Iniciar sessão ou registar-se
    • yuri
    • 26 agosto 2009 editado

# 1

No projecto da minha moradia, do qual estou a avaliar preços para a construção constato que tenho um provável erro de "casting".

Tenho no projecto uma cave com cerca de 90 m2 a qual irá ter como utilização destinada arrumos, ou seja será uma área menos nobre da casa.

O problema é que a cave engloba custos que me estão a parecer demasiado elevados para uma área que será destinada a arrumos, falo em custos de desaterro, de betão armado em muros, escadas, instalações especiais, etc.

1 - Alguém me consegue fazer uma estimativa de quanto posso poupar em não fazer uma cave de 90 m2?
    2 - É possivel, agora que o projecto está aprovado e só necessito ir buscar a licença de construção à CM, não construir a cave?
  1.  # 2

2 - É, mas tem de, primeiro, aprovar um licenciamento (ou comunicação prévia, se for obra inserida em alvará de loteamento, ou se houver um Pedido de Informação Prévia).
  2.  # 3

Vou-lhe responder, mas aviso já que podemos iniciar outra guerra, porque existem muitas ideias preconcebidas acerca das caves, isto é, que são baratas por não levarem acabamentos, como se os muros, escavções e drenagens fossem de borla. Sabe-me dizer que tipo de terreno têm? Duro, Rocha, macio?
  3.  # 4

O proveito/custo da cave sendo apenas para arrumação nunca compensa...

Qual o valor destinado no orçamento para a cave?
    • eu
    • 26 agosto 2009

# 5

Uma coisa é certa: os espaços de arrumação são absolutamente essenciais numa moradia.

Tem alternativas para espaços de arrumação ? Veja lá se elimina a cave e depois se arrepende no futuro...
    • jma
    • 26 agosto 2009

# 6

.. mas 90m2 tambem é um exagero!... não será garagem???
    • eu
    • 26 agosto 2009

# 7

Colocado por: jma.. mas 90m2 tambem é um exagero!... não será garagem???
    Eu tenho uma cave de... 160 m2 ;)

Mas vai servir também de garagem
    • jma
    • 26 agosto 2009

# 8

o problema não é a área em si, mas o que se faz dela. Se o yuri achasse absolutamente indispensável ter 90m2 para arrumos, não colocaria a questão...admitindo que garagens e afins estão fora desta área, então uma arrecadação de 90m2 é, em qualquer ciscunstância, enorme....
    • yuri
    • 26 agosto 2009 editado

# 9

Respondendo ás dúvidas:

O tipo de terreno é terra branda, com pouca rocha, não fiz sondagens mas isto pelo que falei com vizinhos.

O valor que tenho tido nos orçamentos (apenas para o muro) anda na ordem dos 8000€, só tenho orçamento para as estruturas.

Tenho alternativas para arrumos, se um dia me arrepender posso pensar em construir um anexo, uma vez que o terreno o permite.

Não serve de garagem.
  4.  # 10

Bom, vamos lá para a guerra:

Considerando uma cave com de 9.50x9.50 com em terreno brando e se não me esqueci de nada, custa 41.753,04 € ou 463.94€/m2, mas este valor não pode ser usado noutras caves às cegas, porque uma cave com menos 10m2, custaria quase o mesmo e o valor seria (bem) diferente.

Para os que quiserem analisar os valores e antes que digam que é uma roubalheira, e que lá na terra, são todos gajos honestos e que fazem por metade do preço e ainda oferecem um colchão ortopédico. fica aqui o orçamento em excel: Orçamento de cave
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jma
    • jma
    • 26 agosto 2009

# 11

hehe.. esteve bem, com essa do colchão!
  5.  # 12

Colocado por: PauloCorreiaainda oferecem um colchão ortopédico

LOL.
    Paulo, as féria estão a fazer-lhe bem.
    Um abraço "and keep the good work"
    Carlos
    • yuri
    • 26 agosto 2009

# 13

O almoço com o fiscal pode ser uma vez ou pode ser uma vez por semana (a cada reunião de obra) o valor é volátil.

Obrigado pela contribuição Paulo Correia, é uma grande ajuda.

Quanto ao processo a desenvolver na CM e nas finanças vou-me tentar informar melhor depois coloco aqui.
    • eu
    • 26 agosto 2009 editado

# 14

Colocado por: yuriTenho alternativas para arrumos, se um dia me arrepender posso pensar em construir um anexo, uma vez que o terreno o permite.

Não serve de garagem.

Então, tem aqui sólidos argumentos para não construir a cave.
  6.  # 15

Acho que os 90m2 valem a pena... :)

Mas também pode fazer parte da solução construtiva, caso o terreno tenha declive

existem muitas ideias preconcebidas acerca das caves, isto é, que são baratas por não levarem acabamentos, como se os muros, escavções e drenagens fossem de borla.

Muito verdade... e então se forem paredes de betão como as minhas... nem lhe digo nada :s

Coisas da Casa

0.0159 seg. NEW