Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos !

    Tenho um "problema" que me anda a incomodar a muito tempo.
    comprei um termoacumulador da ariston de 100LT para o meu apartamento onde vivo mais a minha mulher, a questão e que o meu termoacumulador num duche de 20m e a agua acaba completamente, pensei que fosse defeito pois ele também vertia bastante, fui trocar e trouxe outro do mesmo modelo pois em quase todas as lojas dizem ser um termoacumulador perfeito, mas continuo só a conseguir ter um duche de 20m no máximo dos máximos, sendo que tenho muitos familiar com termoacumuladores até de marca branca que tomam duches de 45m ou mais até

    Poderá ser a pressão da agua, pois tenho 2 bar e como vivo no 10º dizem que poderia ser mais, gostaria de ter alguma informação ou explicação pois não acho normal, ter conhecidos com termoacumuladores de 120euros do leroy merlin a darem 45m de duche de agua sempre a correr e eu um termoacumulador de quase 300euros da ariston, 20m e fico com o termoacumulador completamente vazio.

    Obrigado
  2.  # 2

    A que tempetayura esta a aquecer a agua?
  3.  # 3

    Além da temperatura seleccionada no TE, qual é o debito de agua por minuto do seu duche?

    Esses 100l, tem de dar para dois banhos de 20m... e olhe, para mim isso já são banhos prolongados. O meu de 80l, com 50ºC, permite cerca de 25m de banho corrido. mas tneho cotrolo do caudal que sai no duche.
  4.  # 4

    disseram-me para por entre os 70º graus.

    o debito de agua por minuto, penso que seja 6lt por minuto.

    sim 20m e um duche até grande mas se eu tomar um duche de 10m a minha mulher outro de 10m já não tenho agua para lavar a loiça por exemplo

    se lavar a loiça e tomar um duche então só posso tar 10m no duche

    como controla o caudal que sai no seu duche ??
  5.  # 5

    A 70° teria de dar para 1 hora, a nao ser que ande a depenar pitos com a agua.
    Concordam com este comentário: Paulo_Santos
    • ik
    • 15 fevereiro 2019

     # 6

    Aqui não coisas há estranhas, ou muita pressão na rede com muito consumo de água ou banhos com muita temperatura

    Algumas mulheres tomam banho com temperaturas que dá para cozer um frango, veja se não é esse o caso
  6.  # 7

    Que chuveiro tem? Provavelmente é algum não poupa na agua.
    • ik
    • 15 fevereiro 2019

     # 8

    Colocado por: ultrahipermegaA 70° teria de dar para 1 hora, a nao ser que ande a depenar pitos com a agua.


    Pensamos no mesmo lol
  7.  # 9

    Colocado por: TmcPericaocomo controla o caudal que sai no seu duche ??

    Não abre a tornera no máximo, e comrpa um acabeça de duche que tenha redutor de caudal incorporado, ou compar aum redutor de cuadal.

    6l/minuto? como sabe isso? faça a experiencia, com um balde graduado de pelo menos 10l ( normalmente os baldes da vileda tem afizado os litros). Com o duche ligado no caudal habitual, veja num minuto quantos litros o balde fica...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alexp
    • MVA
    • 15 fevereiro 2019 editado

     # 10

    20 minutos pode ser o normal para um cilindro de 100 litros.

    Uma coisa fantástica na matemática é que esta não só não engana, como é inconstestável!

    C = capacidade do cilindro em litros
    Tc = temperatura da água quente no cilindro
    Tf = temperatura da água fria da rede/companhia
    Td = temperatura da água no duche
    D = débito da água no chuveiro

    Assumindo os seguintes valores médios:

    C = 100 litros
    Tc = 70 ºC
    Tf = 15 ºC
    Td = 37 ºc (temperatura do corpo humano)
    D = 9 litros/minuto

    Nestas condições, um cilindro de 100 litros tem capacidade para:

    C * [(Tc + Tf)/Td] / D = 100 * [(70 + 15)/37] / 9 = 25 minutos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LMGuerreiro, smart
  8.  # 11

    Colocado por: Pedro Barradas
    Não abre a tornera no máximo, e comrpa um acabeça de duche que tenha redutor de caudal incorporado, ou compar aum redutor de cuadal.

