Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ora bem, sou eu de novo ( se calhar ja começo a chatear muito... lol)

    Babamento das juntas em revestimento exterior ... qual a causa?
    Será o tipo de cola que aplicamos?
    Será do aplicador?
    será do reboco ? da argamassa (que como vem directamente dos areeiros, axo que nao é controlada) que utilizamos no assentamento do tijolo?


    Tenho um exemplo em obra:
    Utilizei cola de saco da marca "Weber" em todas as fachadas ( 5estrelas), mas ao acabar a cola não chegou e em 2 m2 fui a correr a uma casa de materiais de construção e comprei 2 sacos (que chegou) de cola da marca "Lena - 2" (empresa de Leiria) e agora passado 1 ano tenho o revestimento babado so na zona onde apliquei a cola "Lena - 2" .... tem alguma coisa a haver?!!!...

    Gostava de saber a vossa opiniao!!!

    Comprimentos,
    Filipos
  2.  # 2

    Provavelmente aplicou uma argamassa de interior, mas no exterior!!

    A diferença não é só no preço, que custa 4 vezes mais caro uma argamassa exterior do que a interior, é também no acabamento e nesses problemas...

    Coisas da Casa
  3.  # 3

    foi aplicado uma cola para o exterior. (LENA2)
  4.  # 4

    Não tem nada a ver com a marca da cola. Lembra-se da hora em que aplicou um outro. Uma informação importante o mês da sua aplicação e também os passos de aplicação do reboco.
  5.  # 5

    a hora exacta ja nao me lembro, o mes foi em Março... o reboco foi projectado da marca Weber.
  6.  # 6

    Ora antes de mais as minhas desculpas pelo atraso.

    Durante uma formação acerca de métodos de aplicação de cerâmica, foi levantada esta questão. Depois de durante muito tempo os produtores de cimento cola argumentarem que este "babado" vem da betonilha do reboco e que a mesma não é mais que devida à falta de tempo de cura do mesmo, etc. foi feito um ensaio de aplicar num edificio de 5 andares uma peça de porcelanico com a forma de 1000x300 sobre plástico - logo não existe reboco. E independentemente da orientação solar veio-se a denotar o mesmo babado, independentemente do pano onde estava aplicado.

    Uma das teorias apresentadas tem a ver com a hora em que o material é aplicado, isto é, se for antes do anoitecer o cimento cola poderá não hidratar e graças à geada ou humidade noturna nunca haver um processo de cura eficaz, manifestando-se nas primeiras chuvadas as ditas manchas.

    Teorias...
  7.  # 7

    Eu tive a seguinte experiência:
    Apliquei mosaico da cinca 21x7 cm em varios prédios com cola Weber para exterior e betume para juntas tambem da Weber, sem problemas. Noutro prédio apliquei mosaico 60x60 cm com os mesmos materiais e aplicadores e tive problemas de eflorescências principalmente na fachada mais exposta ao sol.
    No prédio a seguir apliquei o mesmo mosaico 60x60 mas mudei para a cola H 40 Flex da Kerakoll, resultado não tive eflorescências.
  8.  # 8

    engraçado"" não conhecia esta patologia, mas é capaz de ser o que foi dito atrás pela falta de cura da betonilha mas ao mesmo tempo se foi feito esse ensaio sem betonhilha, é mesmo estranho.

    mas pelo que o filipos diz também pode ser mesmo uma reacção quimica de uma determinada cola
  9.  # 9

    Isso é o cimento cola a babar.

    Eu coloquei uns 450m2 de azulejo gres 90x45 antracite e começou a aparecer umas zonas babadas do cimento cola. Compramos um ligquido da Labo Portugal e resolvemos o problema e sem danificar os azulejos.

    Nunca mais apareceu depois de limpo...

    O cimento cola utilizado foi o H40Flex da Kerakoll.


    Sei de outras fachadas de edifícios que aplicaram cimento cola normal e aquilo está tudo babado...
  10.  # 10

    ah então tem a ver mesmo com a classe do cimento cola, ou seja aplicaram cimento cola normal onde deveria ser para exteriores classe C2?
  11.  # 11

    Mas mesmo os cimento colas para exteriores babam, embora em menos quantidade que os normais...

    http://cilpesplazza.com/

    Pode ver no link em cima, nas fotografias as fachadas tinham sido acabados uns 2 meses e ainda não tinha sido limpas, se ver agora o prédio depois de limpo vai achar diferença :)
  12.  # 12

    Em Aveiro à cerca de 10 anos usaram o top dos tops = kerabond + Isolastic (sem água e apenas latex) e o resultado foi haver babado.

