Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas!

    Alguem me pode ajudar, mediante as vossas experiencias... Para comprar casa.. recorrendo a uma imobiliaria... corremos sempre um grande risco de sermos enganados aos mais variados niveis desde a casa á burocracia... e voces? ja foram enganados? ou por outro lado tiveram sorte com a vossa agencia.... ? Se tiveram sorte.. qual a agencia que recomendam?

    Cumprimentos...
  2.  # 2

    Isto de ser enganado tem muito que se lhe diga, podemos ser enganados seja particular a particular, imobiliária a particular e construtor a particular. É uma questão de sorte.

    Quando comprei casa através de uma imobiliária não gostei nada de me terem marcado a escritura quase para o último dia do ano.

    Deu jeito ao proprietário porque assim não teve de pagar o IMI . A mim por dois dias cortaram-me um ano de isenção do IMI.
    Só depois da escritura é que dei com isto.
    Portanto, meus amigos, não façam escrituras em Dezembro, são vocês que depois têm de pagar o IMI desse ano inteiro ou ficam sem 1 ano de isenção.
  3.  # 3

    Bem confesso... que é a primeira vez que vou comprar casa... e realmente... NAO PERCEBO NADA DISTO... sou uma ignorante á vossa beira... isso do IMI nao faço ideia... mas deve ser um genero de imposto nao? é por estas e por outras que preferia confiar o trabalho a uma imobiliaria... precisamente pk nao percebo nada disto... nem de impostos.. nem de leis.. nada... e quando nao se sabe... passa-se a pasta... mas se puder evitar ser enganada... melhor!! lol
  4.  # 4

    ramboia, já viu se aparece aqui alguma imobiliária disfarçada a falar muito bem dela só para a ramboia ficar com boa impressão dela?!!!

    As imobiliárias quando fazem a angariação do imóvel para venda, não querem saber se a casa tem problemas ou não, muitas das vezes os proprietários até escondem os problemas às imobiliárias.

    Neste momento estou com um problema de venda por causa da imobiliária. A imobiliária não tem culpa.
    Veja isto, quando comprei a casa paguei x ao proprietário + x da comissão à imobiliária.
    Agora quero vender a minha casa, nesta zona há muitas casas à venda iguais à minha, mas...como algumas não foram compradas através de imobiliária estão com um preço muito inferior ao da minha.
    Comprar através de imobiliária inflaciona muito o preço quando depois queremos vender a casa, não sei se me fiz entender.
  5.  # 5

    sim... tem toda a razao.... ainda nao tinha visto as coisas por esse prisma.... de qualquer das maneiras hoje em dia... e eu vendo o que me vendem... ainda nao tenho ideia formada sobre isso... mas muita gente que comprou casa agora diz que se voltasse atras alugava... nao comprava... por um lado tem vantagens... por outro... andamos uma vida inteira a pagar sem ter nada nosso... se bem que nos poupa muitas dores de cabeça.. quer no presente quer eventualmente no futuro... quanto a imobiliarias de confiança... acho que vou optar por rondar amigos e pessoas que ja tiveram essa experiencia...

    alias... hoje em dia tudo perde valor... hoje compra..e mais tarde se precisa de vender... nao consegue.. e como nao da jeito comprar outra enquanto nao vender a actual ficamos com a vida toda atrasada...
  6.  # 6

    Eu prefiro comprar casa do que alugar.

    Alugar até tem algumas vantagens, por exemplo, se não gostar do sitio ou dos vizinhos é muito mais fácil mudar-me.
    Mas...e se acontecer o contrário, adorar morar lá e o proprietário decidir que quer/precisa da casa?
  7.  # 7

    A seguir aos bancos as imobiliárias, são a pior coisa que existe eles só querem a comissão, vão tentar vender-lhe a casa que lhes der mais lucro, não a melhor.
    Por ex: Quando comprei o terreno para a minha casa foi através de uma imobiliária por sinal quem fez o negocio comigo até era meu conhecido de a muitos anos, vendeu-me com a garantia que dava para construir, quando meti o projecto a câmara veio reprovado porque não podia ter entrada directa por uma EN mesmo com casas de um lado e do outro.
    Pro isso tenha muito cuidado..
  8.  # 8

    NÃO ABRAM OS OLHOS, NÃO!
    Eu, inexperiente, que precisava comprar casa, absolutamente ignorante nestas andanças - depositei total e absoluta confiança numa imobiliária (os tais "profissionais" do ramo).

    1 - Como a pipocas4, também eu comprei a casa em DEZEMBRO (que conveniente para os antigos proprietários) - tive que arcar com o IMI.

