Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,
    Sou novo cá no fórum mas tenho visto várias discussões cá presentes.
    Comprei um terreno e estou na fase de fazer o projeto. No entanto, apesar de várias pesquisas, contínuo dividido. Por isso venho pedir a vossa ajuda. Será uma casa térrea e vai ter lareira. O isolamento também é um fator que vou ter em conta. No entanto, não sei o que será melhor (piso radiante, lareira com recuperador, bomba de calor para aquecimento/arrefecimento, ar condicionado, ...). O que me interessa é um sistema eficiente energeticamente e capaz de climatizar uma habitação de cerca de 180m2.
    Ajudem por favor.
  2.  # 2

    PAra já deve concentrar-se no projecto de arquitectura, a começou? Com estes tecnicos é que deve tirar as duvidas realcionadas com as questões de climatização da sua casa.

    O melhor é inimigo do optimo.... há muitas questões a ponderar para a escolha correcta... muitas delas são de ordem pessoal... outras derivam da localização, dos custos de aquisição, exploração, esteticos, decorrentes da morfologia da edificação....
    Concordam com este comentário: mhpinto
  3.  # 3

    O que pretende?
    O melhor conforto possível?
    O menor custo de instalação?
    Os menores consumos?
    Aceita um maior custo inicial (instalaçao) para ter menores gastos mensais?
    Prefere menor custo inicial e gastos mensais superiores?
    Concordam com este comentário: mhpinto, Pedro Barradas
  4.  # 4

    O projeto (desenho) já está definido. Na opinião do técnico, o mais vantajoso seria o piso radiante que permite o aquecimento/arrefecimento tendo por base uma lareira com recuperador juntamente com uma bomba de calor e painéis solares (para energia). Mas tudo isto parece-me um bocado caro na aquisição, sendo que o custo da fatura energética poderia ser baixo.
  5.  # 5

    Prefiro conforto, aceitando um maior custo inicial para ter menores gastos mensais.
  6.  # 6

    Na minha opinião de leigo, de uma maneira geral, todos os sistemas são eficientes. O que varia mais serão os consumos e o preço no momento da instalação.

    Por exemplo aqui no fórum toda a gente diz maravilhas do piso radiante, e certamente será fantástico, mas no meu caso não quero investir tanto só em climatização.

    No fundo, é preciso encontrar a solução mais equilibrada. Para isso, para além das opções técnicas, tem de tentar prever as necessidades efetivas que a casa vai ter em termos de aquecimento/arrefecimento:
    - É numa zona fria ou é numa zona mais temperada?
    - Tem a maioria dos vãos a sul de forma a poder aproveitar o calor do sol ou numa orientação menos favorável?
    - Os vãos a sul têm sombreamento eficaz para não sobreaquecer a casa no verão?
    - Vai querer investir a sério em isolamento nas janelas ou quer algo mais básico?

    No meu caso, também para uma casa térrea de 180 m2, numa zona do país temperada. A casa tem boas possibilidades de ser vetnilada naturalmente e um bom aproveitamento do sol, o cobrirá a maior parte das necessidades. Para o resto, vou meter só recuperador a ar e pré-instalação de AC.
  7.  # 7

    Colocado por: CarlosCarvalhoMas tudo isto parece-me um bocado caro na aquisição

    Um bocado é favor
  8.  # 8

    Colocado por: CarlosCarvalhoPrefiro conforto, aceitando um maior custo inicial para ter menores gastos mensais.


    Colocado por: CarlosCarvalhoo mais vantajoso seria o piso radiante que permite o aquecimento/arrefecimento tendo por base uma lareira com recuperador juntamente com uma bomba de calor e painéis solares (para energia)

    Ja respondeu... Pode "cortar" os painéis, e assim ja investe um pouco menos de inicio. E depois se tiver folga €€€ coloca os paineis
  9.  # 9

    Alguém tem ideia de valores para o piso radiante que permite o aquecimento/arrefecimento tendo por base uma lareira com recuperador juntamente com uma bomba de calor e painéis solares (para energia)?
  10.  # 10

    Colocado por: CarlosCarvalhoAlguém tem ideia de valores para o piso radiante que permite o aquecimento/arrefecimento tendo por base uma lareira com recuperador juntamente com uma bomba de calor e painéis solares (para energia)?


    para 180m2,

    diria entre 18 e 20k!
    Concordam com este comentário: jorgealves
 
0.0155 seg. NEW