Iniciar sessão ou registar-se
    • livimo
    • 27 janeiro 2019 editado

     # 1

    Boas pessoal,

    Encontro-me a construir a minha casa e começo a pensar que estando projectados 2 painéis solares para AQS que poderia aproveitar a energia solar igualmente para acumular durante o dia ( quando não estamos em casa ) e distribuir à noite, gerando poupança energética na fatura da eletricidade.

    Alguém com experiência de instalação de Powerwall da Tesla ou outra solução de bateria que possa ajudar e dar uma ideia dos custos envolvidos?

    Para aquecimento/ arrefecimento a casa terá recuperador de calor a lenha na sala e AC nos 3 quartos, sala e cozinha. ( 180 m2 área habitavel).

    Zona: litoral norte

    Obrigado.
  1.  # 2

    https://forumdacasa.com/discussion/57952/3/ampere-energy/#Item_16
    Ponha de lado 5 mil euros para FV e baterias
  2.  # 3

    A meu ver o custo da eletricidade tende a aumentar assim como os equipamentos ligados a eletricidade. É minha intenção vir a adquirir um veículo elétrico e faz-me imensa confusão o custo energético em pt quando se pode aproveitar todo a capacidade do sol para geração de energia. Meter FV para apenas AQS e para injectar energia produzida na rede gratuitamente nos dias de maiores produção como o verão não faz sentido. Assim procuro capacidade de armazenamento de forma a recuperar o investimento mas ainda não percebi como não consigo aproveitar a quase 100% à noite a energia produzida durante o dia com o armazenamento em bateria.
    Uma bateria de 6kw carregada a 100% durante o dia com FV, durante a noite (6h às 00h) não deveria ser suficiente para alimentar a casa e prescindir da eletricidade da companhia? Pretendo reduzir o consumo de energia da rede a quase 0 nos meses de verão. É possível com uma bateria de 6kw?
    •  
      aacc
    • 27 janeiro 2019

     # 4

    Colocado por: livimoÉ possível com uma bateria de 6kw?


    Depende do consumo
  3.  # 5

    Colocado por: aacc

    Depende do consumo

    É se não se importar de passar uns dias sem luz no período de inverno
  4.  # 6

    Diria que o normal numa casa:
    - iluminação
    - cozinhar com placa elétrica
    - uma ou outra vez máquina de lavar loiça, roupa e secar
    - AC nas noites mais quentes

    Se conseguir com um investimento de 10k reduzir a fatura de 150 euros para 50 euros já faria sentido o investimento.
    • livimo
    • 27 janeiro 2019 editado

     # 7

    Colocado por: callinas
    É se não se importar de passar uns dias sem luz no período de inverno


    Obviamente que iria ter a eletricidade da rede para suprir a necessidade de nao ter bateria suficiente nos períodos de inverno.

    Qual a sua experiência? O que tem instalado e o que paga?
    •  
      aacc
    • 27 janeiro 2019

     # 8

    Colocado por: callinasÉ se não se importar de passar uns dias sem luz no período de inverno


    Tem sempre um gerador
  5.  # 9

    A fatia de leão no consumo eléctrico é com as máquinas, 3Kwh a 6kwh gasta para fazer um único ciclo de lavagem,

    AC gasta em média 8Kwh a 15Kwh por dia,

    Mais frigorífico, luzes e a parafernália de gadget's eléctricos que todos temos sempre vão 1 kWh a 4 kWh.

    Como diria alguém, é só fazer as contas mas dificilmente consegue reduzir a factura 1/3 recorrendo somente a FV+baterias.
  6.  # 10

    Actualmente num apartamento de 120 mtr2 gasto de média aproximadamente 60 euros de fatura eletrica + gas com os mesmos equipamentos que terei na moradia. Apenas não terei gas mas FV para aquecimento aguas e AC.

    Com a moradia o carro a gasóleo será trocado por um elétrico.

    O meu medo é estar dependente constantemente do mercado elétrico que já sabe se sabe em pt é dos mais caros da Europa.
 
0.0139 seg. NEW