Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas malta,

    Agora que se preparam as especialidades, está a ser pensada para a minha moradia, o seguinte:

    Paredes:
    Tijolo 11 + isolamento de 8cm + 2 cm caixa ar + 11 cm. O isolamento irá acompanhar os pilares pelo exterior. Foi opção pessoal não colocar capoto.

    Cobertura
    Ao nível da cobertura (invertida), tenho o seguinte:

    - Lage de cobertura
    - Pendentes
    - Tela asfáltica 3kg Texsa + tela asfáltica 4kg Texsa
    - Isolamento térmico (5cm XPS + 5cm XPS cruzados)
    - Geotextil
    - Godo (entre 2 e 4cm)

    Agora a questão: pelo interior vou ter de isolar a lage para não haver pontes térmicas, certo? Se sim, que me dizem a lã de rocha com BPV ou aconselham outra solução?

    Lage de pavimento com desvão sanitário

    - Desaterro integral da zona de implantação das sapatas
    - Aplicação de tela pitonada entre o betão de limpeza as sapatas/linteis
    - Impermeabilização das sapatas e vigas de fundação (flint-coat)
    - Regularização da face superior das sapatas, nomeadamente através de pendentes para fora.
    - Geodreno perimetral

    Posteriormente, será a lage, isolamento térmico de 8cm e betonilha de regularização.

    Opiniões do que está pensado? São boas soluções?

    Obrigado
  2.  # 2

    Obrigado pela resposta, eu,sei que será impossível eliminar por completo as pontes térmicas, mas capoto é uma solução que está colocada de parte.
    Por isso é que perguntei, sendo parede dupla se acham que está bem feito ou se ainda poderei melhorar alguma coisa.
    Estou a tentar salavaguardar ao máximo todos os aspetos (para já no papel).
  3.  # 3

    Ninguém mais tem opinião?
    • pjal
    • 30 janeiro 2019 editado

     # 4

    problemas de pontes termicas não vão faltar no que esta a propor
  4.  # 5

    Pjal, qual seria a sua solução, já que apontou assim tantas falhas?

    JoelM, que informações mais é que precisa?

    Obrigado a ambos pelas respostas.
  5.  # 6

    Que altura terá o desvão sanitário?
  6.  # 7

    Zedasilva, sinceramente ainda não sei, pois como 99% dos DO, não pedi nenhum estudo, mas, acredito que deverá ter pelo menos 60cm.
    Porque pergunta isso? Acha a solução proposta, mal pensada?
    Cumprimentos
  7.  # 8

    Qual seria a solução? Massame? Um desvao, se bem executado (o exemplo do topico do zinas está muito bom) não dá problemas. Estou igualmente a equacionar encher o desvao com brita.
  8.  # 9

    Colocado por: Rui1977Obrigado pela resposta, eu,sei que será impossível eliminar por completo as pontes térmicas,
    não é impossível, depende da sua equipe de projecto, eles que proponham outras opções constutivas. não devia ser vc a procurar soluções mas eles. mostrar interesse tudo bem, mas fazer o trabalho deles não.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • r.v
    • 31 janeiro 2019

     # 10

    Brita la para dentro e uns tubos a drenar para fora para mim é o melhor.
  9.  # 11

    Pois, isso ainda não tenho. Como disse, o que indiquei mais acima é o que está a ser pensado.

    Como sugere que seja feita a ligação parede lage cobertura (por acaso já tinha pensado como seria feita).
  10.  # 12

    .. eu sugiro que essas questões sejam resolvidas pela sua equipa técnica.
    Depois de resolvidas, meta aqui os desenhos propostos por estes. Eu não ofereço soluções aqui no forum, mas posso sugerir alterações/ melhorias...
    Se já que está fixo nessa solução construtiva... não há muito a fazer.
  11.  # 13

    Colocado por: Rui1977como 99% dos DO, não pedi nenhum estudo

    Uma enxada, alguma boa vontade e consegue fazer isso.

