. São disso exemplo Trás-os-Montes e o interior alentejano. Ter temperaturas altas no verão, não significa que não tenha temperaturas baixas no inverno.
    Temperatura amena é o que tem a costa algarvia, bem como outras zonas costeiras e a Madeira, por exemplo, onde dificilmente baixa dos 10º e dificilmente chega aos 35º. Nestes locais, eu considero o PRH um luxo e não uma necessidade.
  7.  # 31

    Colocado por: Pedro Azevedo78São assim tão poucos os meses de aquecimento? Para mim não...


    poderá depender de zona para zona e de casa para casa, mas não tenho necessidade de ligar os meus AC para aquecimento para do que 3 meses por ano.

    por isso não a menos que me saia o euromilhoes não vejo necessidade em colocar PRH na minha casa.
  8.  # 32

    Viva pessoal,

    Isto é tema sim senhor, dos mais relevantes e todos nós queremos depois da casa feita ficar descansados com a escolha.

    A minha moradia será na zona oeste, zona de Torres Vedras. Por exemplo nas últimas semanas tenho apanhado muitas vezes 3 e 4º na rua, a coisa vai bem abaixo.

    Contudo acho que como o PRH trabalha a menos temperaturas que por exemplo radiadores a água, para aquecer o PRH a bomba de calor tambem terá de ser uma "menos potente", que gastará menos. A situação de incluir fotovoltaicos também é interessante de facto.
    E apoiar a bomba de calor logo com paineis solares também me parece bem.

    Pontos negativos e que me levantam dúvidas, o investimento pelo que sondei (terei certezas) para a minha casa com 190metros será uns 18-20k. E depois no final de fevereiro vá, desligo o PRH, o que é que eu faço com a bomba o resto do ano?

    Tá certo que tenho mega conforno no Inverno, com eficiência, mas o equipamento vai ficar o resto do ano parado.

    Se tiver Pellets e radiadores também, é verdade, mas o custo foi bem abaixo. São estas coisas que temos também de pesar.

    Eu sou sincero, quanto mais orçamentos peço, a primeira coisa que me dizem é PRH, onde quer que vá. E daí começar a ponderar e tenho de fazer contas. Mas está tudo em aberto.

    Contudo também acredito que haverá muitas outras soluções bastante viáveis.
    Concordam com este comentário: desousarocha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
  9.  # 33

    Colocado por: Pereira82desligo o PRH, o que é que eu faço com a bomba o resto do ano

    O mesmo que com a caldeira ou até pode arrefecer se quiser e necessitar.
    • RCF
    • 23 janeiro 2019 editado

     # 34

    Colocado por: Pereira82E depois no final de fevereiro vá, desligo o PRH, o que é que eu faço com a bomba o resto do ano?

    o mesmo que faz com os casacos de inverno...
    Acho que não é por aí. O PRH é bom. O investimento inicial não é baixo. Depois é ponderar a necessidade efetiva VS a disponibilidade financeira...
    • meco
    • 23 janeiro 2019

     # 35

    Eu tinha um apartamento na Maia com 120 m2 na Maia e gastava uma fortuna em gás. Pelo menos 2 mesitos com 500€ de gás, cada.
    Agora com um recuperador de calor gasto 400€ por Inverno. Não é mês, é inverno. Tenho é que comprar um camião de lenha, penso que 22m3 que custa 800€, e tenho aquecimento central, aqs do recuperador apoiado por caldeira a gás, gasto umas 3 por ano, e painéis solares. Para mim é um prazer diário, para outros será um monte de trabalho, tem que ligar aquilo sempre que chega a casa, e limpar cinzas de 2 em 2 ou 3 em 3 dias. Casa muito bem isolada a nível de caixilharia e capoto e lãs de rocha etc. Casa sempre muito, muito confortável, ás vezes até pró quente, mas facilmente controlável, a um preço muito baixo.
    Concordam com este comentário: Jota5
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jota5
  10.  # 36

    Colocado por: Pereira82Viva pessoal,

    Isto é tema sim senhor, dos mais relevantes e todos nós queremos depois da casa feita ficar descansados com a escolha.

    A minha moradia será na zona oeste, zona de Torres Vedras. Por exemplo nas últimas semanas tenho apanhado muitas vezes 3 e 4º na rua, a coisa vai bem abaixo.