    6l/minuto? como sabe isso? faça a experiencia, com um balde graduado de pelo menos 10l ( normalmente os baldes da vileda tem afizado os litros). Com o duche ligado no caudal habitual, veja num minuto quantos litros o balde fica...





    Sei isso por já tive dois tecnicos da ariston em minha casa
    A pressão e de 2 BAR o que não e pressão a mais
  9.  # 12

    com esta conversa fiquei curioso e fui fazer eu a experiencia... a ideia que tinha é o meu consumo no duche rondaria os 9l/m.
    O teste de há pouco, deu-me 9,5l/m. à saida do "telefone" do duche.
    Tenho um atorneira termoestatica , e o cuadal é normalmentte aberto 1/3 do curso total. e depoid ainda posso regular o tipo de jacto no "telefone"... o tipo de jacto também influencia o caudal de agua gasto.

    A vantagem de quem tem TE, é que permite ter um banho confortável com baixos caudais, coisa dificil de obter com esquentadores a gas...
  10.  # 13

    Colocado por: MVA20 minutos pode ser o normal para um cilindro de 100 litros.

    Uma coisa fantástica na matemática é que esta não só não engana, como é inconstestável!

    C = capacidade do cilindro em litros
    Tc = temperatura da água quente no cilindro
    Tf = temperatura da água fria da rede/companhia
    Td = temperatura da água no duche
    D = débito da água no chuveiro

    Assumindo os seguintes valores médios:

    C = 100 litros
    Tc = 70 ºC
    Tf = 15 ºC
    Td = 37 ºc (temperatura do corpo humano)
    D = 9 litros/minuto

    Nestas condições, um cilindro de 100 litros tem capacidade para:

    C * [(Tc + Tf)/Td] / D = 100 * [(70 + 15)/37] / 9 = 25 minutos




    então como explica em outros casos um cilindro dar para 45m de agua quente ??
  11.  # 14

    2BAR, é ok.... eu neste momento a saída do contador, tenho 4.2 BAR.
    • MVA
    • 15 fevereiro 2019 editado

     # 15

    No seu caso dá 20 minutos em vez de 25. Isso pode deve-se a um de dois factores (ou a ambos):

    1) as tubagens de água quente não estão isoladas e há perdas de calor para as paredes;
    2) o caudal está demasiado elevado;

    Começava por verificar o caudal que está a usar.

    Colocado por: TmcPericaose eu tomar um duche de 10m a minha mulher outro de 10m já não tenho agua para lavar a loiça por exemplo


    Uma pessoa passar 10 minutos dentro do duche/poliban/banheira é normal. O que não é normal é que a àgua esteja a correr continuamente durante os 10 minutos. Quando estiver a lavar o cabelo ou a ensaboar-se, desligue a àgua. Num duche, é suficiente um homem deixa correr a àgua num total acumulado de 4 a 6 minutos e uma mulher 6 a 8 minutos (por causa do cabelo comprido). Portanto, no máximo 14 minutos de àgua a correr são suficientes para um casal tomar banho.


    Colocado por: TmcPericao
    então como explica em outros casos um cilindro dar para 45m de agua quente ??


      Caudal bem regulado, temperatura de conforto da àgua mais baixa (há pessoas que para elas a temperatura da água a 30 graus é mais do que suficiente), desligar a àgua quando se estão a ensaboar, isolamento das tubagens, proximidade do cilindro às torneiras, ocorrência ou não de perdas de àgua pela válvula de segurança do cilindro, inexistência ou existência de um vaso de expansão junto ao cilindro, etc.
      Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    •  # 16

      o meu TE, está regulado para 50 ou 60º depende.. fazemos gestão dessa temperatura.
      Eu não tomo banho com a agua corrente na totalidade do duche, o meus duches raramente ultrapassam os 10m.

