Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas a todos, agradeço vossos esclarecimentos e pontos de vista legais.
    Tenho um caso Familiar, que devido a problemas financeiros, viu a sua habitação ser penhorada e executada em 1/2, indivisa, (50%).
    A habitação, pertence em 1/2 ao pai que lá habita no momento, e a outra parte (1/2), ao filho único que devido a problemas financeiros sofreu uma penhora, e foi executada a sua parte. Acontece que agora, o novo proprietário da parte executada (1/2 - indivisa), quer aceder e visitar a propriedade no seu todo, interior e exterior, onde habita ainda o pai, proprietário da outra parte (1/2). Quais os direitos de acesso e utilização à propriedade, tanto do novo proprietário, como do senhor que ainda lá habita e é proprietário de 1/2? Alguma das parte pode ser "forçada" a vender ou adquirir? Obrigado a todos, e bem hajam.
  2.  # 2

    Alguém para dar um ponto de vista?
    Obrigado
    • AMVP
    • 29 janeiro 2020

     # 3

    No caso de HPP não lhe sei responder, caso não fosse, sim teriam de resolver a questão vendendo em conjunto ou entre proprietários, caso algum quisesse é claro.
  3.  # 4

    Pode ir para tribunal e forcar a compra ou venda.

    O happy happy ja lhe explica que ele é o perito deste fórum.
    • FJDMC
    • 29 janeiro 2020 editado

     # 5

    Isto parece aquele típico caso de marido e mulher que se divorciam, que têm uma casa e em que nenhum quer sair nem se desfazer da casa.
    Tal como neste caso, há 2 proprietários logo ha compropriedade. Cada um tem 1/2. Isto significa que não havendo divisão devem por comum acordo estipular o que é de cada um.
    Ninguém é forçado a sair, a vender até porque vender em compropriedade não é tarefa fácil. O que se passa é que só os dois em conjunto e de acordo podem vender.

    Não havendo acordo, imagine um acha que a sua parte vale muito e o outro que quer comprar acha que não, então terão de seguir a via judicial.
    O melhor mesmo é sair da compropriedade, venderem o prédio total e com o dinheiro da venda cada um adquirir o seu.
  4.  # 6

    Pesquise no fórum pois o happy hippy já dissertou longamente a respeito.
  5.  # 7

 
0.0107 seg. NEW