Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos.

    Tenho lido imenso aqui no fórum questões sobre o melhor sistema de climatização.

    Vou construir um moradia com cerca de 300m2 e estava a pensar colocar ar condicionado por condutas. Nesta zona tenho desde temperaturas de - 2ºC no Inverno a 46ºC no Verão do ano passado. Logo pretendia solução para aquecimento e arrefecimento.

    O objetivo do tópico seria essencialmente conhecer opiniões de quem já usa este sistema (dado que agora o fórum não permite mensagens privadas).

    Como se comporta em termos de gastos energéticos? Barulho? Cheiros?

    Desde já agradeço a todos o contributo que possam dar.
  2.  # 2

    Interior Norte. Freguesia de Amarante.
  3.  # 3

    Up
  4.  # 4

    Mas o ar condicionado a aquecer vai lhe consumir mais talvez não?
    Eu ja tive AC por condutas. Nao notava barulho e/ou cheiros.
  5.  # 5

    Atualmente tenho AC com unidades morais e não noto gastos exagerados em aquecimento.

    Essencialmente como posso apenas ligar pouco tempo antes de chegar a casa, penso poupar relativamente a outras soluções.


    andcalvario e mudou de sistema porque? Quais eram para si as desvantagens do AC?
    • eu
    • 16 fevereiro 2019

     # 6

    Pessoalmente, eu detesto aquecimento por ar condicionado.

    Se é uma vivenda nova, eu acho que é um erro não apostar no piso radiante para aquecimento. A qualidade do aquecimento é incomparável.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  6.  # 7

    Mas o piso radiante aguenta estas cargas térmicas para arrefecimento?

    Colocar os 2 sistemas é demasiado caro.
  7.  # 8

    Colocado por: euPessoalmente, eu detesto aquecimento por ar condicionado.


    Eu concordo que a maioria das casas com ar condicionado têm um aquecimento demasiado "artificial", eu também não gosto dessa sensação!

    No entanto, eu estou a construir uma moradia nova e após uma análise detalhada de todas as opções optei pelo ar condicionado e eliminei o ar "artificial" através das condutas.

    Do meu ponto de vista é a solução mais completa (quente/frio) e com um ROI superior às outras.

    Quem tiver lenha de graça o melhor para o ROI é um recuperador de calor a água com radiadores.
  8.  # 9

    Eu mudei porque vendi a casa.
    Mas também sofro um bocado de sinusite e nao me dou mt bem com AC.
    Se nao gasta assim tanto... é avançar.
  9.  # 10

    valsasc vai colocar ac por condutas? Vai permitir entrada de ar exterior? Uma máquina por divisão?

    Já esteve em alguma casa com esta solução? Considera que pelas condutas o aquecimento é mais homogéneo que o AC mural? Ruído a dormir?
  10.  # 11

    Colocado por: InforMedRuído a dormir?

    Numa casa nova, se precisar do ar condicionado ligado durante a noite (enquanto dorme), é porque alguma coisa está mal.
    Concordam com este comentário: jorgealves, andcalvario
  11.  # 12

    Colocado por: InforMedMas o piso radiante aguenta estas cargas térmicas para arrefecimento?
    existem soluções de radiante que debitam mais potencia que qualquer AC, no entanto sendo construção nova com isolamento termico regulamentar e alguns cuidados consegue facilmente garantir as condições de conforto com um sistema quase vulgar.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: InforMed
    • eu
    • 16 fevereiro 2019

     # 13

    Colocado por: valsasc
    Do meu ponto de vista é a solução mais completa (quente/frio) e com um ROI superior às outras.

    Isso é indiscutível. Serve para aquecer e arrefecer, gasta pouco, o investimento inicial não é demasiado elevado. Do ponto de vista financeiro é claramente uma excelente opção.

    No entanto, a qualidade do aquecimento por sistemas de ar quente é (na minha opinião) péssima. Há correntes de ar, o ar fica muito mais quente na zona da cabeça do que nos pés, se a casa tiver dois andares, o ar quente "foge" para o andar de cima, se não fechar as divisões o ar quente foge para as divisões contíguas e ao ventilar a casa perde imenso calor para o exterior.

    Eu na minha casa tenho piso radiante hidráulico. Inicialmente alimentado por uma caldeira a lenha e agora através de um a caldeira a gás natural. Tenho também ar condicionado (não é por condutas - é o tradicional com aqueles trambolhos na parede) e só uso o AC para aquecer em situações muito esporádicas, pois a qualidade do aquecimento é mesmo ruim. E não são AC reles, são Daikin!