      A temperatura inicial da agua fria Influencia muito... em especial na reposição ... pois alarga o DELTA t....
      td, varia muito de pessoa para pessoa, estive a medir com o termometro a agua que sai da termoestatica ronda os 37.2ºC...

      , veja afnal qual é MESMO o seu caudal!!! acho que é aí qe tem a "falha", pois se já substituiu o TE, foram lá tecnicoc, deve ter o Termoestato do tE, a funcionar correctamente. O meu TE é um ARISTON de 80l
      • MVA
      • 15 fevereiro 2019

       # 17

      De qualquer forma, eu se tivesse um cilindro de 100 litros, metia um segundo cilindro de 15 litros por baixo do lava-loiça.
      Assim o cilindro principal de 100 litros era para os banhos e o de 15 litros para a loiça. Não corria riscos de lavar a loiça e ficar sem àgua para o banho e vice-versa.

      Exemplo:
        Undersink.png
    •  # 18

      Colocado por: MVA20 minutos pode ser o normal para um cilindro de 100 litros.

      Uma coisa fantástica na matemática é que esta não só não engana, como é inconstestável!

      C = capacidade do cilindro em litros
      Tc = temperatura da água quente no cilindro
      Tf = temperatura da água fria da rede/companhia
      Td = temperatura da água no duche
      D = débito da água no chuveiro

      Assumindo os seguintes valores médios:

      C = 100 litros
      Tc = 70 ºC
      Tf = 15 ºC
      Td = 37 ºc (temperatura do corpo humano)
      D = 9 litros/minuto

      Nestas condições, um cilindro de 100 litros tem capacidade para:

      C * [(Tc + Tf)/Td] / D = 100 * [(70 + 15)/37] / 9 = 25 minutos


      Acho que a conta não pode ser feita assim, pois com essa equação estamos a assumir que a água passa toda pelo cilindro fazendo uma média de temperatura ((TC+TF)/td), isso não de todo verdade pois a água fria de mistura não entra no cilindro...

      Não sei se me fiz entender....
      Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    •  # 19

      Colocado por: Pedro Barradaso meu TE, está regulado para 50 ou 60º depende.. fazemos gestão dessa temperatura.
      Eu não tomo banho com a agua corrente na totalidade do duche, o meus duches raramente ultrapassam os 10m.

      A temperatura inicial da agua fria Influencia muito... em especial na reposição ... pois alarga o DELTA t....
      td, varia muito de pessoa para pessoa, estive a medir com o termometro a agua que sai da termoestatica ronda os 37.2ºC...

      , veja afnal qual é MESMO o seu caudal!!! acho que é aí qe tem a "falha", pois se já substituiu o TE, foram lá tecnicoc, deve ter o Termoestato do tE, a funcionar correctamente. O meu TE é um ARISTON de 80l





      A verificação do caudal é aquele teste dos litros por minuto correcto ?
      se eu aumentar a pressão sera que me ajuda em algo, pois tbm sinto que a sanita nao tem mt força, preciso quase sempre de puxar duas vezes, sera que 2 bar para o 10º andar e num predio velho e pouco ?


      porque de resto só se for o TE estar na cozinha e ainda ser uma distancia da casa de banho, porque tomamos banho com a temperatura media até
    •  # 20

      Exacto, pois se assim fosse, o meu banho de 10 minutos e 9,5l/m... esgotaria a capacidade do cilindo, num apice...
      As perdas térmicas pelas tubagens tem igualmente influencia.. e a distancia a percorrer até ao ponto de consumo.

      O meu TE, está face a IS, em linha recta cerca de 4,5m, ou seja um percurso total de cerca de 7m de tubagem. Para a cozinha o comprimento total da tubagem não ultrapassa os 12m.
     
    0.0228 seg. NEW