Iniciar sessão ou registar-se
    • CMartin
    • 14 fevereiro 2019 editado

# 41

E falta-me acrescentar que contas redondas uns 2/3.000€ já se faz esta sala com bom ar.
    É uma sugestão para a MJ. Os donos de obra participam sempre nas suas pretensões, estilos, cores, gostos e têm-se em consideração como prioridade a satisfazer. Alinha-se desejos :o)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MJSILVA
  1.  # 42

Colocado por: CMartin
    O móvel tv é minimalista (no sentido do seu estilo, não é maximalista no outro extremo). Pode por um mais pequeno, claro. A minha opção baseia-se pelo facto do espaço ser reduzido precisamente, vamos precisar de alguma arrumação e espaço de exposição até. Imagine quer guardar uns livros, ou revistas, quer ter onde por a box da tv, até umas peças de decoração.
    Depois o desenho do móvel, repare que condiz com a porta, os quadradinhos e também com o desenho geométrico das sombras feitas pelo painéis verticais - cortinas, da janela. O móvel de tv tem apenas 20 cm de profundidade.
    Parecendo que não o facto de ser branco, alto, largo e de curta profundidade ajuda a ampliar visualmente aquela parede.
    Mesmo com o papel de parede por trás, sendo móvel de tv aberto, o papel de parede fica exposto e vindo da parede da lareira, que, nos tons em que se escolheu o papel de parede ajuda a demarcar o ambiente da sala de estar, trazer "quente" (por ser papel espécie tecido) e poupando nos objectos de decoração (menos peças), preferindo usar revestimentos discretos como decoração.
    Concordam com este comentário:****,bluewings

de facto, tem razão. Eu não tinha percebido. Obrigado.
  2.  # 43

Colocado por: bluewingsde facto, tem razão. Eu não tinha percebido. Obrigado.

Obrigada eu. Foi simpático dizer isso, não é habitual em nós. :o)
  3.  # 44

Colocado por: CMartinLayout.
    sofa 210 comprimento x 160 largura x 94 altura (em cm)
    unidade tv 163 x 225 x 22 (suspenso na parede, não apoia no chão)
    mesa de jantar 200 " x 90 " x 75 " (")
    aparador 200 x 50 x 81
    Estas pessoas agradeceram este comentário:MJSILVA
      sala medidas22.png
      9be924aec06750c03a961c6a95f5df76e1b0d6d0.jpg
      238f3a739c047c1a055106cfc4334f307a206d7d.jpg

Muito obrigada pela sua deicação e por me mostrar que ainda é possível fazer uma coisa bonita nesta sala :)

Foi muito profissional e gostei muito da sua ideia.

Muito obrigada
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  4.  # 45

Colocado por: MJSILVAMuito obrigada pela sua deicação e por me mostrar que ainda é possível fazer uma coisa bonita nesta sala :)

Foi muito profissional e gostei muito da sua ideia.

Muito obrigada

Fico contente que tenha gostado.
    MJ, e muito obrigada pelo seu comentário que me deixou muito feliz :o)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MJSILVA
  5.  # 46

Colocado por: CMartin
    Fico contente que tenha gostado.
    MJ, e muito obrigada pelo seu comentário que me deixou muito feliz :o)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:MJSILVA

Entrei em contacto consigo, para o seu mail para pedir algumas informações :)
  6.  # 47