    Conclusão: Cada vez se usa menos cerâmica nas fachadas!
  13.  # 13

    mas pergunto a varias pessoas e ninguem em concreto me diz o pk! porquê se baba?!
  14.  # 14

    é uma reacção quimica com o cimento cola.

    que tipo de material cerâmico foi aplicado e que tipo de cimento cola?
    • vmgl
    • 17 março 2010 editado

     # 15

    Colocado por: vasco tomeé uma reacção quimica com o cimento cola.

    que tipo de material cerâmico foi aplicado e que tipo de cimento cola?


    Errado caro vasco tome, é uma reacçaõ quimica do cimento portland que esta presente em todo o processo construtivo (assentamento alvenaria, reboco, cimento cola, argamassa das juntas...etc.

    Quem paga sempre o "pato" é o cimento cola e só por desconhecimento do processo que produz a carbonatção das fachadas, de resto até as estruturas de betão se "babam" sem terem cimento cola....
  15.  # 16

    Colocado por: vmgl
    Colocado por: vasco tome


    Errado caro vasco tome, é uma reacçaõ quimica do cimento portland que esta presente em todo o processo construtivo (assentamento alvenaria, reboco, cimento cola, argamassa das juntas...etc.

    Quem paga sempre o "pato" é o cimento cola e só por desconhecimento do processo que produz a carbunatção das fachadas, de resto até as estruturas de betão se "babam" sem terem cimento cola....


    parece tar correcto.
    • vmgl
    • 17 março 2010 editado

     # 17

    Colocado por: filiposmas pergunto a varias pessoas e ninguem em concreto me diz o pk! porquê se baba?!


    O processo construtivo envolve grandes quantidades de agua para as misturas das argamassas, (assentamento alvenaria, reboco, cimento cola, argamassa das juntas...etc.) o que acontece é que a hidratação dessas argamassas duram sempre até 28 dias é um processo já conhecido.

    No entanto mesmo existindo a hidratação completa das argamassas existirá ainda durante anos nos capilares a presença de agua que só se evaporam ao final de uns anitos.

    Lembro também que normalmente o tijolo ou blocos com que são efectuadas as alvenarias estão no inverno ou sempre que chove saturados de agua .

    O que acontece é que ao colarmos numa fachada material pouco ou nada porosos, de grandes dimensões e sem juntas a capacidade de essa fachada evaporar a humidade diminui, logo essa capacidade ficará restrita as juntas entre os materiais que foram colados.

    Como disse os adesivos (vulgo cimento colas) e as argamassas de betumação, são constituídos a base de ligantes hidráulicos.
    Durante a reacção de presa dos cimentos existe a libertação de cal devido a hidratação dos sais minerais e silicatos de cal contidos no clinker de que é fabricado o cimento portland.

    A cal é solúvel na agua e perante a presença das quantidades de agua presentes no processo de construção essa cal é transportada para o exterior da parede durante o processo de transferencia de humidade.

    Uma vez em contacto com o exterior a cal combina-se com o dióxido de carbono da atmosfera originando a formação de carbonato de calcio que constitui os "babamentos"

    CaO + CO2 --> CaCO3

    Estes fenomenos acontecem principalmente quando as argamassas são aplicadas com baixa temperatura e humidade elevada. Nesta circunstancia o tempo de secagem é mais demorado e a agua da amassadura possibilita o transporte de cal para a superfície.

    Creio que foi desmitificado o conceito dos "babamentos"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, Mac, VMC, Tavares Miguel
  16.  # 18

    Não usando reboco logo não há esse problema?

    Temos aqui a solução para continuar a aplicar cerâmica sem essa patologia?

    http://www.youtube.com/watch?v=kvLmMEYJd34&feature=channel
    • vmgl
    • 17 março 2010 editado

     # 19

    Colocado por: pc saldanhaNão usando reboco logo não há esse problema?

    Temos aqui a solução para continuar a aplicar cerâmica sem essa patologia?

    http://www.youtube.com/watch?v=kvLmMEYJd34&feature=channel



    É mais fácil que isso pode-se fazer tudo normal até a colagem da cerâmica, nessa fase deveremos utilizar não um adesivo cimenticio mas um adesivo poliuretânico que deve ser primeiramente barrado (tipo manteiga) sobre o reboco, depois deste secar utilizar a talocha dentada do cimento cola de 6 ou 9 mm dependendo do tamanho das peças a colar e fazer a colagem normal como se fosse com adesivos cimenticios (cimentos colas) as juntas devem ser realizadas com argamassa de juntas fabricado com cimento aluminoso e não Portland. Tambem existe a possibilidade de utilizar um selante siliconico de reticulação acetica colorido nas juntas dessas peças.

    Á duas semanas atrás estive nos Açores e acompanhei uma construção aonde a fachada estava a ser revestida com material Kerlit laminado da Margres e o Director da Obra queria evitar os babamentos estava a utilizar um adesivo poliuretano da Mapei da forma que descrevi.

    Pareceu-me um bom trabalho e acho mesmo que essa fachada não terá babamentos jamais.
  17.  # 20

    E para onde vai a humidade do reboco?
 
0.0218 seg. NEW