    A climatização de uma habitação é um dos elementos principais de conforto, eu não pouparia nesta parcela.
    Concordam com este comentário: jorgealves, valsasc
  12.  # 14

    Colocado por: InforMedvalsasc vai colocar ac por condutas? Vai permitir entrada de ar exterior? Uma máquina por divisão?

    Já esteve em alguma casa com esta solução? Considera que pelas condutas o aquecimento é mais homogéneo que o AC mural? Ruído a dormir?


    Sim, vou colocar ar por condutas Daikin.
    Não vou permitir entrada de ar exterior pelo sistema de AC.
    Uma máquina interior por divisão com multi-split.

    Já estive numa casa com esta solução, assim como com PRH e atualmente com radiadores.

    O aquecimento por ser distribuído ao longo de todas as janelas (evitando correntes de ar) é muito mais lento ate atingir a temperatura pretendida, mas mais homogéneo evitando o ar "artificial". Para lhe ser sincero, detesto o ar condicionado de mural pelo ar forçado sentido.

    O baixo ruído a dormir que faz não me incomoda, mas se é muito...muito sensível pode colocar as unidades de chão com calor radiante: Nexura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: InforMed
  13.  # 15

    Colocado por: Picareta
    Numa casa nova, se precisar do ar condicionado ligado durante a noite (enquanto dorme), é porque alguma coisa está mal.
    Concordam com este comentário:jorgealves


    A ideia não é estar a dormir com AC ligado. Actualmente coloco o AC da sala e cozinha a ligar cerca de meia hora antes de acordar e fico com a casa aquecida ao levantar pela manhã. Daí questionar o ruído.

    O isolamento da casa tem sido pensado pelo arquitecto: Paredes bloco térmico 50x20x25 com sistema capoto da BARBOT 8cm, vidro duplo 6+16+5mm tipo "Guardian Sun" em alguns vãos + sombreamento e caixilharia de alumínio com rotura térmica, na série COR60 e COR4700 da Cortizo (em sistema oscilo-batente).
  14.  # 16

    Colocado por: euEu na minha casa tenho piso radiante hidráulico. Inicialmente alimentado por uma caldeira a lenha e agora através de um a caldeira a gás natural. Tenho também ar condicionado (não é por condutas - é o tradicional com aqueles trambolhos na parede) e só uso o AC para aquecer em situações muito esporádicas, pois a qualidade do aquecimento é mesmo ruim. E não são AC reles, são Daikin!


    Desculpe, mas "é o tradicional com aqueles trambolhos na parede"..."E não são AC reles, são Daikin!" não combina.

    Todos os AC de mural: "a qualidade do aquecimento é mesmo ruim."
  15.  # 17

    Colocado por: valsasc

    Sim, vou colocar ar por condutas Daikin.
    Não vou permitir entrada de ar exterior pelo sistema de AC.
    Uma máquina interior por divisão com multi-split.

    Já estive numa casa com esta solução, assim como com PRH e atualmente com radiadores.

    O aquecimento por ser distribuído ao longo de todas as janelas (evitando correntes de ar) é muito mais lento ate atingir a temperatura pretendida, mas mais homogéneo evitando o ar "artificial". Para lhe ser sincero, detesto o ar condicionado de mural pelo ar forçado sentido.

    O baixo ruído a dormir que faz não me incomoda, mas se é muito...muito sensível pode colocar as unidades de chão com calor radiante: Nexura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:InforMed


    Muito obrigado pela ajuda. Acho que tenho que visitar umas casas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Blackbass
  16.  # 18

    Colocado por: jorgealvesexistem soluções de radiante que debitam mais potencia que qualquer AC, no entanto sendo construção nova com isolamento termico regulamentar e alguns cuidados consegue facilmente garantir as condições de conforto com um sistema quase vulgar.
    obviamente que me referia ao piso radiante hidraulico
  17.  # 19

    Colocado por: jorgealvesobviamente que me referia ao piso radiante hidraulico


    Se pretender colocar um prh, escolha um instalador competente!

    Não procure barato, mas sim qualidade (tem aqui no fórum).
    • eu
    • 16 fevereiro 2019

     # 20

    Colocado por: valsascSe pretender colocar um prh, escolha um instalador competente!

    Não procure barato, mas sim qualidade (tem aqui no fórum).


    jorgealves, não se esqueça de procurar um instalador competente ;)
    Concordam com este comentário: Picareta, jorgealves
 
0.0260 seg. NEW