Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho uma caldeira mural a gás e tinha o vaso de expansão rôto. Consegui tirá-lo e arranjar um para substituir (não foi fácil que a caldeira é de 2004).
    A ajuda que preciso é como voltar a montar o circuito? Preciso purgar o sistema para que o vaso meta água para o sitio certo quando o montar de novo?
    Obrigado
  2.  # 2

    Trocar de vaso de expansão (VE) é como trocar de camisa.
    A camisa tem de estar bem passada, o ferro de engomar tem de ter a temperatura certa , e manobrar o ferro também exige perícia.

    Tem de retirar o VE roto, colocar o novo, e atestar o circuito de água. Até á pressão que o fabricante da caldeira estipulou, a pressão de trabalho de VE .
    A pressão deve conseguir ler no manométro que a caldeira tem não exagere, atestar até 1,5 bar, esperar, e repor se necessário.
    O gás que normalmente está dentro do VE é azoto, normalmente já vem com pré-carga.
    Existem situações nas quais é necessário calcular e alterar a pressão dentro do vaso, esperemos que não seja o caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: esponja
  3.  # 3

    No caso o VE é montado e adaptado em "vazio" digamos. O ajuste de pressão é feito pelo passador de água da própria caldeira? A minha dúvida é se depois de adaptado o VE abrindo a torneira do circuito da caldeira consigo "substituir" por água, aquela "bolha" de ar que acaba por ficar dentro do VE (na parte do circuito de água claro).
  4.  # 4

    Colocado por: esponjaNo caso o VE é montado e adaptado em "vazio" digamos. O ajuste de pressão é feito pelo passador de água da própria caldeira? A minha dúvida é se depois de adaptado o VE abrindo a torneira do circuito da caldeira consigo "substituir" por água, aquela "bolha" de ar que acaba por ficar dentro do VE (na parte do circuito de água claro).
    não se chateie com isso, ligue o vaso e encha o circuito
    Estas pessoas agradeceram este comentário: esponja
  5.  # 5

    o fundamental é não encher isso á bruta, para fragilizar a borracha do vaso de expansão , e ter o mesmo problema daqui a um a 2 anos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: esponja
  6.  # 6

    Tudo montado e reposta a pressão dentro do sistema e tudo a funcionar, por enquanto!
    Como o vaso era ligeiramente mais estreito teve de levar 2 apoios laterais (😂) para ajudar na fixação do mesmo!
  7.  # 7

    E ainda dizem que o vinho não dá soluções!
    Concordam com este comentário: jorgealves, mtavares
      IMG_20190125_155217.jpg
  8.  # 8

    Uma ajudinha.

    Liguei este fim de semana o aquecimento e a minha caldeira começou com umas variações de pressão que faz com que a válvula de segurança dispare.

    Com a ajuda aqui do fórum cheguei ao vaso expansor, pressionei a válvula e saiu água. Isso quer dizer que está roto e necessita de substituição?
  9.  # 9

    Colocado por: Drachenm de semana o aquecimento e a minha caldeira começou com umas variações de pressão que faz com que a válvula de segurança dispare.

    Com a ajuda aqui do fórum cheguei ao vaso expansor, pressionei a válvula e saiu água. Isso quer dizer que está roto e necessita d


    Sim!
  10.  # 10

    👌Iep...
  11.  # 11

    Obrigado a ambos.

    Presumo que basta arranjar um vaso de expansão com as mesmas características do que este, isto é, não precisa de ser da marca certo? É que já tem uns anos e em Portugal já não há representação.
 
0.0146 seg. NEW