Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos.

    Ao fim de mais de dois anos a pensar se havia de construir ou recuperar uma casa e ao fim de um ano à procura, consegui encontrar o que queira e lá me decidi pela reconstrução...

    Levanta-se agora uma questão: Comecei a casa pelho telhado :)
    Isto, porque tenho tudo decidido quanto a divisórias interiores, acabamentos, equipamentos, e todos os outros ...mentos em que se possa pensar.

    Tenho estado em "discussão" permanente com o engº responsável pelo projecto (se bem que pondere fazer uma comunicação prévia...) em relação às lages de pavimento, tecto e ao telhado, nomeadamente no que diz respeito ao tipo de construção a adoptar.

    Assim, resolvi pedir ajuda ao Fórum (do qual faço parte há muito tempo, mas em relação ao qual, ultimamente, tenho preferido apenas visitar, do que "postar"):

    Tenho os cálculos de lajes aligeiradas já executados, mas preferia estruturas em ferro ou, e isso é que era, em madeira ou derivados da mesma.

    Alguém tem informação sobre custos (a título de exemplo, claro) para estruturas de ferro ou madeira com painel sandwich?

    Se houver uma discussão já aberta acerca deste assunto, por favor avisem...

    Cumprimentos,
    Fernando Carvalho
  2.  # 2

    Não reparei, mas hoje já estou de saida. Fica marcado para resposta amanhã
  3.  # 3

    Obrigado, Paulo Correia.
    Como sempre, podemos contar com a sua incansável disponibilidade.

    O objectivo é pedir-vos ajuda para encontrar o melhor método, e preço, para a construção de uma superfície térrea (rés-do-chão), uma lage de pavimento para o 1º andar, uma lage de tecto para o primeiro andar (uma vez que não pretendo aproveitamento de sótão) e uma estrutura de cobertura (telhado).

    Adiantando-me a eventuais pedidos, apresento um orçamento que recebi e que coloco à vossa apreciação:


    ESTRUTURA DE BETÃO ARMADO

    Fornecimento e aplicação de betão armado (C20/25;A400NR), incluindo cofragem e escoramentos, conforme pormenores do projecto, em enchimento dos seguintes elementos estruturais:

    Sapatas 2x(1,5mx1,5mx1m)= 5,5m 5,5mx150€=825,00€

    Execução Completa de lage de pavimento térreo constituída por:

    Enrocamento base de 20cm de espessura de gravilha de espessura,
    após compactação, incluindo manta geotextil. 300m2x5€=1500,00€

    Lage de betão armado (C20/25) B25, com a espessura de 10cm,
    armado com malha sol dupla AR26, incluindo película plástica e
    cofragem lateral 300m2x8€=2400,00€

    Betonilhas de regularização com 8cm espessura 300m2x7€=2100,00€

    Execução completas de lages aligeiradas tipo "Pavileca" ou
    equivalente, com lâmina de compressão C20/25 (B25),
    incluindo vibração, armadura de aço A400NR, malha sol AQ46
    corte, moldagem, colocação dentro da cofragem e escoramento
    (lage de pavimento 1º andar) 250m2x35€=8750,00€

    Lage de tecto 330m2x35€=11550,00€

    Lage de cobertura 350m2x25€=8750,00€

    Fornecimento e aplicação de telha regional vermelha sobre
    ripado de betão incluindo todos os acessórios e equipamento
    e sua aplicação 350m2x25€=8750,00€

    Fornecimento e aplicação de betão C20/25 e aço A400NR nas
    vigas cintas dos muros de pedra e escadaria nas zona maciça 25m3x180€=4500,00€

    Isolamento de Roofmate em cima da placa de tecto, com 6cm
    de espessura 270m2x7€=1890,00€

    Assentamento de beirado à Portuguesa no alçado Norte 22mlx40€=880,00€

    Total - 51.895,00€



    ALVENARIAS DE TIJOLO COM CAIXA DE AR E DIVISÕES

    Execução de paredes duplas exteriores, com caixa de ar e isolamento 20m2x26€=520,00€

    Execução de paredes interiores com alvenaria de tijolo cerâmico
    furado 30x20x15, assente com argamassa de cimento e areia 67m2x15€=1005,00€