Vou ler MJ, com muito gosto :o)
    Obrigada.
  7.  # 48

boa noite

"passei" pelo fórum e vi este tópico e não resisti a dar também uma ajuda

Ora com o devido respeito pelas outras intervenções, esta sala segundo as palavras do dono, é para utilizar como sala de refeições esporadicamente, portanto não necessita de uma zona grande permanente para uma mesa de refeições. Antes sim deve previligiar ter um grande e bom sofá como protagonista e ter espaço livre pois nada melhor para as brincadeiras com uma criança pequena e ainda um canino. Por outro lado ainda uma lareira de canto não incomoda assim tanto até pode ser bom, por alguma razão elas foram inventadas. Apenas pode como já foi dito ser modernizada ou quem sabe mesmo trocar por uma salamandra bonita. O móvel para a tv deve ser baixo para ir "buscar " mais comtemporanidade e leveza ao espaço. Talvez ainda dar um jeito á porta de entrada, deslocá-la ligeiramente mais para "cima" e ser de correr.
    na parede por trás do sofá, ai sim previligiar arrumação com aparador ou movel a gosto.
    Enfim acho que não é sala para ter duas zonas distintas ( estar e mesa grande) e tanto mais tal como referi é para refeições esporádicas. A mesa redonda em caso de necessidade pode ser até estensivel.
    deixo aqui uma ideia.
    Concordam com este comentário: ruijorge.o.pereira, mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, CMartin
  8.  # 49

Colocado por: marco1"passei" pelo fórum

Bem vindo Marco, passa mais vezes :-))
    • CMartin
    • 15 fevereiro 2019 editado

# 50

Colocado por: marco1boa noite

"passei" pelo fórum e vi este tópico e não resisti a dar também uma ajuda

Ora com o devido respeito pelas outras intervenções, esta sala segundo as palavras do dono, é para utilizar como sala de refeições esporadicamente, portanto não necessita de uma zona grande permanente para uma mesa de refeições. Antes sim deve previligiar ter um grande e bom sofá como protagonista e ter espaço livre pois nada melhor para as brincadeiras com uma criança pequena e ainda um canino. Por outro lado ainda uma lareira de canto não incomoda assim tanto até pode ser bom, por alguma razão elas foram inventadas. Apenas pode como já foi dito ser modernizada ou quem sabe mesmo trocar por uma salamandra bonita. O móvel para a tv deve ser baixo para ir "buscar " mais comtemporanidade e leveza ao espaço. Talvez ainda dar um jeito á porta de entrada, deslocá-la ligeiramente mais para "cima" e ser de correr.
    na parede por trás do sofá, ai sim previligiar arrumação com aparador ou movel a gosto.
    Enfim acho que não é sala para ter duas zonas distintas ( estar e mesa grande) e tanto mais tal como referi é para refeições esporádicas. A mesa redonda em caso de necessidade pode ser até estensivel.
    deixo aqui uma ideia.

marco1 👋🎉🤗

Já consigo ver os pdfs :o)
    Acho que está a criar demasiado paralelismo na sala. Ora repare que tem em fila o móvel por trás da porta, o móvel da parede, o sofá.
    Não tem necessidade de tanto móvel.
    (E acrescentou prateleiras na correnteza da lareira).
    A mesa redonda não é o suficiente para quebrar todo esse paralelismo enfilado. E precisa de sentar 8 pessoas uma vez por mês. É extensível ? Sim, mas a meu ver não valoriza o espaço aqui, considerando a linearidade que se colocou em todo o restante. Tem que haver mais quebra, para melhor harmonização dos elementos. Se não, pode parecer que estamos demasiado enfilados ou encarreirados :o)
    É muito bom vê-lo !
    Concordam com este comentário: flipe
  9.  # 51

Muito bom. Fiquei super contente !
    Só falta agora o m.arq.
    E era fogo à peça :o)
  10.  # 52

olá CMartin

bem são opiniões, lembro apenas que 5.80 é muito pouco para dividir em dois, um bom sofá central enche essa sala, espaço para viver sem estar a tropeçar nas coisas é para mim fundamental. o paralelismo que fala até é bom para fazer esses 5.8 parecerem 6.80.
    outra coisa ainda é que essa mesa mesmo que fosse retangular para mim seria sempre algo encostado "encolhível" encostada á parede em cima, em dia de festa o sofá chegava mais á frente e sentava-se á mesa á vontade as tais 8 pessoas.
    nos outros dias o sofá voltava bem para tras e dava espaço á criança e ao cão para estarem á vontade e a ver televisão também.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  11.  # 53

