Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho actualmente um T1 em Lisboa, que era a minha casa de solteiro, e que gostava de meter a arrendar durante 1 ou 2 anos e provavelmente vender mais tarde.

    Como o T1 é relativamente grande, estava a pensar transformá-lo num T2, roubando área à cozinha e transformando a cozinha e sala numa kitchenette de modo a ter mais um quarto. Julgo que com esta mudança a casa poderá tornar-se mais atrativa para ser arrendada/comprada por familias e não apenas por casais jovens sem filhos ou solteiros.

    Neste momento a casa é um T1:

    https://imgur.com/a/4SqRh0v

    E estava a pensar transformá-la num T2. Tenho duas opções: ou mantenho a cozinha+sala, ou então roubo alguma área ao quarto maior (que deixa de ser uma suite) para ficar com uma cozinha+sala maior.

    T2 - Opção 1:

    https://imgur.com/a/R8zPwZO

    T2 - Opção 2

    https://imgur.com/a/IjBhLcC


    Qual das opções recomendam? Devo manter o T1 pois passar para um T2 não valoriza a casa, ou devo escolher a opção 1 ou a opção 2 e transformar a casa num T2?
  2.  # 2

    Meta o imovel no mercado... se tiver interessados assim como está, esqueça essas complicações.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasMeta o imovel no mercado... se tiver interessados assim como está, esqueça essas complicações.



    Os T1's iguais ao meu da minha rua são vendidos por 250 mil. O meu objectivo com esta mudança seria obviamente vender por mais. Estava a pensar gastar uns 5-10 mil euros nestas modificações e depois vender a casa 50 mil euros mais cara, por 300 mil, visto já ser um T2 em vez de um T1..
  4.  # 4

    E as licenças? Se quer tudo legalizado para depois não ter problemas a vender vai gastar mais do que isso.
  5.  # 5

    E um t2, o segundo quarto terá de ter no minimo 9m2...
    E duvido que o condomino autorize essa modificações... e vai gastar um apequena frtuna em projectos, autorizaçãos, taxas e taxinhas...
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  6.  # 6

    É preciso licenciar alguma coisa? Não poderei anunciar e vender o imóvel como um T2 mesmo que venha registado como T1 na caderneta predial?

    Colocado por: Pedro BarradasE um t2, o segundo quarto terá de ter no minimo 9m2...
    E duvido que o condomino autorize essa modificações... e vai gastar um apequena frtuna em projectos, autorizaçãos, taxas e taxinhas...


    Desde que não mexa em paredes mestras, preciso de pedir autorização ao condominio? não posso simplesmente alterar a disposição da minha casa e meter como achar melhor?
  7.  # 7

    Colocado por: MatiasaÉ preciso licenciar alguma coisa? Não poderei anunciar e vender o imóvel como um T2 mesmo que venha registado como T1 na caderneta predial?


    Não.
  8.  # 8

    Já lhe explicaram ali em cima um dos problemas... Olhe um banco não irá financiar o imóvel, sem ter os papeis todos em ordem, incluindo a licença de utilização ( que é para um T1)... O avaliador do banco quando da visita irá constatar isso mesmo e fica empencado o processo.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    • smart
    • 1 fevereiro 2019 editado

     # 9

    Colocado por: MatiasaÉ preciso licenciar alguma coisa? Não poderei anunciar e vender o imóvel como um T2 mesmo que venha registado como T1 na caderneta predial?

    Pode fazer tudo
    Mas o comprador não é parvo
    Não se esqueça do tempo que demoraria a alteração legal...além de muitos bancos fugirem...
  9.  # 10

    Colocado por: MatiasaDesde que não mexa em paredes mestras, preciso de pedir autorização ao condominio? não posso simplesmente alterar a disposição da minha casa e meter como achar melhor?

    A sua questão não é de resposta linear...