    Contudo acho que como o PRH trabalha a menos temperaturas que por exemplo radiadores a água, para aquecer o PRH a bomba de calor tambem terá de ser uma "menos potente", que gastará menos. A situação de incluir fotovoltaicos também é interessante de facto.
    E apoiar a bomba de calor logo com paineis solares também me parece bem.

    Pontos negativos e que me levantam dúvidas, o investimento pelo que sondei (terei certezas) para a minha casa com 190metros será uns 18-20k. E depois no final de fevereiro vá, desligo o PRH, o que é que eu faço com a bomba o resto do ano?

    Tá certo que tenho mega conforno no Inverno, com eficiência, mas o equipamento vai ficar o resto do ano parado.

    Se tiver Pellets e radiadores também, é verdade, mas o custo foi bem abaixo. São estas coisas que temos também de pesar.

    Eu sou sincero, quanto mais orçamentos peço, a primeira coisa que me dizem é PRH, onde quer que vá. E daí começar a ponderar e tenho de fazer contas. Mas está tudo em aberto.

    Contudo também acredito que haverá muitas outras soluções bastante viáveis.


    O PRH, não tem de ser necessariamente com uma bomba de calor...

    Pode usar uma caldeira a Pellets, de Condensação a Gás Natural, Recuperador de calor... Tem várias opções... A Vantagem da bomba de calor, é que é mais eficiente e consegue fazer também arrefecimento caso necessite! E a bomba de calor, pode ser alimentado por paineis fotovoltaicos, ou seja, pode eventualmente até ser autosuficiente (num cenário perfeito) e ter retorno do investimento mais rapido! :)

    Como disse, acho que o PRH faz sentido, independentemente da zona geografica, precisamente por não ter de ser a bomba de calor a unica fonte de energia... No meu caso, a diferença da bomba de calor para a Caldeira de condensação de gás natural eram 1500 ou 2000€. Decidi "retirar" uns 3 ou 4m2 de casa, já poupei dinheiro e consigo ter o conforto do PRH!
  11.  # 37

    Às vezes quando estamos a idealizar o sistema de aquecimento para uma moradia julgamos que apenas iremos precisar dele em funcionamento durante os meses mais frios (3meses) e depois a prática é totalmente diferente. No meu caso, está ligado de novembro a abril e isto numa zona considerada amena (oeste, a 2km do mar).
    Após uma experiência de 17 anos de PRH não tenho dúvidas que para mim é o sistema ideal.
    Claro que tem um custo de instalação mais elevado que outros, mas por outro lado de utilização bastante baixo (PRH + BC) e com um conforto inigualável.
  12.  # 38

    Boa tarde, arrendei uma moradia com recuperador de calor, mas na saída de ar que devia ser quente sai ar frio, já experimentei com o respiro aberto e fechado mas o resultado é igual, tb reparei que por cima da lenha tem uma enorme placa de ferro, será normal, gostaria de saber o que fazer visto ser um leigo na materia
  13.  # 39

    Colocado por: JoelMporque que precisa de um sistema centralizado?

    Colocado por: Pedro Azevedo78Para se ter verdadeiro conforto

    Como não conheço nenhuma vivenda confortável na sua totalidade de espaço sem ter nenhum sistema de aquecimento centralizado é que disse isso.
    Deveria ter dito isso mesmo: "não conheço nenhuma vivenda confortável na sua totalidade de espaço sem ter nenhum sistema de aquecimento centralizado"
    Se existem? Talvez.
  14.  # 40

    Colocado por: JoelMpode é dizer que não gosta do ar condicionado

    Nao é nao gostar. Nunca estive numa casa com ACs individuais em todas as divisoes que estivessem todos ligados de forma a ter uma temperatura estavel na casa toda.
    Ja estive am casas com sistemas de AC central e sinceramente, estive confortavel.

    Colocado por: JoelMos radiadores sendo electricos o pessoal desliga nas divisões que usa menos, etc mas isso é outra questão!

    Nao, nao é. a questao e ter conforto. e radiadores electricos pala casa toda ng tem tudo ligado. a conta seria astronomica. logo o conforto nao e o mesmo.
    Eu referi claramente a parte do conforto na casa toda.
 
0.0258 seg. NEW