    2 - Quem me dera ter ALUGADO casa... poder fazer a minha vida e poder sair quando quisesse, e quando as condições (€€€) fossem outras... não dever nada a ninguem... (a imobiliária desaconselhou... - não, não foi conselho de amigo... era a comissão que era menor)

    3 - E ramboia, por ser ignorante, não querer saber mais, e depositar confiança cega numa imobiliária, comprei a casa a um preço muito inflaccionado... hoje não me consigo desfazer dela...

    Se o tempo voltasse atrás... PARTICULAR A PARTICULAR...
  9.  # 9

    Concordo com o JaVo2004 - Particular a Particular.
    Dá um pouco mais de trabalho mas...será que não justifica?

    Se a pessoa se informar bem, e tiver alguma disponibilidade para perder 2/3 dias de trabalho, fica a ganhar.

    Já vendi uma casa a um particular. Esse particular contratou o serviço que os próprios bancos colocam à disposição, penso que na altura pagou 250euros. Teve de perder meio dia de trabalho para ir à conservatória fazer os registos provisórios...nada comparado com os 3000/6000 euros que as imobiliárias ganham
  10.  # 10

    Acho interessante os comentários que são feitos sobre o que as imobiliárias ganham nas comissões sobre os imoveis que promoveram e conseguiram encontrar comprador!

    Já ponderaram sobre o prejuízo que as mesmas têm quando não vendem no prazo de duração acordado no contrato?!

    Se alguém fizesse o mesmo comentário sobre os ordenados que alguns dos presentes auferem, achariam correcto?

    Quanto a questão dos imóveis sobrevalorizados irá continuar a ser sempre a "pescadinha de rabo na boca" porque todos os que vendem não aceitam que só existe um preço correcto e não o que se faz na prática de existirem 2 preços, o preço do vendedor e o preço da imobiliária!
    Isto de querer ganhar dinheiro com aquele que compra, terá o reverso quando quiser comprar!

    Acreditem que vender o próprio ao próprio pode ser fácil mas tenham em considerção o seguinte:

    -Como chega ao preço correcto de venda?
    A oferta hoje em dia é enorme e os preços para imóveis idênticos são bastante diferentes.Não se baseie apenas no que encontra à venda!

    - Como pensa anunciar ou promover?
    Se pensa colocar o seu nº de telefone prepare-se para receber todo o tipo de chamadas, de imobiliárias, de pessoas que passam, etc.
    Se realmente tiver tempo livre óptimo, de outra forma vai estar a ser incomodado a toda a hora!


    -Marca uma visita com um interessado por telefone. Excelente!
    Conhece essa pessoa? Fez-lhe as perguntas correctas para perceber se é o cliente certo?
    Tem tempo disponível para mostrar a casa?

    - Esta sossegado à em casa á noite, fim de semana, e batem-lhe à porta!
    Tem noção de que abrir a porta a estranhos pode ser perigoso?
    Muitas vezes estes visitantes podem ser "amigos do alheio", cuidado!

    -Pensou no discurso a usar perante um comprador?
    Por vezes na nossa boa vontade dizemos coisas que podem ser prejudiciais, não só para afastar o comprador mas também para leva-lo a baixar em demasia o preço.

    - Por fim encontrou um comprador!
    È de conhecimento geral os procedimentos a ter nesta situação.
    Mas as burocracias fazem perder muito tempo a si, que esta a vender,alem disso nesta siuação aconselho a ter alguém que tenha conheciementos jurídicas,pois existem questões legais a ter em conta.
  11.  # 11

    MAL INFORMADO :

    Isto de ser enganado tem muito que se lhe diga, podemos ser enganados seja particular a particular, imobiliária a particular e construtor a particular. É uma questão de sorte.
    Quando comprei casa através de uma imobiliária não gostei nada de me terem marcado a escritura quase para o último dia do ano.
    Deu jeito ao proprietário porque assim não teve de pagar o IMI . A mim por dois dias cortaram-me um ano de isenção do IMI.
    Só depois da escritura é que dei com isto.
    Portanto, meus amigos, não façam escrituras em Dezembro, são vocês que depois têm de pagar o IMI desse ano inteiro ou ficam sem 1 ano de isenção.

    Neste caso a imobiliária fez o que as partes acordaram entre si portanto ai a culpa é só sua. Logicamente que quem lhe paga é o Vendedor e ai defendeu-o da melhor forma.
    No entanto :
    Quem paga o IMI?
    O IMI é devido por quem for proprietário, usufrutuário ou superficiário de um prédio, em 31 de Dezembro do ano a que o mesmo respeitar.
    No caso das heranças indivisas o IMI é devido pela herança indivisa representada pelo cabeça de casal.

    Esta previsto na Lei no entanto que a isenção IMI é contabilizada quando vai habitar o Imóvel e não a data da Escritura.(Não encontro Link na Net).

    Aquie é que falharam , provavelmente por falta de experiencia , ou informação.
 
0.0160 seg. NEW