Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Comprei em novembro 2018 habitação que passou a ser própria e permanente (ja com atualização de moradas efetuada). Entretanto, tenho outra, onde morava anteriormente, que também ainda figora como própria e permanente e tem credito bancário (ambas têm).

    As questões que tenho são várias:
    1º qual o prazo que tenho para alterar a tipologia da habitação onde morava?
    2º a mesma encontra-se à venda, mas dada a dificuldade da venda, estamos a pensar arrendar... o que isso implica? (Poderei fazer espécie de contrato de comodato?)
    3º quais as implicações, quer junto do banco, quer das finanças?

    Grata a quem me ajudar nesta situaçao que nos está a deixar com a cabeça desfeita....
  2.  # 2

    Algo não bate certo.
    Não acredito que seja possível ter duas habitações "próprias e permanentes". Quando passou a ser uma deixou de ser outra. Ou nunca passou a ser a segunda!
    Concordam com este comentário: cidaliaribeiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cidaliaribeiro
  3.  # 3

    A questão é precisamente essa, ainda não mudei nada....
    Ou seja, tinha a 1ª^como habitação propria e permanente ec comprei a segunda... Estou na fase de "transição"... A duvida consiste nos prazos para se fazerem as alterações.
  4.  # 4

    Belhinho,
    Essa transição nas finanças será automática?
  5.  # 5

    Não consegue vender, com o mercado tão aquecido?
    Qual o concelho?
  6.  # 6

    Fundao - Castelo Branco, a questão é que apesar de ter uma excelente localização e ser um T3 com 136m2, o fato de ser um 4°andar sem elevador tem pesado.... e esta questão dos bancos neste caso não fazerem 100% financiamento
  7.  # 7

    Baixe o preço.
    Concordam com este comentário: Apostador, cidaliaribeiro
  8.  # 8

    Colocado por: cidaliaribeiroA duvida consiste nos prazos para se fazerem as alterações.
    Julgo que são 30 dias após a escritura.
  9.  # 9

    A duvida consiste nos prazos para se fazerem as alterações.

    Os prazos são 15 dias após a escritura segundo a conservatória me informou.

    Se não tratou disso hão-de enviar uma correcção do IMT.Para pagar o que não cobraram por ser habitação própria permanente.


    Vá às repartições perguntar:Finanças e Conservatória.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: baltika
  10.  # 10

    Já agora aproveito este topico para perguntar o seguinte:

    Trabalho e vivo no exterior e tenho como residência fiscal a do País onde trabalho mas tenciono comprar um apartamento em Portugal para Habitação Própria e permanente. Só venho a Portugal 3 vezes por ano mas Os meus filhos vão viver no apartamento enquanto eu estiver ausente.

    Terei alguma complicação com as finanças nesse respeito?

    Agradeco as vossas respostas.

    Obrigado
  11.  # 11

    Palhava, eu na altura da escritura paguei quase 900€ desse imposto, foi a imobiliaria que tratou de tudo (da casa nova, que está como propria e permanente)...
    ADROatelier, ja baixei 5000€... os 2 casais que pretendiam a casa, "esbarraram" o credito bancário...
  12.  # 12

    Pois...aqui estão as tabelas(a primeira para HPP e a segunda para Habitação secundária)..neste link:


    https://www.economias.pt/tabelas-imt/

    Quando as finanças detectam que a Habitação afinal está vaga(não está como HPP nos documentos dos compradores)...pode vir a exigir a correcção desse imposto.
    • Palhava
    • 18 fevereiro 2019 editado

     # 13

    Colocado por: baltikaJá agora aproveito este topico para perguntar o seguinte:

    Trabalho e vivo no exterior e tenho como residência fiscal a do País onde trabalho mas tenciono comprar um apartamento em Portugal para Habitação Própria e permanente.



    Obrigado

    É melhor criar um tópico para esse efeito.

    Mas creio ser uma situação incompatível.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: baltika
  13.  # 14

    5.000,00 euros não é uma baixa de preço no valor de um imóvel, se o mesmo estiver colocado á venda por um valor superior ao valor de mercado na zona.
    Se 2 casais já tiveram dificuldades, poderá ser um alerta. Teve mais visitas/propostas?



    Colocado por: cidaliaribeiroPalhava, eu na altura da escritura paguei quase 900€ desse imposto, foi a imobiliaria que tratou de tudo (da casa nova, que está como propria e permanente)...
    ADROatelier, ja baixei 5000€... os 2 casais que pretendiam a casa, "esbarraram" o credito bancário...
  14.  # 15

    Aqui a questão é o fato de não conseguirem 100% financiamento, e não terem entrada. O mercado está bastante ativo, mas com o senao de ter bastantes escadas (67, altas....) condiciona a venda...

    Em relação ao valor, está pelo valor abaixo da avaliação, já só queremos vender e não ganhar.... Ha mais visitas, mas as escadas... afugentam.. daí estarmos a pensar no arrendamento, mas temos receio...

    Colocado por: ADROatelier5.000,00 euros não é uma baixa de preço no valor de um imóvel, se o mesmo estiver colocado á venda por um valor superior ao valor de mercado na zona.
    Se 2 casais já tiveram dificuldades, poderá ser um alerta. Teve mais visitas/propostas?



  15.  # 16

    Ou seja, o valor é alto para as caracteristicas do imóvel.


    Colocado por: cidaliaribeiroAqui a questão é o fato de não conseguirem 100% financiamento, e não terem entrada. O mercado está bastante ativo, mas com o senao de ter bastantes escadas (67, altas....) condiciona a venda...

    Em relação ao valor, está pelo valor abaixo da avaliação, já só queremos vender e não ganhar.... Ha mais visitas, mas as escadas... afugentam.. daí estarmos a pensar no arrendamento, mas temos receio...

 
0.0202 seg. NEW