Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.
    Preciso de ajuda para perceber e como começar para legalizar um sótão da minha casa. Desde já agradeço as ajudas que poderão dar.
    No início do ano adquiri uma casa onde já habitava como arrendatária. Desde o início que percebi que na cozinha havia um vão de escadas, que seriam as escadas para um sótão antes existente. Desde que nos mudavamos que os visinhos falavam nesse sótão e que o antigo proprietário (antes dos meus senhorios) teria sido obrigado a fechar por não estar legal.
    Há uns dias soube que o tal sótão que está todo remodelado e pronto a ser utilizado, até eletricidade tem que foi apenas cortada por questões de segurança.
    A minha questão é, nós nunca vimos o dito sótão, não sabemos que área ele tem, mas visto a casa já ser nossa gostaríamos de o legalizar para tirar proveito do mesmo, ainda não expusemos a situação ao condomínio do prédio pois este sótão já deu desavenças com o mesmo (queriam 5mil euros à antiga senhoria para autorização para estar aberto), além disso o telhado do prédio vai sofrer obras de remodelação e queríamos saber antes de fazerem as obras como podíamos legalizar e se depois de legalizado ao fazerem as obras no prédio o que seria das janelas do sótão (que já existem pois as vemos do lado de fora) e o que eles podiam ou não altera, e se temos de dar conhecimento à alguém do prédio para legalizar o sótão.

    Desde já desculpem pelo testamento.
    Cumprimentos
    Obrigado
  2.  # 2

    Não gostaria de estar a viver numa casa em que houvesse divisões fechadas e que eu não soubesse o que está lá dentro. Creepy!...

    Se o sotão está acabado, tem duas maneiras.
    1. Abre e utiliza.
    2. Procede á legalização, caso seja possivel.

    É em que zona do pais?
    Para legalizar, deve consultar um arquitecto.
    Pode também consultar o process camarário. Marque reunião na câmara e informe-se com o técnico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CrisBr
  3.  # 3

    Há imensos tópicos no fórum sobre este assunto.

    Não levante a lebre no condomínio sobre este assunto, tendo em conta o histórico do proprietário anterior... não deve haver possibilidade de autorizarem a utilização em assembleia de condóminos,a não ser que as opiniões mudem... já dizia Camões"mudam-se os tempos,mudam-se as vontades",mas isso é só para mentes iluminadas...
    O resto do caminho era alterar os documentos do edifício,fazer projectos e submeter às entidades...

    Na minha opinião, faça a utilização pela calada e só depois das obras de conservação do prédio.
    Se não houver já janelas abertas ou VELUX... é que será menos bom.
  4.  # 4

    penso que se fosse possivel/fácil a legalização que a antiga dona o tinha feito. teria todo o interesse já que iria valorizar o imovel numa venda.
  5.  # 5

    Ainda aqui volto.
    O sotão só é acessivel pela sua fracção?
    É um prédio com quantos andares? A sua fracção é no ultimo andar?

    Já leu o que diz no titulo constituitivo da Propriedade Horizontal?

    Como soube que o sotão está totalmente acabado?
    Tem fotografias do acesso?
  6.  # 6

    Colocado por: ADROatelierAinda aqui volto.
    O sotão só é acessivel pela sua fracção?
    É um prédio com quantos andares? A sua fracção é no ultimo andar?

    Já leu o que diz no titulo constituitico da Propriedade Horizontal?

    Como soube que o sotão está totalmente acabado?
    Tem fotografias do acesso?
  7.  # 7

    Sim o sótão apenas é acessível pela minha fração, é um prédio com 2 andares e o meu é o último sim.
    Eu li os ducomentos associados à casa antes de a comprar e originalmente e até esta descrita como um t6 mas actualmente é um t4, mas nada sobre o sótão.
    Soube do sótão porque perguntei aos antigos senhorios e eles chegaram a ver o sótão mas foram obrigados pelo condomínio a fechar pois não pagaram os tais 5mil euros que queriam para usufruir do espaço, quando arrendamos na altura ele já estava tapado e não tenho imagens do mesmo.
    Obg
  8.  # 8

    Vá à câmara. Consulte o processo. Fale com o técnico municipal.
    Consulte um arquitecto para a ajudar a analisar a viabilidade da legalização.


    Deduz-se, do que diz, que se o condominio tiver uma contra-partida, autorizam a modificação da sua fracção.
    5.000,00 euros, como chegaram a este valor?
  9.  # 9

    Colocado por: ADROatelier

    É em que zona do pais?
    Para legalizar, deve consultar um arquitecto.
    Pode também consultar o process camarário. Marque reunião na câmara e informe-se com o técnico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CrisBr
  10.  # 10

    Já alguém foi verificar o projeto de estruturas para saber que tipo de laje foi feita no chão do sótão!!!??
  11.  # 11

    Colocado por: ADROatelierVá à câmara. Consulte o processo. Fale com o técnico municipal.
    Consulte um arquitecto para a ajudar a analisar a viabilidade da legalização.


    Deduz-se, do que diz, que se o condominio tiver uma contra-partida, autorizam a modificação da sua fracção.
    5.000,00 euros, como chegaram a este valor?
  12.  # 12

    Não faço ideia como chegaram a esse valor. Aqui no prédio pouca gente fala sobre esta casa até porque é a única com lareira (legal) e até disso eles reclamam....!
    Por isso é que não queria abrir aquilo sem legalizar, senão já sei que eles vão cair em cima de mim...!
  13.  # 13

    Colocado por: nunogouveiaJá alguém foi verificar o projeto de estruturas para saber que tipo de laje foi feita no chão do sótão!!!??
  14.  # 14

    Não, nós pelo menos não, como disse compramos a casa há pouco tempo só tivemos acesso aos documentos da casa que o banco precisava. Não faço ideia como está o sótão, só sei o que me disseram que o chão está em madeira e o teto todo revestido agora com o quê, não faço ideia...!
    • Palhava
    • 19 fevereiro 2019 editado

     # 15

    Colocado por: ADROatelierNão gostaria de estar a viver numa casa em que houvesse divisões fechadas e que eu não soubesse o que está lá dentro. Creepy!...



    A Cavalo "dado" não se olha ao dente.

    Creepy????Só se fosse uma masmorra...
  15.  # 16

    Mas pagar cinco mil euros por um sótão é alguma coisa? Só se o inquilino pagava meia pataca de renda.
 
0.0186 seg. NEW