    Pode e não pode... paredes mestras!!? qual a idade desse imovel?
  10.  # 11

    Colocado por: Pedro BarradasJá lhe explicaram ali em cima um dos problemas... Olhe um banco não irá financiar o imóvel, sem ter os papeis todos em ordem, incluindo a licença de utilização ( que é para um T1)... O avaliador do banco quando da visita irá constatar isso mesmo e fica empencado o processo.


    Anunciando o imóvel então como um T1+1, ficaria resolvido esse problema?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nanunos
  11.  # 12

    Colocado por: Matiasae depois vender a casa 50 mil euros mais cara, por 300 mil, visto já ser um T2 em vez de um T1..

    Só seria T2, se tivesse autorização de utilização para isso.

    Colocado por: MatiasaNão poderei anunciar e vender o imóvel como um T2 mesmo que venha registado como T1 na caderneta predial?

    Poder até pode, mas estava a enganar as pessoas
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  12.  # 13

    Se não vai destruir nada estrutural até diria que pode sem perguntar ao condomínio, mas deve sempre licenciar o projecto se quer que a casa seja considerada um T2 em vez de T1.

    Cuidado com o que vai fazer, não seja mais um a tentar vender um T1 transformado em T2 que se transforma numa casa de ratinhos.
  13.  # 14

    De acordo com o que vejo nos seus esquemas vai ter sim que fazer alterações estruturais.
  14.  # 15

    Tem mesmo a certeza que não quer vender já?
    Qt tempo arrisca ainda no aumento da "bolha"?
    É que qd rebentar....
  15.  # 16

    5 a 10 mil? Cozinha nova. 2 Casas de banho novas. Pavimentos. Aguas esgotos eletricidade e telecomunicaçoes, e beneficiação geral? 😁

    Multiplique esses 5 a 10 mil por 2
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  16.  # 17

    Não, porque está a mudar a tipologia do fogo.
    Precisa da câmara e dos outros condóminos.

    Qual é a area total da fracção? É inferior a 72 m2?


    Colocado por: MatiasaÉ preciso licenciar alguma coisa? Não poderei anunciar e vender o imóvel como um T2 mesmo que venha registado como T1 na caderneta predial?



    Desde que não mexa em paredes mestras, preciso de pedir autorização ao condominio? não posso simplesmente alterar a disposição da minha casa e meter como achar melhor?
  17.  # 18

    Obrigado pelos comentários.

    Já percebi que não posso anunciar o imóvel como um T2, no entanto:

    Posso fazer as obras que pretendo e que mostro no meu primeiro post ou tenho de pedir autorização ao condomínio? Tendo em consideração que a parede em que quero intervir não é mestra nem me parece ter uma espessura que faça dela uma parede estrutural, em que condições tenho de pedir autorização ao condomínio e em que condições posso fazer as obras à minha vontade?

    Posso fazer então um quarto com 7m2 e anunciar o imovel como sendo um T1+1?

    Acham que as alterações propostas irão valorizar a casa?
  18.  # 19

    Ouça. se quem for comprar necessitar de utilizar o credito bancário... arranja ai um 31!!!?, percebe!!?
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  19.  # 20

    Colocado por: Pedro BarradasOuça. se quem for comprar necessitar de utilizar o credito bancário... arranja ai um 31!!!?, percebe!!?


    Mas porquê? Peço desculpa mas ainda não consegui perceber.

    Tenho um T1 com 74m2 na caderneta predial. A área bruta do imovel não varia, continua a ser a mesma. A única diferença é que em vez de ter uma sala e uma cozinha, passo a ter uma kitchenette e um quarto. O imovel continua a ser um T1 na caderneta, mas neste caso na prática é um T1+1.

    Porque é que o banco vai embirrar com isso? Se assim fosse, qualquer pessoa que adicionasse, partisse ou mudasse uma parede interna de sitio 50 cm para o lado, tinha logo o banco a chatear. É isso que acontece?
 
0.0219 seg. NEW