Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas, eu e o meu marido depois de meses à procura de um apartamento remodelado chagámos à conclusão que na zona que queremos só nos compensa comprar um apartamento para remodelar. Surgiu entretanto um apartamento exactamente na zona onde queríamos (Barreiro, Margem Sul), e com a vantagem de eu já ter morado naqueles prédios (os meus pais moram lá) e saber que a construção é óptima. Estamos a falar de uma construção de 1957 que dá dez a zero aos prédios mais recentes da zona de finais de 90 e inícios de 2000.

Entretanto antes de nos metermos na compra da casa convém sabermos o dinheiro que teremos que gastar em renovações porque não queremos dar um passo maior que a perna e depois ficarmos com uma casa a metade e sem sitio para viver. Tenho andado em pesquisas sobre os valores que seriam esperados. Se possível agradecia se podiam indicar-me se os meus valores estão muito fora do normal (alguns deles estão sem mão de obra). Trata-se de um T3 com cerca de 89m2, e apenas uma casa de banho.

As obras a fazer seriam:

Canalização e esgotos novos (a sanita e o lava loiças vão mudar de sitio)
    Parte eléctrica toda nova (trocar o quadro, cablagem, acrescentar tomadas e pontos de luz...)
    Cozinha nova (ikea)
    Casa de banho nova
    Trocar as janelas (possivelmente estores eléctricos)
    Chão novo em toda a casa
    Tectos falsos (se houver orçamento para isso)
    Reparar paredes e pintura.

Antes de mais no que toca à instalação eléctrica, o meu marido tem um antigo colega que é electricista certificado e que se ofereceu para fazer um preço de amigo. Resumidamente cobra 300€ pela mão de obra, indica-nos onde abrir roço, faz o desenho, dá-nos a lista de todo o material que temos que comprar (com 50% de desconto graças a ele) e faz a instalação. No que toca aos materiais não faço a mínima ideia de que preço rondará.

Arrancar azulejo, moveis antigos, loiças de casa de banho e coisas do género seria igualmente feito por nós.

No que toca à canalização embora o meu cunhado perceba do assunto, acho melhor pagar a um profissional para o fazer, cerca de 4000€ chagarão?

Quanto à cozinha, zona de lavandaria e casa de banho fiz conta a 6000€ depois de ter sondado preços no leroy merlin e ter utilizado o planificador de cozinhas do ikea. Neste orçamento estão incluídos móveis de cozinha (já com puxadores, bancada, lava loiças e torneira), electrodomésticos, banheira, conjunto de duche, resguardo em vidro, móvel com lavatório, torneira, armário com espelho e toalheiro eléctrico.

Para o chão fiz contas a 15€ o metro quadrado quer para o chão laminado quer para o mosaico o que dá +- 1300€ sem contar com rodapés, material de instalação e mão de obra. 300€ chegariam para os rodapés? Pela mão de obra falaram-me em cerca de 8€ o m2 o que daria à volta de 800€.

A cozinha e a casa de banho irão levar pouco azulejo, na cozinha apenas o splashback e na casa de banho só na zona da banheira, o azulejo pretendido seria o género "subway tile" que encontrei por 13€/m2, penso que no total rondará no máximo 200€ sem contar com o material de instalação e mão de obra.

Quanto aos tectos falsos encontrei tabelas a 23€/m2, o que para a área pretendida deveria dar cerca de 1800€.

Quanto às janelas são janelas de tamanho "normal" e uma outra maior como podem ver nas fotos (não tenho medidas de momento). Queria colocar janelas oscilo batentes em PVC com estores eléctricos. 2000€ em janelas será suficiente? Falaram-me em fazer conta com mais 80€ por janela no que toca aos estores eléctricos em vez dos estores normais, fiz conta "acima" a cerca de 600€.

As portas como são em madeira maciça seria desperdício troca-las, portanto a ideia é lixar, pintar e mudar as ferragens.

A pintura das paredes e tectos conforme o orçamento seria feita por nós. O que é espectável pelo metro quadrado? Já com materiais e mão de obra incluída?

