Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia

    Continuo na minha senda de melhorar o meu sistema de aquecimento em casa a pensar no próximo inverno, já que este está na sua fase final.
    Na casa que comprei o antigo dono não colocou lareira, tenho lá o buraco na sala e no quarto (Na sala tem uma parede de pladur á volta do mesmo, no quarto está um armário). Estava a pensar na possibilidade de colocar uma lareira com recuperador de calor e ligar os radiadores do aquecimento central ao recuperador de forma a diminuir o gasto abusivo de gasóleo que os mesmos radiadores consomem.
    Em relação aos consumos será compensador?
    Quanto poderá ficar a colocação da lareira (Partindo do pressuposto que tenho o a chaminé feita no telhado) em média? E ligar aos radiadores?

    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: stanpanangasto abusivo de gasóleo que os mesmos radiadores consomem

    Quanto anda a gastar em gasóleo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: stanpanan
  3.  # 3

    Colocado por: mhpinto
    Quanto anda a gastar em gasóleo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:stanpanan


    Este Inverno perto de 200 euros mensais, mas com uma utilização muito moderada (Tenho AC que usei mais vezes, mas infelizmente o AC não era suficiente), apenas fui ligando, de vez em quando, os radiadores da sala, cozinha, WC, e nunca ao mesmo tempo. Julgo que se tivesse usado extensivamente tudo os custos iriam triplicar ou mais
  4.  # 4

    De uma pesquisa rápida, parece-me que os preços dos recuperadores a água com um look mais moderno começam pelos 1500 euros. Com canalização e instalação e IVAs eu diria mais uns 1000 euros, mas posso estar completamente enganado que não percebo nada disto, estou a basear-me nos preços de instalação que me deram para um recuperador a ar e em algum senso comum para as canalizações. Uns 2500 euros, portanto.

    Isso dá 12-13 meses de inverno com as suas médias atuais, o que dá uns 4 anos para ter retorno.
    Tem é de descontar o preço da lenha ou pellets e aí depende muito do preço a que os arranjar e do quão quente gosta de ter a casa. Por outro lado também não estamos a contar a luz que gastou.
    Não sei, talvez daqui a 5 ou 6 anos tenha retorno do investimento. Em termos meramente financeiros, parece-me que é por aí. Tem é de contar também o conforto extra que a solução lhe pode trazer.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: stanpanan
  5.  # 5

    Colocado por: mhpintoDe uma pesquisa rápida, parece-me que os preços dos recuperadores a água com um look mais moderno começam pelos 1500 euros. Com canalização e instalação e IVAs eu diria mais uns 1000 euros, mas posso estar completamente enganado que não percebo nada disto, estou a basear-me nos preços de instalação que me deram para um recuperador a ar e em algum senso comum para as canalizações. Uns 2500 euros, portanto.

    Isso dá 12-13 meses de inverno com as suas médias atuais, o que dá uns 4 anos para ter retorno.
    Tem é de descontar o preço da lenha ou pellets e aí depende muito do preço a que os arranjar e do quão quente gosta de ter a casa. Por outro lado também não estamos a contar a luz que gastou.
    Não sei, talvez daqui a 5 ou 6 anos tenha retorno do investimento. Em termos meramente financeiros, parece-me que é por aí. Tem é de contar também o conforto extra que a solução lhe pode trazer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:stanpanan


    Desde ja agradeço a pesquisa e disponibilidade para me ajudar.

    Fico já com uma ideia genérica, e pode ser um retorno difícil, mas tendo em conta que acabei por passar um inverno algo frio, e que se quisesse ter verdadeiro conforto (Utilização extensiva dos radiadores) os gastos iriam ser muito maiores actualmente, penso que o retorno poderá ser muito mais rápido. Depois há a tal questão do conforto como falou, e acima de tudo a eficácia de um sistema de aquecimento e outro.

    Mas nada como contactar profissionais e começar a ver a verdadeira extensão do investimento e retorno.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  6.  # 6

    Pondere a opção de recuperador a pellets, que, a menos que tenha acesso a lenha baratinha (tipo de borla), lhe ficará mais barato em termos de "combustível".
    Terá a vantagem de aquilo poder ser alimentado automaticamente e ser programável, garantindo-lhe por exemplo acordar ou chegar a casa com ela quentinha.

    Isto se não for um purista como eu que faz questão em mexer nos cavacos ;)
    Concordam com este comentário: stanpanan
    Estas pessoas agradeceram este comentário: stanpanan
  7.  # 7

    Colocado por: mhpintoPondere a opção de recuperador a pellets, que, a menos que tenha acesso a lenha baratinha (tipo de borla), lhe ficará mais barato em termos de "combustível".
    Terá a vantagem de aquilo poder ser alimentado automaticamente e ser programável, garantindo-lhe por exemplo acordar ou chegar a casa com ela quentinha.

    Isto se não for um purista como eu que faz questão em mexer nos cavacos ;)
    Concordam com este comentário:stanpanan
    Estas pessoas agradeceram este comentário:stanpanan


    Também é uma hipótese, tenho a minha caldeira ROCA a gasóleo, não sei se é possível adapta la para pelette, é outra questão de ver se dá. Obrigado :)
 
0.0150 seg. NEW