Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Estou a pedir cotação para fornecimento de 4 ar condicionado para equipar o meu apartamento, que já tem pré instalação.
    Suite: 9k BTU
    Quarto: 7k BTU
    Escritótrio: 7k BTU
    Sala: 32m2 15k BTU

    Fui aconselhado a colocar multi 1x4, apesar de ter pedido cotação para 2x2 e 2x2. Pelo que já li das vossas opiniões, os equipamento multi já são bastante robustos e fiáveis mas será "seguro" pendurar 4 máquinas em 1?

    Excluí marcas chineses e tenho cotação para Mitsubishi, LG e Daikin.

    - Mitsubishi Electric Multi 4 MXZ-4F72VF+ 2x MSZ-AP20VG + 1x MSZ-AP25VG + 1x MSZ-AP50VG: 3460 Euros final e com instalação
    - LG Multi 4 MU4R27.U40 + 2x PM07SP.NSJ + 1x PC09SQ.NSJ + 1x PM15SP.NSJ: 3050 Euros final e com instalação
    - Daikin 3x1 Multi 3MXM52N + 2x FTXM20M +1x FTXM25M: 2470 Euros + 1x1 SB.FTXM50M/RXM50M9: 1848 Euros (tudo final com instalação, o mono vai ter instalação nova)

    Tinha "fetiche" pela Daikin mas foi-me dito que só poderia ser na solução 1x3 + 1x1 devido à tubagem da sala (pequena para as dimensões que a Daikin exige) e isso vai obrigado a instalação de raiz só para a sala.

    Independentemente da marca, multi 4 é escolha acertada? Diria que o "normal" será dois aparelhos interiores a trabalhar em simultâneo. No máximo consigo ter 2 máquinas exteriores.

    Agradeço a vossa opinião.

    Luís
  2.  # 2

    Boas,
    Onde é que arranjou esses preços?
  3.  # 3

    Em instaladores da minha zona após visita técnica ao meu apartamento.

    Acha caro ou barato?
  4.  # 4

    Não estou por dentro dos modelos das máquinas (gama de entrada ou uma melhorzita), mas assim de estalo, acho bons valores para essa quantidade de máquinas.

    Qual a zona?
  5.  # 5

    Abrantes.

    E em relação à opção técnica de instalação de 1x4 multisplit?
    Pela diferença de preços, justifica Mitsubishi/Daikin em relação à opção da LG?
  6.  # 6

    Eu preferiria 1x4, e pela diferença de preços entre LG e Mitsubishi, ia para esta última.
  7.  # 7

    Quais as reais dimensões dos espaços a climatizado?
    Qual a idade do imóvel? É r/c ou último piso?
  8.  # 8

    Último piso... 3º. O apartamento tem 10 anos, com pré instalação com tubagem de 1/4 - 3/8 em todas as divisões.
    Sala: 33 m2
    Suite: 17 m2
    Quarto: 13 m2
    Escritório: 14 m2
  9.  # 9

    Aliás... por cima do 3º piso, existem sótãos em toda a extensão do prédio.
    • Myself
    • 2 fevereiro 2019 editado

     # 10

    Parece o meu....2º e último piso com sotão em toda a extensão dos blocos de 3 prédios.

    Sala 33
    suite 17 + 3.5
    quarto 18

    Tenho (ou tinha, vamos a ver durante a próxima semana) LG Multi.
  10.  # 11

    Colocado por: maverick- Daikin 3x1 Multi 3MXM52N + 2x FTXM20M +1x FTXM25M: 2470 Euros + 1x1 SB.FTXM50M/RXM50M9: 1848 Euros (tudo final com instalação, o mono vai ter instalação nova)


    Colocado por: MyselfSala 33
    para essa sala serve perfeitamente o modelo ftxm35 juntamente com o mlti 1\4
  11.  # 12

    Tendo em conta as considerações que escrevi, acha que a opção multi 4 (ignorando a marca) é boa opção? Quais a vantagens para o multi 2 + multi 2? Antes de escolher marcas queria mesmo ter a certeza que estou a escolher bem o tipo de multisplit.
  12.  # 13

    Colocado por: maverickacha que a opção multi 4 (ignorando a marca) é boa opção?
    com equipamento Daikin de certeza que é melhor opção

    Colocado por: maverickQuais a vantagens para o multi 2 + multi 2?
    mais fiavél, robusta e mais silenciosa quer interior quer exterior
  13.  # 14

    Obrigado. Acho que me decidi pelo multi 4. Há desvantagens quando tiver só uma maquina interior ligada?

    Tendo em conta a tubagem que tenho na sala, em Daikin apenas pode ser instalado equipamento com 3,5kw em multi. Tenho receio de não ser suficiente... apontava para 4,2kw e houve mesmo instaladores a indicar 5kw para a sala (o que me parece exagerado).

    Qual a máquina exterior Daikin que sugere?

    Os preços que indiquei acima estão dentro do normal?
  14.  # 15

    Colocado por: maverickem Daikin apenas pode ser instalado equipamento com 3,5kw em multi. Tenho receio de não ser suficiente... apontava para 4,2kw
    os modelos 4,2 trabalham com a mesma tubagem que os modelos 20,25 e 35, no entanto acho exagerado acima de 35 numa sala com 33m2, se ligado num multi por exemplo 68 tem de pico 5,33Kw.
  15.  # 16

    Hummm..
    Esta foi a informação dada por um dos instaladores, passo a citar:

    "Os equipamentos Daikin interiores ref.50, a tubagem é 1/4 x 1/2, sendo necessário o estrangulamento da tubagem existente na pré instalação 3/8. Isto irá resultar numa diminuição do caudal para valores de potências similares ás de ref.42. Na daikin A ref. 42 também utiliza tubagens 1/4 x 1/2. Não recomendamos a utilização desta marca nestas condições contrarias á recomendação do fabricante, perdendo o cliente a garantia."
  16.  # 17

    para essa sala serve perfeitamente o modelo ftxm35 juntamente com o mlti 1\4


    O meu LG, é de 12000 BTU.
    Nos quartos, para as áreas acima descritas, tenho de 7000 BTU.
    Isto a frio, a quente dão mais ~1000 BTU, cada.
  17.  # 18

    Quer dizer, neste momento tenho este problema....

    https://forumdacasa.com/discussion/9303/35/diario-do-ar-condicionado-multisplit-utilizacao-e-custos/#Comment_1341494

    5ª feira, em princípio, já vem cá o técnico da seguradora. Entre a PCB e a PSC (do inverter), alguma terá ido com os porcos....
  18.  # 19

    Colocado por: maverickOs equipamentos Daikin interiores ref.50
    leu o que eu publiquei?????

    Colocado por: jorgealvesos modelos 4,2 trabalham com a mesma tubagem que os modelos 20,25 e 35
  19.  # 20

    Colocado por: maverickHummm..
    Esta foi a informação dada por um dos instaladores, passo a citar:

    "Na daikin A ref. 42 também utiliza tubagens 1/4 x 1/2. Não recomendamos a utilização desta marca nestas condições contrarias á recomendação do fabricante, perdendo o cliente a garantia."



    O instalador também referiu que as 42 também usava 1/4 e 1/2... corresponde à verdade?

    Colocado por: jorgealvesleu o que eu publiquei?????



    Sim,li!
 
0.0194 seg. NEW