    Paredes de suporte para a lage de telhado 140m2x15€=2100,00€

    Total - 3.625,00€


    EXECUÇÃO DE REBOCO DA FACHADA NORTE

    Picar e lavar parede 150m2x5€=750€

    Reboco areado fino, pronto a pintar 175m2x15€=2625,00€

    Lavar as restantes paredes e fazer juntas 250m2x17€=4250,00€

    Total - 7.625,00€
  4.  # 4

    Peço desculpa por me meter na conversa.
    Colocado por: FCarvalhoALVENARIAS DE TIJOLO COM CAIXA DE AR E DIVISÕES
    Paredes de suporte para a lage de telhado 140m2x15€=2100,00€
    Acho muita graça a esta descrição. PAREDES DE TIJOLO a suportar UMA LAGE...

    Lavar as restantes paredes e fazer juntas 250m2x17€=4250,00€
    Em que consiste «fazer juntas»? É que isto pareceu-me muito caro...
  5.  # 5

    Viva Luis K.W. é benvindo à conversa; foi com esse objectivo que abri a discussão.

    Pois eu também acho piada sobretudo quando, segundo esclarecimento de quem elaborou o orçamento, seria uma solução para evitar pilares e não "sobrecarregar" a lage de tecto...
    Só se for pela distribuição da carga... Digo eu que não percebo nada de cálculo de estruturas, se bem que tenha umas luzes de mecânica.
    Quanto à lavagem das paredes, tem a vêr com a remoção da cal?/gesso? que as cobrem e respectivo remate de juntas de pedra com cimento.
    Caro? Caríssimo.

    Convém dizer que o meu maior drama está a ser evitar pilares e vigas à vista no r/c, que é uma antiga adega, ainda com lagares em pedra, com o respectivo fuso e peso em castanho, mais velho que todos nós juntos... onde pretendo manter, não só essa estrutura, mas também as vigas, em castanho, para efeito meremente estético.
    As soluções que propõem são sempre com uns pilares e vigas em betão por tudo quanto é canto, quando o vão maior que tenho é de 7300mm.
    Daí o pedido de socorro para métodos que permitam vencer este vão (que não me parece nada de extraordinário), sem recurso a vigas e pilares de forma indiscriminada, só porque aparecem num qualquer programa de cálculo de estabilidades...

    Off topic: Se eu percebesse alguma coisa disto, até colocava aqui as plantas. Como faço isso?
  6.  # 6

    Boas

    1 -

    Sapatas 2x(1,5mx1,5mx1m)= 5,5m 5,5mx150€=825,00€

    Não está certo: 2x(1,5x1,5)=4,5m3 4,5m3x150€/m3=675 €
    Sapatas com 1m de altura???

    2 -
    Laje de tecto ao preço da laje de pavimento? Tinha mais lógica ser ao preço da laje de cobertura (a espessura deve ser semelhante)

    3 -
    Alvenarias interiores em tijolo de 15 cm? Porque não de 11 cm?

    4 -
    Paredes de suporte a suportar uma laje? O Luis K. W. já disse tudo: não se meta nisso. Se as lajes descarregarem em pilares e vigas não sobrecarregam a laje.

    Convém dizer que o meu maior drama está a ser evitar pilares e vigas à vista no r/c, que é uma antiga adega, ainda com lagares em pedra, com o respectivo fuso e peso em castanho, mais velho que todos nós juntos... onde pretendo manter, não só essa estrutura, mas também as vigas, em castanho, para efeito meremente estético.
    As soluções que propõem são sempre com uns pilares e vigas em betão por tudo quanto é canto, quando o vão maior que tenho é de 7300mm.
    Daí o pedido de socorro para métodos que permitam vencer este vão (que não me parece nada de extraordinário), sem recurso a vigas e pilares de forma indiscriminada, só porque aparecem num qualquer programa de cálculo de estabilidades...