Portanto neste orçamento não estou a contar com rebocar paredes, primários e tintas (branca), ferragens, focos de luz, tomadas, interruptores, quadro eléctrico, cablagem, tubos para passar os cabos, canos, materiais para aplicar chão e azulejo e mão de obra em muitas das coisas. Se acharem que me estou a esquecer de alguma coisa digam por favor.

Tudo somado deu-me 17500€, acham que está muito longe? E dito isto quanto mais seria espectável nas coisas que faltam? Com menos de 25000€ acabávamos a obra?

Já agora peço ainda ajuda numa situação que podem ver na foto da cozinha (primeira foto). Aquele recorte na zona da janela não me facilita a instalação de uma cozinha que não é feita à medida, alguma sugestão para "nivelar" aquela zona? Só até à altura do parapeito da janela.

Antes de mais muito obrigado!
      janela cozinha.png
      janela grande.png
      janelas normais.png
  2.  # 2

Tenho um T2 de 90m2 que vou remodelar em breve. Comecei com a ideia de que 20mil euros chegavam e sobravam. Aparentemente, se quero algo com alguma qualidade, não. Ando a fazer contas e continhas e tudo indica que com 25mil euros fica tudo feito e já cortei muita coisa (portas interiores vou arranjar em vez de trocar, não vou tirar a quantidade massiva de azulejos que tenho no corredor a fazer de lambrim para evitar fazer mais entulho, etc). Peça contactos aqui no fórum para poder obter orçamentos, há aqui muita malta que pode ajudar nesse sentido, ou já que tem quem lhe fará alguma parte da obra veja se têm alguém de confiança e aproveite! Nem é muito pelos preços, é por conseguir saber como trabalham. No meu caso sou do Seixal, Corroios, e em principio quem me vai fazer a obra é de Torres Vedras porque conheço de perto o trabalho e sei que farão um excelente serviço.

O meu maior conselho é decida e bem já o que quer, como quer e quando, evite os "já agora" e conte com os piores cenários possíveis; faça muitas pesquisas sobre onde comprar bom material e que goste a bom preço (não sou apologista do mais barato, às vezes pode sair caro; há coisas numa casa em que não se pode mesmo ir para o mais rasca) e ajude quem chamar para orçamentos fazendo uma lista o mais exaustiva possível dos trabalhos a fazer, terá orçamentos mais reais.
    Concordam com este comentário: Tanialexandra
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tanialexandra
  3.  # 3

Quanto à pergunta da cozinha, tem mesmo que pôr os móveis aí?
  4.  # 4

Relativamente à cozinha, dá-me ideia de não ser muito fundo pelo que colocaria os móveis alinhados com a as restantes paredes e poderá somente personalizar a pedra/madeira/silestone da bancada à medida desse recanto, ou seja, nessa zona ficaria com uma bancada mais profunda.
  5.  # 5

Colocado por: pensadorRelativamente à cozinha, dá-me ideia de não ser muito fundo pelo que colocaria os móveis alinhados com a as restantes paredes e poderá somente personalizar a pedra/madeira/silestone da bancada à medida desse recanto, ou seja, nessa zona ficaria com uma bancada mais profunda.

Pensador, eu tou com o mesmo problema na minha casa, a parede onde vou colocar os móveis todos da cozinha tem 3,81m de comprimento, no entanto ali aos 39cm tenho um desnivel de 4 cm, parece-me ser uma viga pelo aspecto da coisa pelo que não me parece que se vá escavacar aquele pedaço, posso não encostar os móveis inferiores à parede? E neste caso, nesse sitio vai estar a coluna do frigorifico encastrado, que vai ter 60cm de largura e por isso vai encostar parcialmente.

Segue um esquema abaixo, basicamente a minha ideia seria fazer os móveis inferiores mais profundos pra chegarem à parede... o que irá de certo encarecer a coisa! Posso não encostar nenhum deles e inclusivé não encostar o movel de forno/microondas? Ou vai tudo cair? De certo na altura da remodelação chegaremos a uma solução, mas como tenho tempo até lá já queria chegar com estas coisitas que se podem tornar em "coisonas" resolvidas. Peço desde já desculpa a autora do tópico por estar a poluir um bocado.
      2222.png
  6.  # 6

Sim os 25k dá para fazer isso tudo .