    Colocado por: Rui1977Um desvao, se bem executado (o exemplo do topico do zinas está muito bom) não dá problemas.

    O desvão do Zinna tem 2m e tal.
  12.  # 14

    Pelo que tenho lido no fórum, a malta sugere sempre capoto, parecendo até que não existe mais nenhuma solução construtiva capaz.
    Na minha opinião, se ambas as soluções forem bem pensadas e acima de tudo bem executadas, são ambas válidas.
    Veja-se alguns exemplos de aplicações de capoto que são um verdadeiro atentado à arte de bem construir.
    Quando coloquei aqui o que estamos a pensar, é no sentido de poder melhorar alguma coisa dentro daquilo que são as paredes duplas. Capoto ainda não está também colocado de parte, mas para já...
  13.  # 15

    Colocado por: Rui1977Na minha opinião, se ambas as soluções forem bem pensadas e acima de tudo bem executadas, são ambas válidas.
    não digo o contrário, mas a dificuldade de o conseguir é bastante elevado, e a probabilidade de não ser feito bem é mais elevado, tem mais por onde correr mal pois é mais complexo de conseguir.

    vai pagar um projecto de execução para resolver cada ponte térmica caso a caso?

    não existe nada mais simples que envolver a casa em isolamento .. arruma logo as questões todas das pontes térmicas. convém é ser um 'capoto' bom e não dos mais fraquinhos..
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  14.  # 16

    pense assim.. a arte de construir está em constante evolução, o sistema que sugere ficou para trás e praticamente já não se usa porquê? pensa seriamente que o vai melhorar e eliminar os pontos fracos tornando-o melhor que os sistemas construtivos mais evoluídos??
  15.  # 17

    Colocado por: Rui1977Obrigado pela resposta, eu,sei que será impossível eliminar por completo as pontes térmicas, mas capoto é uma solução que está colocada de parte.
    Por isso é que perguntei, sendo parede dupla se acham que está bem feito ou se ainda poderei melhorar alguma coisa.
    Estou a tentar salavaguardar ao máximo todos os aspetos (para já no papel).


    E porque é que a solução do capoto está colocada de parte?
  16.  # 18

    Antonylemos, não vejo a necessidade do seu comentário "pensa sinceramente que o vai melhorar etc, etc"...eu não estou aqui a pensar que vou melhorar o que quer que seja, nem estou a pensar que eu é que estou certo e os outros errados, nada disso. Aqui trocam-se ideias, ouvem-se opiniões de quem sabe (especialmente para quem como eu, pouco percebe da poda), especialmente numa fase em que tudo pode ser alterado.
    Em relação ao capoto, não está totalmente colocado de parte, mas não é uma solução que me agrade, talvez porque conheço quem tenha e esteja arrependido,especialmente por causa da acustica, e se existe coisa que valorizo para além do conforto térmico é a acústica de uma casa.
    Agradeço desde já todas as opiniões recebidas até aqui.
  17.  # 19

    Colocado por: Rui1977especialmente por causa da acustica,

    concerteza porque fizeram a instalação dos caixilhos depois do ETICS executado!!!!
    Conheço uma obra de uma UCC, que fizeram essa asneirada.. ainda não passou nos ensaios acusticos... alias nem era preciso ensaio, bastava estar lá fora a falar que se ouvia tal qual tivesse a janela aberta.
  18.  # 20

    às vezes sou um bruto, mas foi sem maldade.

    em relação aó capoto, .. ele não é todo igual. mas é mais difícil corrigir um erro com o sistema que propõe do que com o capoto.

    atenção, se aquilo que pretende for bem feito é tão bom como outro sistema construtivo qq. em relação à caixa de ar da sua proposta, esqueça a caixa de ar.. por norma, são tão mal executadas que deixam de existir ou funcionar como tal.
 
0.0202 seg. NEW