Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Já há dez dias que fui ver um imóvel à venda numa imobiliária, gostei dele e acertei um preço para a compra. Mas quando pedi os documentos da casa, o agente disse que sim, que mos mandava, assim que estivessem prontos, nomeadamente o registo da casa no nome do proprietário (que por sinal já tinha comprado a casa há mais de um ano) ainda não estava feito, e o certificado energetico era ainda provisório.

    Apesar disso, pediu-me para assinar em como tinha tomado conhecimento da aceitação por parte do alegado proprietário, da minha proposta do preço de compra, o que acabei por fazer. Só nao entreguei o cheque que me pediu, pois aleguei não ter ainda visto os documentos. Isso aconteceu há sete dias. Não me foi dada ainda uma data para a assinatura do contrato promessa de compra e venda.

    Duas questões se me colocam: é correto por parte das imobiliárias colocarem imóveis à venda sem terem em ordem os documentos necessários à escritura?

    A outra, é que estou com vontade de retirar a minha oferta, visto, afinal, a casa nao estar em condiçoes de ser escriturada por falta dos documentos necessários. (A compra seria sem recurso a crédito bancário). Creio, nestas condições, ter o direito de retirar a minha oferta. Está correto?

    Desde já, o meu muito obrigada!
  2.  # 2

    é correto por parte das imobiliárias colocarem imóveis à venda sem terem em ordem os documentos necessários à escritura?


    Claro que não é correcto!Mas é a prática comum: tentar resolver os problemas só quando for preciso.



    Quanto à palavra dada, há algum papel assinado?


    Eu nos meus assuntos mesmo quando há uma imobiliária envolvida pago a advogado para me assegurar de que nenhuma má eventualidade aconteça.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carify
  3.  # 3

    Colocado por: carifypesar disso, pediu-me para assinar em como tinha tomado conhecimento da aceitação por parte do alegado proprietário, da minha proposta do preço de compra, o que acabei por fazer.


    O que diz exatamente o documento que assinou?
    Ficou com uma cópia?

    Por norma as imobiliárias só se dão ao trabalho de tratar dos documentos quando já tem CPCV.
    É comum fazerem isso para nao trabalharem a borla.
  4.  # 4

    O documento assinado tem o nome de Proposta de Compra - mod. 1

    Está lá dito que "o proponente acima identificado declara [...] que se propõe a adquirir o direito abaixo identificado, pelo que a aceitação desta proposta por parte do atual proprietário, o proponente obriga-se a outorgar um Contrato, elaborado de acordo com as condiçoes que a seguir se discriminam."

    A seguir vem a morada do imóvel em questão.

    A seguir, o valor oferecido pelo proponente e aceite pelo alegado proprietário (o agente diz que a propriedade ainda nao esta registada no seu nome).

    cláusula 3: A fim de garantir o interesse efetivo na concretização do negócio, o proponente [ilegível] um cheque de caução, que ficará à guarda da imobiliária[...]

    Não entreguei o cheque que me pediram, dada a falta dos documentos necessários à escritura: além de faltar o registo do atual dono na conservatória predial, o certificado energético é, nao ser porquê, ainda provisório.

    Muitíssimo obrigada!
  5.  # 5

    Já comprei um imóvel que não estava no nome dos herdeiros no momento da assinatura do CPCV.
    Demorou uns meses até estar tudo legalizado para se fazer a escritura.


    Se achar que o negócio é bom,aguarde.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: baltika, carify
 
0.0101 seg. NEW