Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde. Comprei uma moradia, mas a única planta que me disponibilizam é algo muito simples (deixo em anexo a planta de um dos pisos).
    O construtor não é obrigado a facultar uma planta mais completa e pormenorizada, com medidas? Não terá ainda que facultar as plantas das especialidades (gás, água, eletricidade, etc)??
      1498DBE5-ACDC-4D5C-AC4A-2E4777758B1F.jpeg
  2.  # 2

    Se a moradia é nova. A FTH deverá ter os anexos correspondentes. Pode igualmente pedir cópia dos projectos, em papel ou formato digital que foram licenciados.
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasSe a moradia é nova. A FTH deverá ter os anexos correspondentes. Pode igualmente pedir cópia dos projectos, em papel ou formato digital que foram licenciados.


    É nova (ainda nem está concluída). Já tive uma “discussão” com o construtor, que me disse que só faculta esta planta, as medidas são tiradas no local. Em alternativa, que meça a planta na escala 1:100.
    Falei ainda da FTH e informou que já viu muitas, algumas completas outras simples e a lei não referia um modelo exato a seguir.
    Posto isto, posso exigir as plantas das especialidades (que recusou), bem como a planta com cotas (que também recusou)?
  4.  # 4

    Basta ir a camara municipal e solicitar copia de todos os projetos de licenciamento. Mas a negacao por parte do construtor esta a cheirar-me a esturro
    Concordam com este comentário: Mk Pt
  5.  # 5

    Se a construção tiver a mesma qualidade do projecto...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Apostador, Mk Pt
  6.  # 6

    Já efectuou o averbamento da licença de construção para o seu nome presumo?
    Peça uma colecção compltea do processo de obbras. Será mais barato e rapido se pedir a versão digital. pode tam´bem contactar os projectistas... isso tem alguem que assinou esse pseudo projecto de arquitectura... é mauzito, realmente.
  7.  # 7

    Provavelmente tem receio que vc comece a pedir alterações e atrasar o investimento. Ele quer é despachar isso tal e qual os projetos que já estao aprovados.
  8.  # 8

    Poderei solicitar tudo na câmara municipal, plantas todas das especialidades? A câmara municipal faculta obrigatoriamente (mediante pagamento, suponho)?

    Expliquem o que consideram mau neste projeto. É que eu gosto e considero áreas excelentes e funcionais. Mas ajudem-me a perceber os erros e o que poderia ser diferente para ser “bom”.

    Alterações não haverá, pois já se encontra tudo concluído. Faltam pequenos pormenores, a ponto da escritura estar prevista para este mês. O pedido da planta com cotas surgiu da necessidade de entregar a empresa de decoração de interiores.
  9.  # 9

    Colocado por: ANdiesela ponto da escritura estar prevista para este mês.

    Eu não assinava nenhuma escritura sem ter um projecto com o carimbo da Câmara Municipal, e não o ia pedir, quem vende é que tem que o entregar.

    Ele já tem a autorização de utilização?
    Concordam com este comentário: Diogo999, Pedro Barradas, Mk Pt
  10.  # 10

    Colocado por: Picareta
    Eu não assinava nenhuma escritura sem ter um projecto com o carimbo da Câmara Municipal, e não o ia pedir, quem vende é que tem que o entregar.


    Mas a questão é, o contrutor é obrigado a facultar isso? É que refere que o necessário para a escritura é a FTH (simples), CE e licença de utilização.
    Quando se entra num confronto, convém saber se tenho direito legal a exigir tal.

    Digam-me quais os erros da planta, estou curioso.
  11.  # 11

    Na FTH não é obrigatório constar as plantas de especialidade?

    O construtor não lhe forneceu a FTH?

    É obrigatório na escritura.( Sem 100% certeza)
  12.  # 12

    Eu de plantas percebo muito pouco mas, um WC com 9,68m2, um closet com 6,8m2... olhe para imagem, veja lá se o espaço nao podia ser aproveitado em algo mais interessante, de outra forma.

    Um dos WCs tem a porta a abrir para cima de um lavatório.
  13.  # 13

    Colocado por: ApostadorNa FTH não é obrigatório constar as plantas de especialidade?

    O construtor não lhe forneceu a FTH?

    É obrigatório na escritura.( Sem 100% certeza)


    A FTH é obrigatória, mas refere que pode ser simples ou complexa, que não havia uma regra (com esta conversa é óbvio que me quer dar uma muito básica). Isto é assim ou a FTH tem que ter as plantas das especialidades?
  14.  # 14

    Colocado por: Diogo999Eu de plantas percebo muito pouco mas, um WC com 9,68m2, um closet com 6,8m2... olhe para imagem, veja lá se nao podia ser sproveitado o espaco em algo mais interessante, de outra forma.


    Percebo o que refere. Poderia até ser invertido. Mas ficaria sem luz natural no WC da suite principal, sendo que aquela base de duche nao representa o real, pois o wc tem aquela área para poder ter daquelas banheiras no meio.

    Essa da porta do wc ainda bem que diz: só revela que a planta que me facultou é mesmo uma planta de brincar: a porta está colocada ao contrário (como é óbvio que tem que estar)!!
  15.  # 15

    O closet de 6,80m tem um pequeno roupeiro ao fundo, apenas. Porquê que não tem tambem na lateral roupeiro e aproveita a parede toda?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ruipsm
  16.  # 16

    Colocado por: Diogo999O closet de 6,80m tem um pequeno roupeiro ao fundo, apenas. Porquê que não tem tambem na lateral roupeiro e aproveita a parede toda?


    Ficava mais caro ao construtor, só pode ter sido isso. Uma falha sim.
  17.  # 17

    Colocado por: ANdieselMas a questão é, o contrutor é obrigado a facultar isso?

    NO mínimo tem que anexar todas as plantas à FTH, arquitectura, águas e esgotos...isso é obrigatório.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  18.  # 18

    Ited, gás...
    Descriminação de tudo construtivamente, espessuras isolamento, materiais. Fabricantes e séries/ modelos empregues... Etc... Não existe FTH simples.. Existe é devidamente preenchidas e aldrabadas.
    Na escritura não basta ter uma FTH, a FTH previamente terá de ser depositada na CM.
    A FTH só poderá ser produzida/ entregue após emissão da LAU _ licença de autorização de utilização, pois é necessário constar na mesma do número da LAU. A FTH é assinada pelo director técnico da obra e não pode ser preenchida manuscritamente.

    Relativamente a planta. Agora pouco importa. Está construído.
  19.  # 19

    Mas... Se ainda for a tempo... A IS 4.48... Está tudo errado. Sanita, duche, sentido de abertura de porta....
  20.  # 20

    lolloo. aquele closet está assim, e eu sei porquê:
    1- mau projecto
    2- mais barato para o empreiteiro que não tem de fornecer mais x m de armarios
    3- para cumprir com a zona de rotação 90º das acessibilidades.. não se se repararam, amas a IS acessivel deve ser essa da suite maior...

    Falta a planta do piso 0... deve ser outra tristeza. O piso +1 está realmente muito mal amanhado... a escada curva. pode encher o olho, mas é um desperdício de area, num edifico tão pequeno. duvido que se vá tuirar partido d o mesmo, pois acaba por não haver qq zona de pé direito duplo associada. além do calor no inverno que escapa das zona social?!? para o piso +1.
 
0.0201 seg. NEW