Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite e antes de mais obrigado por aceitarem o meu registo.
    Estou com uma dúvida, ou melhor, tenho quase a certeza que estou correto, mas antes de tomar alguma medida que melindre o relacionamento com o vizinho decidi colocar esta situação.
    Desde a rua e vista do google street ainda em fase de construção, facilmente se vêem 2 muros.
    Atualmente a casa está terminada e habitada
    A minha casa é a que tem o muro mais alto e em construção a última das vivendas em banda neste local.

    Acontece que em toda a frente lateral existem 2 muros e até ao telheiro, por onde as casas estão encostadas, cada uma das construções tem os seus muros independentes. A cota da minha casa é cerca de 70 a 80 cm mais alta. Contudo o problema começa na parte de trás.

    Como se pode observar pela vista aérea quando acaba o telheiro encostado há minha casa acaba também o muro. Todo o muro de divisão pertence-me e está alinhado com a lateral da minha casa e está rebocado e pintado para o lado do vizinho que ainda não existia até ao local onde acaba a casa B.
    Acontece que a casa A e como tme um desnível de cerca de 1,5mt entre que acaba a casa e começa o terreno está a fazer uma rampa encostada à minha casa onde coloquei o traço vermelho...resultado, encostaram diretamente a terra na minha casa sem se quer efetuarem uma parede. Do que conheço não o poderão fazer. Neste momento só existem movimentações de terras e não sei se ficará assim ou se será revestido o chão com cimento ou pedra, mas penso que não podem encostar nada ao meu muro e obrigatoriamente t~em de efetuar um muro no lado deles no seguimento daquele que já vem desde a rua. Estou correto ?
    Muito Obrigado
      23.png
      123.png
  2.  # 2

    Não. Podem encostar... Poderiam era ter previsto uma solução de impermeabilização... E garantir que estruturalmente não haverá problemas.

    Acho que não deve arranjar problemas onde não haja...
    Concordam com este comentário: AlexCafi
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlexCafi
  3.  # 3

    será que pode?
    se for em loteamento cada um tem o seu muro.
    Concordam com este comentário: AlexCafi
    • eu
    • 17 fevereiro 2019

     # 4

    No meu lote, cada vivenda tem o seu próprio muro.
    Concordam com este comentário: AlexCafi
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlexCafi
  4.  # 5

    Ou não... Se não construí não tem.
  5.  # 6

    O que o seu vizinho não pode fazer é utilizar o seu muro, encostar terras não será problema se estas não lhe derrubarem o muro.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 7

    Se alterar a cota do terreno natural por encosto as terras, não será bem assim.
    Se não qualquer fendas que apareçam no muro serão devidas ao encosto das terras
    Concordam com este comentário: AlexCafi
  7.  # 8

    No caso em concreto não é bem um muro é mesmo a parede da casa.
    Pergunto isto porque tenho a mesma situação do lado oposto e tenho um pequeno muro de encosto à casa do vizinho onde também tenho uma rampa em empedrado, mas o empedrado encosta no meu muro que por sua vez encosta na casa do vizinho,é uma muro baixo, não mais que 50 cm e serve quanto muito para colocar uns vaso em cima e pouco mais.
    Tentei fazer um desenho de perfil
      12.png
  8.  # 9

    Colocado por: Pedro BarradasOu não... Se não construí não tem.


    Neste caso só construiriam esse muro na parte frontal, como se pode ver na foto, na parte de trás não tem muro nenhum.
  9.  # 10

    Vista em planta.
    Desde o ponto não existe muro no lado do vizinho (casa A), apenas existe a minha casa e o meu muro (casa B)
      232.png
  10.  # 11

    Tem de alertar o seu vizinho que se houver infiltrações/ problemas decorrentes dessa obra, este será chamado à responsabilidade.
    Tire fotos do estado actual dos compartimentos da casa que estejam confinantes com a parede exterior.
    Concordam com este comentário: mhpinto, rjmpires
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlexCafi
  11.  # 12

    Tem fotos?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlexCafi
  12.  # 13

    Faça como o Pedro está a dizer, documente toda a situação para ter termos de comparação futuro se for necessário chamar o vizinho para pagar alguma coisa.
    Pode ser que nunca aconteça nada, mas também pode ser que aconteça que danifique qualquer coisa do seu lado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlexCafi
  13.  # 14

    Obrigado
  14.  # 15

    O ideal é promover uma vistoria conjunta com registo fotográfico onde ambas as partes assinam.
    Se não, o seu vizinho pode alegar com 20 testemunhas que encontra no café mais próximo, que as fissuras e infiltrações que se verificam, já existiam quando começou a obra.
 
0.0181 seg. NEW