Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas pessoal,

Preciso da vossa ajuda, pois estou a analisar a possibilidade de adquirir um terreno com construção de casa geminada inacabada num loteamento de várias moradias e que entrou em insolvência há alguns anos. Já tenho a documentacao CPU e CRP do meu lote mas desconheço os restantes elementos necessários para uma análise conclusiva do que possa correr mal na aquisição da casa E para terminar a construção.

Nomeadamente ao nível dos projectos que deva solicitar ao vendedor e do próprio loteamento ( facilidades que estão por construir ).

Alguém com experiência a este nível que me possa elucidar?
  2.  # 2

Peça projecto de arquitectura carimbado, e licença de construção, depois verifique se o que está construido está igual ao projecto, e veja o prazo da licença de construção.
  3.  # 3

A licença de construção já está caducada pela indicacao da consultora e tambem pelos anos que estão as obras paradas.

As casas estão todas feitas de Betão e tijolo, inclusive divisões interiores.

Sendo várias casas de um loteamento, todas inacabadas, quem fará as facilidades uma vez que a construtora está insolvente e aquilo parece um condomínio de moradias?

Na CRP do lote tem a seguinte indicacao que não entendo o alcance:

Área total de cedências ao domínio público:x xxx,00m2 ( para constituição alargamento arruamento, passeio, estacionamento e caldeira de árvores). Prazo para a conclusão das obras de urbanização: 12 meses. Prazo de garantia das obras de urbanização: 5 anos. Caução: para garantia da execução das obras de urbanização, prestada através de apólice seguro-caução – xxxxxx €
  4.  # 4

Colocado por: livimoquem fará as facilidades

O que é isso?

Colocado por: livimoNa CRP do lote tem a seguinte indicacao que não entendo o alcance:

Área total de cedências ao domínio público:x xxx,00m2 ( para constituição alargamento arruamento, passeio, estacionamento e caldeira de árvores). Prazo para a conclusão das obras de urbanização: 12 meses. Prazo de garantia das obras de urbanização: 5 anos. Caução: para garantia da execução das obras de urbanização, prestada através de apólice seguro-caução – xxxxxx €

As obras do loteamento estão terminadas?
    Isso significa que ainda não foi feita a recepção provisória das obras do loteamento
  5.  # 5

As facilidades do loteamento como ligações de águas, luz e gás que por norma existem já nos loteamentos.

As obras do loteamento não estão feitas.
  6.  # 6

Se não tem as infraestruturas do loteamento feitas, depois não vai ter água, nem luz, nem esgoto, como é que vai viver sem isso?
  7.  # 7

Posso estar a falar sem saber ou terem sido arrancadas com o tempo mas não me apercebi dessas infraestruturas construídas. Mas a terem que ser construídas teriam que ser pela CM uma vez que terão ficado com a caução do seguro para a realizar essas obras. Certo ou errado?
  8.  # 8

Colocado por: livimoMas a terem que ser construídas teriam que ser pela CM uma vez que terão ficado com a caução do seguro para a realizar essas obras. Certo ou errado?

Pois, mas há quanto tempo estão as obras paradas, já lá viu a Câmara a acabar as obras? e se a Câmara demorar 30 anos a resolver isso?
  9.  # 9

Percebo, mas também creio que após as casas concluídas a pressão para as fazerem será grande, até para entregarem a Licença de Utilização.
  10.  # 10

Colocado por: livimoPercebo, mas também creio que após as casas concluídas a pressão para as fazerem será grande, até para entregarem a Licença de Utilização.

Confie na virgem e não corra.

Sei de uma situação em todo semelhante, mas neste caso já havia arruamentos. A pessoa comprou o terreno e quando submeteu o projecto na câmara é que descobriu que não havia saneamento, água e luz. O que a câmara sugerir foi que essa pessoa fizesse as infraestruturas até ao seu lote e depois seria compensada à medida que outros lá construisem.
    A pessoa em causa levou a tribunal o vendedor, a imobiliária, a câmara e o promotor. Já lá vão uns 5 anos e até hoje a pessoa ainda não construiu e ainda não consegui resolver nada. Recordo-me que as infraestruturas, na altura ficaram em cerca de 70k
  11.  # 11

Ao que me parece este é um terreno com várias moradias tipo condomínio privado onde na frente das mesmas foi feita a doação ao espaço público de x terreno e seria necessário realizar baias de estacionamento e arruamento de acesso as garagens que não foram feitas. Não é preocupante pois o acesso às habitações não é dificultado, preocupa-me mais se não tiverem sido feitas as infraestruturas de águas, eletricidade e gás.

Só consultando a Câmara e analisando o projecto da habitação com o apoio de um arquitecto/engenheiro é que poderei ter todas as certezas.

Uma coisa é certa, o preço da habitação em tosco só paga o terreno daí eu estar tão cético que deve haver alguma coisa mais.

0.0157 seg. NEW