    Não vai evitar a construção de pilares e vigas já que não é viável respeitar a regulamentação (e a segurança) com lajes a descarregar em paredes. No entanto acho que há sempre formas de minimizar o impacto visual quanto mais não seja com recurso a outros tipos de estrutura (metálica) ou mediante a concepção de uma estrutura com menos elementos, de menores dimensões e estrategicamente colocados

    cumps
    José Cardoso
  7.  # 7

    pode sempre obtar por estrutura de ferro porque pode vencer esse vão ,e da para minimizar o impacto visual desfarsando com outros elementos .
    mas numca desrespeitar a segurança
    depois do trabalho feito e o dinheiro gasto não a remedio men resposaveis pelo trabalho por variadas razões
    eu recusava-me a executar um trabalho destes
  8.  # 8

    Agradeço os contributos.

    Realmente, quanto à questão aritemética, também notei várias falhas. Nomeadamente no que diz respeito a áreas de paredes e pavimento; as do r/c são menores que as do 1º piso! Tenho uma casa em pirâmide invertida!
    Contas de sumir...

    Quanto à questão da segurança, não pretendo fazer a coisa "ao meu jeito", considero que a existência de pilares e vigas é necessária, mas o que me "faz aflição", são as localizações a meio das áreas úteis!

    Daí ter aberto esta discussão. Gostaria que me ajudassem a encontrar uma solução construtiva (metal/madeira?, madeira/madeira?) que me permitisse vencer estes vãos recorrendo à menor agressão visual possível; e aqui voltamos à questão dos pilares e vigas...

    Tenho andado a pensar em colocar viga H e encastrar vigotas em lamelado colado e rematar com painel sandwich ou outro material que permita aplicação de mosaico e pavimento flutuante, sem que isso obrigue a uma "laje" muito alta, por causa da cota das soleiras.
    Outra ideia seria a de aplicar a mesma estrutura, mas utilizar lã de rocha/vidro para isolar e assentar directamente sobre a estrutura Viroc (c).
    Para laje de pavimento e tecto do 1º andar, poderia resultar... Tenho dúvidas é quanto ao telhado: uma solução idêntica resultaria?

    Que dizem?
  9.  # 9

    Estava a ver que o tópico não reaparecia, não encontrava

    Colocado por: FCarvalho
    Tenho andado a pensar em colocar viga H e encastrar vigotas em lamelado colado e rematar com painel sandwich ou outro material que permita aplicação de mosaico e pavimento flutuante, sem que isso obrigue a uma "laje" muito alta, por causa da cota das soleiras.

    Se quer usar estrutura metálica use em vez das vigotas, use lages colaborantes
  10.  # 10

    Colocado por: FCarvalhoOutra ideia seria a de aplicar a mesma estrutura, mas utilizar lã de rocha/vidro para isolar e assentar directamente sobre a estrutura Viroc (c).

    Péssima ideia, o viroc mexe muio e vai partir os revestimentos a menos que faça uma betonilha armada em cima

    Colocado por: FCarvalhoPara laje de pavimento e tecto do 1º andar, poderia resultar... Tenho dúvidas é quanto ao telhado: uma solução idêntica resultaria?

    Bem melhor, mas não use viroc, caro e pesado. OSB + subtelha + telha
  11.  # 11

    Viva Paulo Correia.

    E isso de lajes colaborantes é o quê?
    É a primeira vez que ouço falar...
  12.  # 12

    Pelo que vejo, se sobre a estrutura aplicar OSB, com os devidos isolamentos térmicos e acústicos, consigo um suporte interessante.
    Mas há uma dúvida que me tem incomodado: o OSB aceita, por exemplo, a aplicação de mosaico sem dar os problemas que o Viroc tem (mexer)?

    É que pela diferença de características, acho a solução do OSB bem mais interessante.
  13.  # 13

    Para simplificar, e depois de fazer uma "pesquisazita", vou tentar colocar imagens das plantas para ver se ajuda.
  14.  # 14

    Colocado por: FCarvalhoE isso de lajes colaborantes é o quê?
    É a primeira vez que ouço falar...

    http://www.colaborante.pt/

    Colocado por: FCarvalho
    Mas há uma dúvida que me tem incomodado: o OSB aceita, por exemplo, a aplicação de mosaico sem dar os problemas que o Viroc tem (mexer)?

    O problema é o mesmo, deslocamento horizontal que parte os mosaicos que estivem coladas em mais do que uma placa
  15.  # 15

    Então, pode-se utilizar o OSB, desde que coloque uma betonilha armada por cima.
    Começo a chegar a conclusões...