Gosto como está a disposição da sala de estar, o sofá, cadeirão e o móvel de parede a parede para a tv. Com que espaço contamos do sofá à parede por trás dele ?
  12.  # 54

posicionando o sofá a uma boa distancia da tv, como está no desenho, temos ainda cerca de 1.60 m, ora em dia de festa o sofá chegava um pouco á frente e podíamos ter por tras do sofá uma mesa posicionada provisoriamente com um espaço de 2.5 m entre as costas do sofá e a parede o que dava perfeitamente para sentar todas as pessoas á volta da mesa. nos outros dias essa mesa podia passar a aparador encostada á parede por exemplo. para mim nada como ter espaço numa sala para brincadeiras, ver tv no sofá ou sentado no chão, meter mais cadeiras para ver tv etc, privilegiar o espaço de estar sem andar encolhido e ás pancadas com a mobília.
    Concordam com este comentário: CMartin
    • CMartin

# 55

Sim. Mas dificilmente cria um ambiente de interiores nessas condições.
    Tem no layout que fiz, apenas como exemplo, e na perspectiva horizontal um sofá com 1.60 na chaise longue (uns 90 de profundidade no restante), uma mesa de jantar de 90cm de largura. O móvel de tv com 20cm de profundidade. São 2,70m para um comprimento de sala de 5.80m. Ainda lhe sobra 3.10 para as cadeiras de jantar, sob a mesa e fácil manuseamento, e livre circulação.
    Ao comprido tem o sofá com 2m, mesinha de apoio com uns 50cm, para 4.30m sobra-lhe 1.80 para circulação na sala de estar. Na de jantar, 2m de mesa, 50cm de profundidade de aparador, os mesmos 1.80 livres para distribuir para circulação. Não há a questão de ir contra os móveis, até porque não são grandes, claro, e criou um ambiente estável, de fácil vivência, e bonito, e sem necessidade de andar a puxar os móveis de jantar conforme precisa ou não deles.
    •  
      mhpinto

# 56

Gosto muito da proposta da CMartim, mas concordo com a parte teórica do marco1 (bons olhos o re-leiam!).

Apesar do meu apartamento não ser grande, tenho uma sala de estar bem folgada (20 e poucos m2) que é um mimo exatamente para se "estar". Os miúdos têm espaço bem suficiente para brincar, e acreditem que o usam todo.
    É onde passamos 90% do tempo em que estamos de facto juntos sem ser às refeições, pelo que faz para mim todo o sentido que seja a zona mais nobre e desafogada da casa.
    Quando calha a haver mais miúdos em casa, o espaço continua a ser suficiente.

Já vi muitos apartamentos em que optaram por encaixar tudo na mesma sala. Dá para viver, pois claro que dá, mas não tem nada a ver. Soa-me demasiado a desperdício ter tanta área da sala comprometida com algo que só se usa uma vez por mês, por bonito que fique.

Também sempre me fez alguma "espécie" criar uma barreira física no acesso à janela e ao mesmo tempo, de certa forma, deixar a zona de estar - onde se está muuuito mais tempo - sem qualquer janela.
    Imagino por exemplo uma noite quente de verão em que apetece sentir o fresco da rua. Com a janela tão afastada e de certa forma bloqueada não se irá sentir grande coisa.
    Concordam com este comentário: marco1, CMartin
    • CMartin

# 57

Claro marco1 e mhpinto, o que dizem é perfeitamente compreensível e legítimo👍 que em cada casa haverá as suas próprias vivências, e, por isso, por exemplo, um decorador faz não só o levantamento do espaço, mas também, do perfil do dono de obra, que inclui gostos e necessidades/desejos. O mais importante é satisfazer o dono de obra, mais do que satisfazer o decorador, que isso nem interessa nada :o) dentro dos conhecimentos técnicos do decorador na criação de um ambiente apelativo.
    Concordam com este comentário: mhpinto

0.0299 seg. NEW