Senão se esticar muito nos materiais claro
  7.  # 7

Colocado por: desofiapedroTenho um T2 de 90m2 que vou remodelar em breve. Comecei com a ideia de que 20mil euros chegavam e sobravam.
    De notar que embora o seu seja um T2 ainda é 1m2 maior que este T3, pelo que a área é semelhante.

Exacto, a ideia é mesmo avançar só depois de ter um plano bem definido daquilo que vamos fazer, daí andar a sondar preços e estar a pedir opinião a quem já passou pelo mesmo ou de quem trabalha na área, se acha estes valores descabidos ou não.

Tenho noção que uma obra pode ter contratempos e que estes custam muito dinheiro, se não tiver margem de manobra fico com tudo pela metade.

Inicialmente pensámos o que nos compensaria mais, contratar um empreiteiro para ficar à frente da obra ou ir adjudicado o trabalho a vários profissionais das áreas que precisávamos,sendo que eu de momento tenho disponibilidade para estar sempre presente no local se necessário. O maior medo é mesmo este.

Colocado por: desofiapedronão sou apologista do mais barato, às vezes pode sair caro; há coisas numa casa em que não se pode mesmo ir para o mais rasca
    Quanto aos materiais, o material eléctrico a partir do momento em que temos a oportunidade de pagar apenas 50% do valor já ajuda bastante a comprar coisas de qualidade. A canalização é que não tenho ideia, daí ter perguntado se alguém me saberia indicar se 4000€ seriam suficientes para o que pretendemos fazer. A 15€ o m2 em chão penso que consiga algo com uma qualidade decente, já quanto às janelas estou completamente perdida. No que toca às tintas estamos a pensar em cerca de 80€ a lata (15l).

Colocado por: desofiapedroQuanto à pergunta da cozinha, tem mesmo que pôr os móveis aí?
    Em relação à cozinha, sim,infelizmente teria mesmo que colocar ali os móveis, é a única parede em que é possível fazer uma bancada de trabalho. Esta cozinha é difícil, tem uma janela e três portas (ligação ao corredor, à casa das máquinas/lavandaria e à sala), como pode ver na planificação, e o fogão convém ficam onde está porque é onde se encontra uma chaminé antiga.

Cozinha

Obrigado pelas dicas!
  8.  # 8

Alinha todos os moveis pela zona do FRG
    Fica com 4cm de distância á parede. Essa diferença é coberta pela pedra do moveis, ou seja, manda fazer uma pedra 4cm mais profunda
    Concordam com este comentário: desofiapedro, pensador
  9.  # 9

Colocado por: pensadorRelativamente à cozinha, dá-me ideia de não ser muito fundo pelo que colocaria os móveis alinhados com a as restantes paredes e poderá somente personalizar a pedra/madeira/silestone da bancada à medida desse recanto, ou seja, nessa zona ficaria com uma bancada mais profunda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tanialexandra

O problema aqui é ser uma bancada do ikea, que tem aquela largura por defeito e portanto não sei até que ponto isso seria possível.
  10.  # 10

Colocado por: larkheSim os 25k dá para fazer isso tudo .

Senão se esticar muito nos materiais claro
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tanialexandra

Quanto aos materiais, o material eléctrico a partir do momento em que temos a oportunidade de pagar apenas 50% do valor já ajuda bastante a comprar coisas de qualidade. A canalização é que não tenho ideia, daí ter perguntado se alguém me saberia indicar se 4000€ seriam suficientes para o que pretendemos fazer. A 15€ o m2 em chão penso que consiga algo com uma qualidade decente, já quanto às janelas estou completamente perdida. No que toca às tintas estamos a pensar em cerca de 80€ a lata (15l).
  11.  # 11

Colocado por: zedasilvaAlinha todos os moveis pela zona do FRG
    Fica com 4cm de distância á parede. Essa diferença é coberta pela pedra do moveis, ou seja, manda fazer uma pedra 4cm mais profunda

Pensei nisso logo, então a ideia seria: o FRG agarra à parede atrás no espaço que tem dos 39cm, a coluna do forno agarra lateralmente à parede direita e os moveis inferiores aparafusados uns aos outros e às colunas, mais o tampo em cima. Assim creio que ninguém se mexe, é isso? Eu como não percebo da coisa pensava que tinha que obrigatoriamente agarrar todos à parede.
    E mando fazer os painéis laterais das colunas mais fundos 4 cm pra não ficar um buraco entre as colunas e a parede... ou mando logo cortar a pedra que vou colocar na parede com 4cm de grossura...

