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  1.  # 1

    Bom dia,
    Tenho um cliente que pretende construir uma moradia com uma cave para garagem. Trata-se de um loteamento em que a fachada se inicia a 3 metros do passeio; são moradias de duas frentes pelo que não deverá ser possível recuar mais a fachada.
    Eu fiz um pequeno estudo para perceber as cotas dos pisos, mas o cliente quer a cota do piso de habitação mais baixa. A minha questão é que mesmo com o estudo que fiz, a rampa já está bem inclinada para o carro de cima. (no desenho a garagem está com 2,20m de pé-direito pelo que não quero descer mais a laje.
    Pretendo assim obter as vossas opiniões sobre esta matéria.
    Acham razoável inclinar mais a rampa?
      MVR-estudo-rampa-01.jpg
  2.  # 2

    Colocado por: nunogouveiaAcham razoável inclinar mais a rampa?


    não.... se não só coloca na garagem um jipe, já que um carro normal vai raspar no chão.

    o homem pode querer muita coisa, mas se tecnicamente não dá, que remédio tem ele se não ceder em algum lado.

    sugira um daquele elevadodores para levar o carro para a garagem, assim resolve-lhe o problema.
    Concordam com este comentário: José Barnabé
  3.  # 3

    Mesmo fazendo uma rampa variável (parábola hiperbólica) a questão mantém-se.
  4.  # 4

    Qual a razão de o piso 0, estar mais baixo que o terrreno do logradouro traseiro?
    Porque razão a representação da rampa acaba numa cota mais elevada que a via publica nesse desenho1?
    Meta lá um desenho como deve ser.
    Não deveria passar dos 17% e inclinação por causa do angulo de ataque e de saída nos carros ligeiros... 3m, não permite efectuar qq tipo de transição intermédia. atenção a isso.
    Outra hipotese seria roubar area no piso 0, por forma a ter a rampa mais comprida...
  5.  # 5

    Aquele acesso não cumpre as acessibilidades, preparando para a plataforma elevatória, tens de aplicar uma zona para rotação d360º... e ainda tens de ver a area que o portão se for de abrir irá ocupar... e claro resguardar a zona de 1.20 para a plataforma...
  6.  # 6

    Tudo isso está certo Pedro. Quanto ao logradouro, é erro no desenho, não importa, é só um esquema para tentar explicar a questão da rampa. Quanto à cota da rampa, a via pública é inclinada, e na largura da rampa, sobe uns 55/60cm.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 7

    E se a cave iniciar com afastamento de 5 metros? Não diminui inclinação da rampa?

    Ou seja o desnível entre a Rua e a Cave será inferior a 1metro, considerando num afastamento máximo de 5m, sendo possível vencer o desnível sem ultrapassar os 20% de inclinação, regulamentares, para a rampa de acesso sem colidir com a habitação.




    Colocado por: Pedro BarradasQual a razão de o piso 0, estar mais baixo que o terrreno do logradouro traseiro?
    Porque razão a representação da rampa acaba numa cota mais elevada que a via publica nesse desenho1?
    Meta lá um desenho como deve ser.
    Não deveria passar dos 17% e inclinação por causa do angulo de ataque e de saída nos carros ligeiros... 3m, não permite efectuar qq tipo de transição intermédia. atenção a isso.
    Outra hipotese seria roubar area no piso 0, por forma a ter a rampa mais comprida...


    Colocado por: Pedro BarradasQual a razão de o piso 0, estar mais baixo que o terrreno do logradouro traseiro?
    Porque razão a representação da rampa acaba numa cota mais elevada que a via publica nesse desenho1?
    Meta lá um desenho como deve ser.
    Não deveria passar dos 17% e inclinação por causa do angulo de ataque e de saída nos carros ligeiros... 3m, não permite efectuar qq tipo de transição intermédia. atenção a isso.
    Outra hipotese seria roubar area no piso 0, por forma a ter a rampa mais comprida...
  8.  # 8

    Ok, percebido.
    se a rua é inclinada, e tens um desnível de 55cm, entre um ponto e outro do portão de viaturas... há que encotrar o ponto médio, para achar a cota de arranque da rampa, daí é fazer o resto do esquema e deste modo aferir qual i´ra ser a cota de soleira do piso 0.
  9.  # 9

    Esperemos que a estrada nao tenha muito transito pq tirar dai o carro vai ser o cabo dos trabalhos
  10.  # 10

    Colocado por: ****Os 3 metros são a respeitar !

    São, mas o portão de acesso à garagem poderia começar nos 5m... recuar face o alinhamento frontal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcoveri
  11.  # 11

    ****, aument-se, pois aparentemente não há condicionantes para isso, ( a não ser o financeiro)
    Concordam com este comentário: marcoveri
  12.  # 12

    Aliá vê-se que isto ainda está muito embrionário/ esquemático, nem existe ainda acesso vertical...
  13.  # 13

    Sim entre optar por uma coisa ou outra eu preferia aumentar a profundidade da cave..recuando os 5 metros.. Diminuíndo inclinação.


    Colocado por: ****

    E depois não tens profundidade na garagem para tal , é o que vejo no desenho !
  14.  # 14

    Colocado por: ****Olha que não , pelo desenho , a área será só aquela ,

    Normalmente ****, não há essa limitação para as caves, pode fazer a area total de implantação, áte poruq não conta para as areas brutas de construção /indices urbanisticos.. por isso é que tem o pé-direito de 2.20m...
  15.  # 15

    Sim sem desenho não se consegue saber se em termos altimetricos o carro consegue entrar sem bater na zona da fachada. Mas se sim facilitaria tudo o resto. Mas penso que daria vocês não?

    Colocado por: ****

    Olha que não , pelo desenho , a área será só aquela , mas isto nós não sabemos , mas mesmo que começes com a rampa 2 metros atrás , pode não ser suficiente em termos altímetricos para o carro entrar , na zona da fachada !
  16.  # 16

    O nuno já resolve o problema.... isto não tem nada que saber, faz parte da arte de projectar..... Boa sorte.
  17.  # 17

    Qual o mínimo de área livre entre a rampa e a cota do rés do chão. Mesmo que não bata ao descer deve existir uma altura mínima certo?
  18.  # 18

    A altura mínima seria, para mim, 2m enquanto passagem, mas a isso teríamos de descontar o aro do portão, e considerando uma porta de correr lateral, podíamos ter do teto à rampa na zona mais gravosa uns 2,1m
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  19.  # 19

    Posso recuar o portão, mas estarei a subir a rampa na zona de passagem e a ter de subir o pavimento na mesma. A solução será criar uma zona de jantar elevada na sala; fica bem.
  20.  # 20

    E qual o espaço livre atualmente ao colocar a cave mais para dentro os dois metros? A lei não tem um mínimo redigido?
 
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