Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,
    Sempre tive o sonho de ter uma vivenda só para mim. E comecei a "trabalhar" na ideia este ano, para ser algo de futuro a médio prazo. No entanto julgava (erradamente) que comprava o terreno a uma imobiliária, levava a minha ideia a uma construtora e voilá, tinha a casa feita.

    Mas comecei a ver discussões neste forum e comecei a ler sobre taxas, licenciamentos, engenheiros, arquitectos, taxas de levantamento, dinheiro a sair, dinheiro a sair, dinheiro a sair, mais dinheiro a sair.

    Portanto a minha questão é: quais os passos a seguir e o preço que deve contar para cada um desses passos?

    Ando a ver terrenos na zona de casal de cambra (sintra), casal novo (odivelas), a-da-beja (amadora).
    outra questão é se podemos construir em qualquer terreno? Estas zonas são conhecidas por os terrenos terem sido apropriados sem registo. Tenho algum receio em comprar um terreno através de uma agência e depois querer construir algo e não conseguir porque há problemas com registos e afins.

    Digam-me da vossa justiça (e conhecimentos)
  2.  # 2

    Acerca se pode construir isso só consegue saber indo à câmara municipal com as informações do terreno.
  3.  # 3

    Colocado por: Helena.mvfrAndo a ver terrenos na zona de casal de cambra (sintra), casal novo (odivelas), a-da-beja (amadora).


    Nessas zonas o melhor que pode fazer é agarrar no carro e dar umas voltinhas pelas aldeias em redor e ver o que encontra, as imobiliárias têm os terrenos inflaccionados 20/30k... (experiência própria).

    Após escolher os terrenos que lhe agradem peça cópia da caderneta, ou tire foto, e pela carta do PDM consegue ter uma ideia, em caso de dúvida tb pode pedir a um arquiteto que a ajude a olhar para o PDM... caso o terreno lhe agrade muito e subsistam dúvidas faz um pedido de informação na respetiva CM.

    Colocado por: Helena.mvfrMas comecei a ver discussões neste forum e comecei a ler sobre taxas, licenciamentos, engenheiros, arquitectos, taxas de levantamento, dinheiro a sair, dinheiro a sair, dinheiro a sair, mais dinheiro a sair.


    As taxas (tirando a de construção) dependem muito do terreno, conte com o mínimo de 3k, mas pode ser muito mais. Para arquiteto não conte com menos de 6/8k para o básico que é o licenciamento.

    Já há por ai tópicos com esses custos, até aqui para sintra/cascais...
  4.  # 4

    Procure um terreno na zona onde pretende.
    Depois, ANTES DE COMPRAR, consulte um arquitecto/engenheiro e a câmara municipal.
    É relativamente simples compreender se pode construir ou não.

    Na zona de Casal de Cambra existem vários terrenos que permitem construir, por exemplo.
    Concordam com este comentário: Jpires76
  5.  # 5

    Colocado por: NTORIONAs taxas (tirando a de construção) dependem muito do terreno, conte com o mínimo de 3k, mas pode ser muito mais. Para arquiteto não conte com menos de 6/8k para o básico que é o licenciamento.


    só taxas e arquiteto vão 10K (arredondando). Que mais há a pagar?
  6.  # 6

    Também estou em situação semelhante. No meu entender estes são os valores a pagar:
    - Terreno: (Valor do Terreno)
    - Escritura Terreno + Impostos: (para um valor de terreno que custe 60K a escritura + impostos vai rondar os 4900€)
    - Projecto de Arquitectura (inclui tudo): +/- 8000€ (com IVA)
    - Licenciamento Camera: +/- 5000€ (com IVA)
    - Ramais: +/- 5000€ (com IVA)
    - Construção da casa: Fala-se em +/- 1000€ m2 (COM IVA)
  7.  # 7

    Dependendo do municipio as taxas podem ser MUITO superiores a 3.000,00 euros para todo o processo. Preveja uma aporte maior para este capitulo.
  8.  # 8

    Quais são as taxas de licenciamento da camara a que se referem?
  9.  # 9

    Pagamento de licença de construção + caução. No meu caso fui muito para cima de 5000€ entre as duas coisas (CM Oeiras).

    Mais ainda se depois for fazer um empréstimo para construção, considere todos os custos do mesmo (IS, custos notario/casa pronta e comissões do banco, desde abertura de dossier, avaliação, etc).
  10.  # 10

    E esqueci-me de outros custos, nomeadamente topógrago (penso que foram à volta de 200€ mais coisa menos coisa) e fiscalização durante a obra (500€-1000€/mês), caso o queira ter.
 
0.0146 seg. NEW