Agradeço desde já zedasilva.
  12.  # 12

Colocado por: Tanialexandra

O problema aqui é ser uma bancada do ikea, que tem aquela largura por defeito e portanto não sei até que ponto isso seria possível.

Tania, será daquelas deles de madeira? Ou pedra? Se for pedra acho que pode pedir o corte que entender.
  13.  # 13

Colocado por: desofiapedroou mando logo cortar a pedra que vou colocar na parede com 4cm de grossura...

Teria que ser com pelo menos 4,5 para cobrir um pouco a pedra de baixo. isso é capaz de ficar mais caro.
    Manda fazer as laterais com mais 4cm e resolve o problema
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  14.  # 14

Tania tive a ver o esquema da sua cozinha, não há mesmo meio de colocar a placa e a coluna micro/forno do lado onde tem o lava loiças?? Vai ter tecto falso? Creio eu que assim consegue colocar os tubos de exaustão onde quiser, desde que tenha espaço no tecto.
  15.  # 15

Colocado por: desofiapedroTania, será daquelas deles de madeira? Ou pedra? Se for pedra acho que pode pedir o corte que entender.

É de madeira, daí ter quase a certeza que aquilo é medida standart para os móveis deles.

Colocado por: desofiapedroTania tive a ver o esquema da sua cozinha, não há mesmo meio de colocar a placa e a coluna micro/forno do lado onde tem o lava loiças?? Vai ter tecto falso? Creio eu que assim consegue colocar os tubos de exaustão onde quiser, desde que tenha espaço no tecto.

A chaminé é uma chaminé rústica pelo que só parti-la seria uma carga de trabalhos e mais €€. Para além disso assim poupa-me a compra do exaustor, pois funciona muito bem, para não falar da componente estética que dá sempre um ar mais engraçado à cozinha,
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  16.  # 16

Humm acho que com a IKEA em madeiras não se safa pra poder fazer o que sugeriu o pensador.
  17.  # 17

Se não for possível personalizar, pode comprar toda a cozinha no ikea com excepção da bancada que mande fazer personalizada
  18.  # 18

Colocado por: pensadorSe não for possível personalizar, pode comprar toda a cozinha no ikea com excepção da bancada que mande fazer personalizada

Pensei nesse caso, o que me faz espécie é depois a canalização para o lava loiças (que como pode ver no esboço que coloquei da cozinha, ficaria em frente à janela), mas talvez não faça mal ficar tubagem entre a parede e o móvel. A fixação dos móveis é que seria mais problemática.
  19.  # 19

A canalização não estou a ver qual seria o problema,sai da parede e entra no móvel do mesmo local, só precisaria de uma tubagem mais comprida. Quanto à fixação pode sempre fixa-Los aos armários do lado, se bem que com o peso da bancada e das coisas que vai lá pôr dentro não devem balançar.
  20.  # 20

Colocado por: pensadorA canalização não estou a ver qual seria o problema,sai da parede e entra no móvel do mesmo local, só precisaria de uma tubagem mais comprida. Quanto à fixação pode sempre fixa-Los aos armários do lado, se bem que com o peso da bancada e das coisas que vai lá pôr dentro não devem balançar.
    Sim realmente tem razão. Quero antes de mais agradecer a ajuda aqui partilhada. Infelizmente o cpcv ainda não estava assinado, e por isso tendo aparecido hoje um investidor sem necessidade de recorrer a crédito, ficou ele com o apartamento em questão, pelo que a busca irá continuar.

0.0314 seg. NEW