    Afinal sei o que são lages Colaborante... E já agora, sabe se a análise de custos que apresentam no site, são fidedignas?

    Quanto ao telhado, em vez de cintar as paredes com betão, estava a pensar utilizar vigas de aço.
    Pode-se obter a mesma estabilidade?
  16.  # 16

    FCarvalho, as suas plantas foram feitas por quem?

    "Quanto ao telhado, em vez de cintar as paredes com betão, estava a pensar utilizar vigas de aço.
    Pode-se obter a mesma estabilidade? "

    Em termos de estabilidade, é semelhante. Ambas satisfazem a função de suportar a carga. Mas o aço é mais caro. Se fosse tudo metálico seria opção. Agora se fizer a laje de cobertura em betão, betona a viga em conjunto (por exemplo).
    Já agora, ninguém falou em parede de betão...
    A hipótese que colocou foi parede de alvenaria a suportar a cobertura. (Nesse caso, teria de ser parede, em alvenaria. Mas como já lhe disseram, não faça isso)
    Mas para ser em betão, não tem de ser uma parede... Basta ser uma solução em viga a descarregar num pilar.

    PauloCorreia, com essa das "lajes colaborantes" é que me baralhou...
    Não conhecia o termo e fui cuscar o site. "Colaborante" é o nome da marca. O nome técnico é "laje mista". É capaz de acontecer o mesmo que pladur <-> gesso cartonado.
  17.  # 17

    O Martins

    Pois, acontece isso mesmo porque a chapa metálica é conhecida por chapa colaborante e o sistema todo acabou por ficar conhecido por esse nome. A empresa em causa deve ter ido buscar o nome.
  18.  # 18

    Viva O.Martins.

    As plantas são, ainda, estudo prévio de divisão de espaço interior (que, já agora, estão abertas a sugestões...) e foram feitas por um engº civil.

    Fugindo um pouco ao tópico, neste momento, parece que a situação económica do país não está tão má quanto isso, uma vez que tenho, desde há dois meses a esta parte, vindo a contactar empresas para me fornecerem orçamentos e soluções para o meu problema e... nada!

    Uma vez que vou manter a configuração das fachadas e do telhado, o que quero mesmo, é recuperar a casa apenas com uma comunicação prévia e, para tal, não posso utilizar estruturas em betão.
    Para isso, tenho de me socorrer de estruturas metálicas ou em madeira, mas parece que, nesses sectores, ninguém se interessa pela construção particular.

    Por desespero de causa, comecei a pedir orçamentos a construtores para o "método habitual" de construção e o resultado foi ter obtido orçamentos semelhantes àquele que coloquei acima: falam de tudo, mas não dizem nada.

    Vejo-me na contingência de desvirtuar o programa inicial apresentando um projecto e construir com betão o que, acreditem, me "mata", pois não era esse o objectivo quando comprei a casa.

    Não conhecem ninguém com créditos firmados que faça o tipo de trabalho que pretendo e que tenha mobilidade para o fazer em Tondela?
  19.  # 19

    Sem projecto não vai conseguir nada e empresas a trabalhar nessa área somos poucos :)

    Você está a pedir aos empreiteiros que façam o trabalho dos projectistas de borla e eles mandam-no passear
  20.  # 20

    Nada disso, PauloCorreia!

    O projecto existe e tenho-o enviado a todas as empresas a quem peço orçamentos. Só não o coloquei aqui, uma vez que, além de ser muito "pesado", não o tenho,ainda, em formato pdf ou jpeg, de modo a poder ser apresentado no Fórum.

    Só não quero ter de pedir licença à câmara para reconstruir uma moradia o que, segundo a lei, é permitido, cumprindo uma série de requisitos. Agora, projecto de estabilidade para betão (em último recurso...), ferro e madeira, tenho-os já elaborados, porque, como sabe, existem programas que o fazem.
    Além do mais, em último recurso, tenho o projecto de arquitectura praticamente pronto a entregar na câmara e esperar uma infinidade de tempo até que saia aprovado. Até as especialidades estão prontas uma vez que, para comunicação prévia, isso é fundamental...
 
0.0248 seg. NEW