Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    Antes demais passo a apresentar-me. Chamo-me Carlos e venho a este forum há já algum tempo (muito antes de me registar) para procurar opiniões e ideias e esclarecer dúvidas.
    E foi isso mesmo que me trouxe aqui novamente. Passo a explicar.

Onde moro (aldeia) não há gás natural pelo que temos de recorrer às garrafas.
    O gás é apenas usado para aquecer água com um esquentador. A botija está instalada no exterior, chega-se ao inverno e temos o famoso problema do butano "congelar" pelo que nessa altura mudamos para propano. Essa mudança implica a mudança também do redutor. Outro "problema" é acabar o gás a meio do banho e ter de ir à rua mudar a garrafa com o corpo cheio de espuma eheheheh

O que questiono é se é possível montar um sistema com inversor automático em que possa ter butano e propano e que permita seleccionar o gás consoante a altura do ano. A ideia é deixar de ter que trocar de redutor sempre que se muda de gás.
    O facto de querer usar os dois tipos deve-se ao facto de que no verão gastamos menos gás com butano (uma botija dá para quase 2 meses enquanto a de propano dá para pouco mais de um mês) e ao usar o propano apenas no inverno poupa-se um trocos ao fim do ano.

Para melhor explicar o que tenho em mente fiz um desenho.

Legenda:
    B - Garrafa Butano
    P - Garrafa Propano
    INV - Inversor
    R - Redutor
    Tracinhos à saida das garrafas - torneiras para poder fechar um gás e abir o outro

Isto é possível?
    Pode-se instalar apenas aquele redutor para os dois tipos de gás ou tenho de meter um redutor em casa garrafa?

Peço desculpa pelo logo testamento agradecendo desde já toda a ajuda.

Obrigado
    Carlos
      IMG.jpg
    •  
      aacc
    • 28 janeiro 2019

# 2

Colocado por: kaitono verão gastamos menos gás

Gastam menos gás, porque está menos frio!
  2.  # 3

com o gás não se brinca...chame um técnico
  3.  # 4

Colocado por: aacc

Gastam menos gás, porque está menos frio!

Se ler bem o que escrevi digo que gastamos menos gás comparando os dois tipos: "no verão gastamos menos gás com butano (uma botija dá para quase 2 meses enquanto a de propano dá para pouco mais de um mês)"
  4.  # 5

Colocado por: flavio63com o gás não se brinca...chame um técnico

Eu não disse que ia ser eu a fazer o serviço. É natural que irei recorrer a técnico credenciado. O post é para eu estar mais informado para quando for falar com o mesmo saber do que estou a falar
  5.  # 6

Refere que gasta 2x mais propano no verão face ao butano, mas não existe grande explicação para esse facto.
    Em princípio até deveria consumir menos propano face ao butano (consumo efectivo).
    Existem estudos que indicam que uma garrafa de butano utilizada no esquentador quando chega ao fim, afinal ainda tem lá muito gas, em comparação com uma de propano:

https://www.deco.proteste.pt/-/media/edideco/images/paper%20publications/proteste/2014/359/gas%20engarrafado/reference/gas%20engarrafado/pt359_037039%20pdf.pdf?la=pt-pt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kaito
  6.  # 7

Fácil.
    Faz um T na tubagem.
    A direita propano a esquerda butano.
    A direita redutores de propano à esquerda propano.
    Não percebo porque põe butano propano butano propano
    Cada botija, seu redutor.
  7.  # 8

Colocado por: callinasFácil.
    Não percebo porque põe butano propano butano propano

Para puder usar o mesmo inversor automático. Se fizer como diz tenho de ter um inversor para cada um dos conjuntos.
  8.  # 9

Vale a pena gastar dinheiro num inversor compatível com gases, para o usar 2x por ano?
    • ik
    • 29 janeiro 2019

# 10

Não sei porque ainda usa butano. Menos poder calorífico e nunca sabe se vai meia garrafa para trás..

Passa a usar exclusivamente propano
    Concordam com este comentário: eu
  9.  # 11

Segundo diz o butano e mais econômico
    • ik
    • 29 janeiro 2019

# 12

Colocado por: luisrdsSegundo diz o butano e mais econômico

Duvido! A garrafa é a energia dentro da garrafa e ainda mais se a consome toda a que está no interior

No propano é garantido no Butantã o só com.uma balança
  10.  # 13

Colocado por: callinasVale a pena gastar dinheiro num inversor compatível com gases, para o usar 2x por ano?

O inversor não será para comutar entre butano e propano mas sim para comutar entre a garrafa vazia e a cheia, seja qual for o gás que estamos a usar no momento.
  11.  # 14

Colocado por: kaito

O inversor não será para comutar entre butano e propano mas sim para comutar entre a garrafa vazia e a cheia, seja qual for o gás que estamos a usar no momento.

Mas para isso basta fazer uma instalação normal para duas botijas. Com os respetivos componentes. Abre uma fecha outra
    • eu
    • 29 janeiro 2019

# 15

Também não percebo porque é que usa butano no verão.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 16

Não percebo porque tanta complexidade para algo simples.
    Além disso, qualquer equipamento deverá ser apto para gás e 4 botijas já é um posto de garrafas sujeito a projecto e inspeção
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 17

Faça assim:
    - Passa tudo para PROPANO. ( 2 garrafas + 1 de reserva)
    - Aplica o inversor automatico para não ter chatices com as mudanças de garrafa.
    e pronto!!1
    não precisa de mais nada.

Não complique o que é simples.
    Concordam com este comentário: eu

0.0185 seg. NEW