Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Sim ou isso ou retirar essa área. Ficsr com afastamento de 5 metros no acesso à garagem só nos rés do chão.

    Colocado por: nunogouveiaPosso recuar o portão, mas estarei a subir a rampa na zona de passagem e a ter de subir o pavimento na mesma. A solução será criar uma zona de jantar elevada na sala; fica bem.
  2.  # 2

    Não deixa pk?

    Colocado por: ****

    Loteamento não deixa !
  3.  # 3

    é claro que se consegue.... A fachada continua a 3m, uma zona é que estará mais para afastada.
    Concordam com este comentário: Diogo999, marcoveri
  4.  # 4

    Colocado por: ****Mesmo assim pode não dar para certos carros !!
    correcto, tive o mesmissimo problema recentemente, tivemos de chegar a um equilíbrio entre a altura da entrada, a inclinação e a profundidade da rampa...
    perdemos 2m de garagem mas fiquei com a inclinação abaixo dos 18% a meio da rampa.. pois para baralhar mais um pouco as contas a rua tinha uma pendente razoável...
  5.  # 5

    Eu posso recuar a fachada na cave até ao limite da implantação.
    Já o que o user marcoveri menciona, penso que seja isto:
      rampa-03.jpg
  6.  # 6

    Podia ter piada ter a porta de garagem enviesada em planta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mica
  7.  # 7

    Assim pela imagem mantém a entrada com várias escadas e depois voltar a descer escadas. Acho escadas a mais sinceramente. No rés do chão.

    Eu dizia recuar cave apenas 2 metros. Ou seja a 5 metros da entrada. Só não sei se há mínimo por lei de altura livre entre tampa e rés do chão nem quanto será aqui pós n tenho os programas adequados. Nao é possível fazer tipo hipérbole.. Tendo tampa a 20% até 3 metros e depois mais suave para não bater?

    Colocado por: nunogouveiaEu posso recuar a fachada na cave até ao limite da implantação.
    Já o que o user marcoveri menciona, penso que seja isto:
      rampa-03.jpg
  8.  # 8

    É possível pôr aqui o seu exemplo?

    Colocado por: antonylemoscorrecto, tive o mesmissimo problema recentemente, tivemos de chegar a um equilíbrio entre a altura da entrada, a inclinação e a profundidade da rampa...
    perdemos 2m de garagem mas fiquei com a inclinação abaixo dos 18% a meio da rampa.. pois para baralhar mais um pouco as contas a rua tinha uma pendente razoável...
    Concordam com este comentário:****
  9.  # 9

    O Adolf Loos era mestre nessas coisas - raumplan. Hoje em dia com acessibilidades, sedentarismo e o pessoal sempre a pensar que amanhã está de cadeira de rodas ou coxo torna-se uma forma démodé de pensar a organização do espaço.

    De qualquer forma cá vão umas referências caso o cliente alinhe:
    https://www.youtube.com/watch?v=w4ox8iHg-zQ
  10.  # 10

    Assim pela imagem mantém a entrada com várias escadas e depois voltar a descer escadas. Acho escadas a mais sinceramente.

    Não, sobe-se até ao nível do piso da sala e só se sobe depois para a zona de jantar.

    Nao é possível fazer tipo hipérbole.. Tendo tampa a 20% até 3 metros e depois mais suave para não bater?

    Tudo é possível, mas eu não faria uma rampa a chegar ao exterior a 20 % ou mais. O carro acede ao passeio sem visibilidade sobre uma criança que vá a passar.

    Seja como for, neste último exemplo, o piso da sala está a uns 30/40cm acima do piso da casa do vizinho. Como não há necessidade de alinhar o beirado, não há stress.
    Se trouxermos a porta da garagem mais para a frente, teremos de subir mais a casa.
    É uma pescadinha de rabo na boca.
  11.  # 11

    Há algum problema subir um pouco a casa?

    Se a rua é desnivelada, só há uma solução. Primeiro resolve-se a diferença de cota da rua para o interior do lote e, depois, dentro do lote, para o acesso á cave. Sim, tem que se recuar o portão da garagem.
  12.  # 12

    Mais do que está no esquema, poderá ser problemático já que se trata de um loteamento, e seja como for, quanto mais subir, mais vamos roubar dentro da casa com o acesso pedonal.
  13.  # 13

    Nuno mete o portão da garagem entre os 5 a 6m do portão da via publica... neste ultimo esquema, está demasiado para dentro, sem necessidade.
  14.  # 14

    Por cá a inclinação maxima da rampa é 17% e tem que ser muito bem justificado. Dantes era 15%.
  15.  # 15

    Pedro, claro que está demasiado para dentro, é só um exemplo. Para para trazer o portão para a frente, e manter a inclinação de rampa decente, tenho de subir mais a casa.
    • smart
    • 31 janeiro 2019 editado

     # 16

    Hummm
    Sei que não tem a ver com a conversa...
    Mas
    2.20 altura da garagem
    Presumo que em tudo em betão armado
    Cruzando a arquitectura com a engenharia... provavelmente deve ter sido projectado viga de bordadura para uma melhor resistência aos sismos...
    Está a descontar este valor na entrada da garagem..certo ?..
    Por exemplo se a viga pendurar 40 cms da lage e tendo 2.20 de altura na garagem de limpos a entrada fica apenas com 1.80...
    O rjeu não estabelece mínimos para este caso mas o rmeu aí o meu do sítio pode condicionar, além do impacto visual/dinâmica de utilizacao do espaço...
  16.  # 17

    E precisa de um portão tão largo?
    Com profundidade suficiente na garagem, consegue ter portão mais pequeno (para manobras), e já não precisa de transpor tanto esse desnível!
  17.  # 18

    no meu caso fiz isto
    o problema é semelhante se não idêntico, 3m de afastamento. tive de encontrar o ponto de equilibrio entre a altura do RC e a inclinação da rampa, e conseguir os patamares das escadas por causa das acessibilidades.. e ter cuidado com a altura da testa da laje com a rampa..(2.2m) super baixo. já não entra lá um geep alto por exemplo. mas como o cliente não queria que roubasse espaço á casa na entrada teve de ser assim.

    na realidade a rampa ainda vai comer um pedaço ao passeio, e arranca á cota da estrada (não sobe no passeio ganhando 10cm)não começa no eixo do terreno, mas sim a meio do passeio. quem desenhou o loteamento era um nabo ou pensava que no futuro a levitação fosse uma realidade...
    e para isto tive de fazer alterações ao loteamento, consideravam a escada da entrada como construção e estava fora do polígono..
      2kudu4.JPG
  18.  # 19

    Colocado por: antonylemosconsideravam a escada da entrada como construção e estava fora do polígono..


    UAU!!! lolol.. mas não é edificação!? eu tinha me oposto ( devidamente fundamentado) a essa interpretação. Era só o que faltava!!!
  19.  # 20

    Colocado por: Pedro Barradas

    UAU!!! lolol.. mas não é edificação!? eu tinha me oposto ( devidamente fundamentado) a essa interpretação. Era só o que faltava!!!
    é verdade pedro, até tive uma reunião com a minha equipe de eng´s e o DO que é o promotor. mas nao.. como a escada era feita em betão e tem parede etc teve de ser assim, se fosse em pedra solta já não consideravam,.. até tive de retirar um pátio exterior tipo deck por considerarem tb construção fora do polígono... podia ser em cubo de granito por ser pavimento natural, mas a 'estrutura' em madeira era construção e não valia.. enfim.. no fim de várias horas disto o DO foi vencido pela frustração.
 
0.0221 seg. NEW